Religião     4 de junho de 2018 14:00
Autor: Gislaine Fontoura
Araranguá

Corpus Christi: Tapetes coloridos tomam as ruas

Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade


A celebração de Corpus Christi deixou as ruas de várias cidades da região coloridas, no Centro de Araranguá, os tapetes foram confeccionados na avenida 7 de Setembro, da esquina do Colégio Murialdo até a frente do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens. Fiéis começaram os trabalhos cedo na quinta-feira, dia 31, antes do sol aparecer e às 9h30min uma missa foi celebrada no santuário, em seguida católicos seguiram em procissão até a frente do Colégio Murialdo.
Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo. No Brasil é um feriado facultativo comemorado pela religião Católica, mesmo sendo um país laico.

Relacionados

Mapa de Editorias