Rolando Christian Coelho

Rolando Christian Coelho

Rolando Christian Sant' Helena Coelho é bacharel em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo. Também é bacharel em Psicologia e bacharel em Ciências Políticas. Tem MBA em Jornalismo Digital e em Administração e Marketing. Em 1990 fundou o Jornal Correio do Sul, assim como foi um dos fundadores da Rádio 93 FM em 2010. Atua também como produtor cultural e escritor.

11 de maio de 2018 00:28

Rolando Christian Coelho 10/05/2018

Na reta final do primeiro turno é muito provável que os três presidenciáveis rivalizem na busca de uma vaga para a segunda etapa da eleição.


Bolsonaro, Alckmin e Ciro deverão ser os preferidos  /  /

 

As últimas jogadas no tabuleiro político nacional estão deixando as coisas bem mais claras no que diz respeito à disputa pelo Palácio do Planalto neste ano. A prisão do ex-presidente Lula da Silva (PT), a desistência da corrida sucessória de figuras como Luciano Hulk e Joaquim Barbosa (PSB), e a falta de pegada de nomes como o de Marina Silva e Henrique Meirelles (MDB), começam a acomodar as peças no tabuleiro.

De forma natural os partidos e simpatizantes de direita se acomodarão em torno da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). De todo modo, ainda que siglas de direita, como o PSC, não o acompanhe, os simpatizantes deste pensamento político o acompanharão. Do outro lado tudo está começando a dar certo para Ciro Gomes (PDT). Primeiro foi a prisão de Lula, depois a desistência de Joaquim Barbosa. Para completar o quadro, Marina Silva (Rede) não está dizendo a que veio novamente. Se o PT indicar o vice de Ciro ele praticamente carimba seu passaporte para o segundo turno da eleição presidencial.

Correndo pelo meio está Geraldo Alckmin (PSDB), que deverá ter o MDB como seu vice. Não terá o MDB por inteiro. Nas regiões Norte e Nordeste, em grande parte, a sigla deverá fechar com Ciro Gomes, caso o PT convirja para ele. De todo modo, Alckmin terá robustez para chegar ao segundo turno também, a exemplo de Jair Bolsonaro, cujo maior problema é não ter estrutura partidária. Em contra-partida, Bolsonaro tem muita capilaridade eleitoral. Ele é uma espécie de Lula da direita.

Por conta destes fatores, é muito provável que Bolsonaro, Alckmin e Ciro ocupem o pelotão de frente da disputa eleitoral deste ano, depois que a campanha começar efetivamente.

 

Notas

 

PSC de nossa região está com quatro comissões provisórias homologadas. Em Sombrio o partido está sob o comando de Jâneo Margutte, que também é o coordenador regional da sigla. Em Santa Rosa do Sul quem cuida dos destinos do partido é Dirceu Monteiro. Em Araranguá a tarefa cabe a Jair Ferraz Pereira e em Balneário Arroio do Silva a Elias de Oliveira.

 

Prefeitura Municipal de Sombrio não realizará o tradicional Arraial Fest neste ano, evento que ocorria desde 1993. Em princípio o Arraial era totalmente bancado pela prefeitura, que no ano passado terceirizou o evento. Neste ano foi aberto novo processo licitatório para a terceirização, mas nenhuma empresa de eventos se interessou. Empresários do setor alegam que sem um aporte de pelo menos R$ 200 mil por parte do executivo não há como arriscar na realização, pois a possibilidade de prejuízo é muito grande.

 

Prefeitos e ex-prefeitos da região, assim como seus vices, que tiveram as contas de suas gestões rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado começarão a ter seus bens pessoais indisponibilizados, até que o suporto prejuízo ao erário público seja ressarcido. Alguns já estão sofrendo esta sanção. Cada vez mais, quem perder o equilíbrio fiscal da prefeitura ficará com a cabeça na guilhotina.

 

Vereador sulsantarrosense Tiago Bittencourt (MDB) entra em contato para comentar coluna que escrevi esta semana, dando conta do perigo que é o MDB regional se fragmentar de vez, por conta da falta de um projeto único à Assembleia Legislativa. De acordo com Tiago, não faltou esforço das bases do partido para que um novo projeto sólido e consistente fosse lançado, mas a iniciativa não teve ressonância na cúpula da sigla. Conforme ele, o MDB de nossa região parece pertencer a um só dono, que joga um jogo de cartas marcadas.

 

Notas

Mais de Rolando Christian Coelho

Rolando Christian Coelho

Scaini tem até hoje à tarde para registrar...

PSD não registrou candidatura do ex-prefeito de Balneário Arroio do...

Rolando Christian Coelho

MDB terá que ir para o tudo ou nada no primeiro...

Em havendo segundo turno em Santa Catarina, partido terá muita...

Rolando Christian Coelho

Campanha pode começar de forma oficial amanhã

Registros de candidaturas precisam ser oficializadas até esta...

Rolando Christian Coelho

Leodegar deverá concorrer a federal no lugar de...

Ex-deputado federal sulista diz que suas chances de concorrer à...

Mapa de Editorias