Educação     14 de agosto de 2018 08:00
Araranguá

Araranguá recebe etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

A OBR é uma olimpíada científica que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover intercâmbio entre as escolas


A cidade de Araranguá receberá neste sábado, dia 18, a etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição deve reunir 59 equipes e cerca de 220 estudantes de diferentes regiões. O time campeão representará Santa Catarina na etapa nacional, marcada para novembro, em João Pessoa (PB).
A OBR é uma olimpíada científica que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover intercâmbio entre as escolas. Participam estudantes de escolas públicas e particulares de Ensino Médio e Técnico. Posteriormente, haverá a modalidade teórica da competição, com a aplicação de uma prova nas escolas.
Utilizando kits de robótica educacionais, as equipes de estudantes montam e programam seus robôs que no dia da prova precisam desempenhar as tarefas de forma autônoma. O desafio simula um ambiente de desastre: os robôs percorrem trajetos, desviam obstáculos e resgatam esferas que representam as vítimas, colocando-as em um local determinado. As pistas têm três níveis de dificuldade. Vence a equipe que somar mais pontos ao final das três tentativas.
“A participação dos estudantes em competições de robótica é importante porque eles desenvolvem o raciocínio lógico, a organização e a capacidade de solucionar problemas. Para a OBR, também é uma forma de atrair os jovens para as carreiras tecnológicas”, explicou Giovani Batista de Souza, professor do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e coordenador estadual da OBR.
O organizador local da competição é o professor do Câmpus Araranguá do IFSC, Werther Serralheiro. O IFSC estará representado na competição com equipes dos câmpus Araranguá, Criciúma, Tubarão e Joinville. Outras escolas da região sul, como Satc, Sesi e Colégio Maximiliano Gaidzinski, também inscreveram equipes, além de instituições da capital e interior do Estado. Deve participar também uma equipe de estudantes da escola Humberto Hoffmann, de Nova Veneza, formada a partir de um projeto de extensão do Câmpus Criciúma realizado em 2017.
A fase estadual da OBR havia sido realizada em Araranguá pela última vez em 2013, no câmpus da UFSC. Nos dois anos seguintes, foi sediada no Câmpus Criciúma do IFSC. Em 2016 e 2017, o evento aconteceu na FURB, em Blumenau, retornando em 2018 para o sul-catarinense.
A competição ocorre na escola Dolvina Leite de Medeiros, a partir das 8 horas, com o credenciamento das equipes. A primeira rodada está marcada para as 9h30min. O evento é aberto a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas no site da competição: http://www.obr.org.br/sc/

Mapa de Editorias