Educação     12 de dezembro de 2017 09:58
Sombrio

Artigo – A Procura Pela Beleza


A beleza ideal, essa defendida na mídia todos os dias, vem como um desafio diário para aqueles que tentam alcançá-la, uma vez que para se obtiver o padrão estético defendido na sociedade, é necessário muito esforço aliando uma alimentação funcional a prática de exercícios físicos e, em muitos casos, recorrendo a procedimentos estéticos.  Mas, vale a pena correr riscos em busca de um padrão de beleza imposto por pessoas que, muitas vezes, nem fazem parte do nosso ciclo de convivência?

Muitos jovens, obcecados pela beleza, buscam métodos não convencionais para conseguirem o corpo desejado. Isso, com certeza, acontece com cada vez mais frequência, pelos resultados rápidos que os mesmos oferecem. Aliás, muitas pessoas desistem de frequentar academias e/ou de manter uma alimentação saudável porque ambas as práticas não oferecem os resultados tão rápidos quanto os procedimentos estéticos.

Por conta disso, muitos recorrem a anabolizantes, cirurgias clandestinas, procedimentos à base de laser, toxina botulínica (botox) e preenchimentos (como hidrogel ou a bioplastia). Mas, antes de escolher o recurso é preciso conhecer seus riscos e efeitos colaterais porque corpo bonito, meus caros, não é sinônimo de saúde.

Por falar nisso, é necessário mencionar que o uso indevido de anabolizantes ou a busca abusiva por procedimentos estéticos pode causar danos irreversíveis na vida de uma pessoa e nesses casos o que era um sonho pode virar um pesadelo. Então pense bem sobre o que você quer para sua vida. Não seja mais uma pessoa que vive para agradar os outros. Não se torne uma pessoa vazia que somente busca encaixar-se nos padrões impostos socialmente. Reflita sobre o que lhe faz bem e não se deixe influenciar pela mídia, pois de acordo com a dermatologista, Camila Ciarglio em entrevista para a revista Veja (2016), “Por influência das celebridades da TV, as pessoas estão banalizando a procura por esses tratamentos, exibindo corpos moldados por meio de cirurgias ou aplicações hormonais realizadas em momentos inadequados”.

Quando vivemos em sociedade é inevitável à criação de padrões estéticos, comportamentais, entre tantos outros, porém cabe a cada um de nós saber discernir o que é mais relevante para a nossa boa convivência social e para o nosso bem estar.

Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que antes de realizar cirurgias plásticas ou quaisquer tipos de procedimentos estéticos em busca de um sonho, é preciso escolher um bom especialista, uma pessoa que seja qualificada na área e que vá melhorar sua condição. Mas se você apenas busca por aceitação social, tenha a plena consciência que uma cirurgia dificilmente irá resolver seus transtornos psíquicos e/ou de convivência em sociedade.

Seja autoconfiante, ame-se e seja feliz. Esqueça os padrões.

 

Guilherme Machado dos Santos

1º ano 2 Inovador

Relacionados

Educação

Estão abertas as inscrições para o vestibular...

Entenda como funciona a Inclusão Regional

Educação

Ampliação da Escola Maria Garcia Pessi deve ser...

Investimento do Governo do Estado na ampliação é de R$ 4,8 milhões

Educação

Concurso fotográfico enaltece belezas de Jacinto...

Escola de Educação Básica de Jacinto Machado realizou um concurso...

Educação

Crianças se encantam com mundo da imaginação

Escolas e CEIs realizaram apresentação teatral, contação de...

Mapa de Editorias