Rolando Christian Coelho

Rolando Christian Coelho

Rolando Christian Sant' Helena Coelho é bacharel em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo. Também é bacharel em Psicologia e bacharel em Ciências Políticas. Tem MBA em Jornalismo Digital e em Administração e Marketing. Em 1990 fundou o Jornal Correio do Sul, assim como foi um dos fundadores da Rádio 93 FM em 2010. Atua também como produtor cultural e escritor.

12 de abril de 2018 00:47

Rolando Christian Coelho 12/04/2018

Em princípio, vereador araranguaense Jair Anastácio é o nome mais cotado para disputar a Assembleia Legislativa pelo partido no Extremo Sul.


PT deve lançar candidato a estadual por nossa região

 

Apesar de todos os pesares, PT está francamente disposto a lançar candidato a deputado estadual pelo Extremo Sul. A última vez que isto aconteceu foi em 2010, através da candidatura do ex-prefeito de Sombrio, Aldair Kozuchovski, o Polaco. Em 2014 o partido declinou desta pretensão, em grande parte pelo mau momento que a sigla vivia em nível nacional, o que quase comprometeu o projeto de reeleição de Dilma Roussef (PT), e acabou fazendo minguar a bancada petista tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia Legislativa.

O momento para o PT diante da sociedade é bem pior neste ano, do que em 2014. Os ânimos dos petistas, no entanto, são outros. Seus líderes estão dispostos a encarar as urnas mais do que nunca, pois estão decididamente convencidos de que há uma conspiração objetivando aniquilar com o partido, transfigurada em situações como a cassação de Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula da Silva (PT).

Em princípio, dois nomes de nossa região são cogitados para disputar à Assembleia Legislativa: o vereador araranguaense Jair Anastácio e a presidenta do PT do município, Sayonara Araujo Pessoa. Por ora, figuras com nomes mais regionalizados, como o ex-prefeito de Araranguá, Sandro Maciel e o ex-prefeito de Jacinto Machado, Antônio de Fáveri, se dizem fora do processo, a exemplo do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Ozair Banha da Silva. O vereador sombriense Marcello Areão, que era sempre citado pela cúpula petista da região para a disputa, já não parece ter o mesmo peso de antes. Pelo que está posto, tudo se encaminha para que Jair Anastácio seja o candidato petista a deputado estadual de nossa região.

 

Notas

Conversei ontem com o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), que foi candidato a vice-governador de Paulo Bauer (PSDB) em 2014. De acordo com ele, a coligação entre PP e PSD está fechada. “Basta definirmos se o candidato a governador será Esperidião Amin (PP) com Gelson Merísio (PSD) de vice, ou Merísio ao governo com Amin, ou outro progressista de vice”, sentenciou Ponticelli.

 

Santina Izé, que concorreu à Prefeitura de Meleiro em 2016 pelo PSD, irá se filiar no próximo dia 20 no PDT, a convite do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que tem conquistado outros grandes apoios em nossa região. No pleito municipal passado Santina acabou sendo derrotada pelo prefeito eleito Eder Matos (PSB), mas fez expressivos 2.209 votos.

 

Questionado se estaria disposto a concorrer como candidato a vice-governador do PSD, deputado federal Jorge Boeira (PP) diz que seu projeto para 2018 é o de concorrer à reeleição. Interessante observar que quando foi ventilada a possibilidade de concorrer como vice de Paulo Bauer (PSDB), Boeira se mostrou empolgado. Em relação ao PSD a empolgação nem de longe é a mesma.

 

Leitores me interpelaram sobre o parentesco do novo Ministro do Turismo, Vinícios Lummertz, com o ex-prefeito de Araranguá, Caetano Lummertz, e com o ex-prefeito de Sombrio, Francisco Lummertz Júnior. Bom, Vinícios é bisneto de Caetano Lummertz. Por sua vez, Francisco Lummertz Júnior era irmão de Caetano. Ambos nasceram em São João do Sul. Caetano faleceu em Araranguá em 1943 e Francisco em Sombrio, em 1973.

Charge

Mais de Rolando Christian Coelho

Rolando Christian Coelho

Bolsonaro e Haddad representam os dois extremos...

De um lado um capitão do Exército, do outro um intelectual...

Rolando Christian Coelho

Impugnação de João Rodrigues poderá...

Caso o deputado fique de fato inelegível, o progressista acabaria...

Rolando Christian Coelho

Algumas candidaturas femininas já levantam...

Há candidatas que não estão usando nem mesmo suas próprias redes...

Rolando Christian Coelho

Facada atingiu mais Alckmin do que o próprio...

Candidato do PSDB não poderá contar com votos que fatalmente se...

Mapa de Editorias