Religião     4 de junho de 2018 14:00
Autor: Gislaine Fontoura
Araranguá

Corpus Christi: Tapetes coloridos tomam as ruas

Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade


A celebração de Corpus Christi deixou as ruas de várias cidades da região coloridas, no Centro de Araranguá, os tapetes foram confeccionados na avenida 7 de Setembro, da esquina do Colégio Murialdo até a frente do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens. Fiéis começaram os trabalhos cedo na quinta-feira, dia 31, antes do sol aparecer e às 9h30min uma missa foi celebrada no santuário, em seguida católicos seguiram em procissão até a frente do Colégio Murialdo.
Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo. No Brasil é um feriado facultativo comemorado pela religião Católica, mesmo sendo um país laico.

Relacionados

Religião

Comunidade São Camilo de Léllis festeja...

Comunidade pretende realizar mais ações em prol dos enfermos

Religião

Sagrada Família celebra São Cristóvão

Ponto alto da festa ocorreu neste fim de semana

Religião

Comunidade comemora 100 anos de capela

Comunidade de Peroba, em Santa Rosa do Sul, comemora neste fim de...

Mapa de Editorias