Gastronomia     20 de março de 2018 18:00
Autor: Marivânia Farias
Sombrio/Balneário Gaivota

Culinária reúne amigos em noite de emoção


“Meu coração vibrava de alegria. Eu me senti realizado em poder cozinhar para meus conterrâneos”. O depoimento emocionado é do empresário e chefe Fabiano da Cunha Miguel, o Fábio, pouco depois de encerrar um jantar oferecido por ele a amigos e familiares de Sombrio e Balneário Gaivota.

Fábio mora há quase duas décadas na Alemanha, onde durante dois anos se sustentou vendendo bolos. Apresentou a tradicional ‘nega maluca’ brasileira aos alemães da sua vizinhança e foi ganhando clientes. Passou a incrementar as receitas, trabalhar ainda mais e numa trajetória difícil, mas sem nunca desistir de seguir adiante, conseguiu abrir um ponto comercial. Hoje administra dois restaurantes premiados pela crítica especializada de Hamburgo, onde vive com o marido.

Fábio costuma vir duas vezes ao ano ao Brasil, porém, nunca havia reunido um grupo para mostrar seus talentos culinários. Desta vez foi diferente. Na última sexta-feira, deu uma verdadeira aula de gastronomia e preparou pratos deliciosos para cerca de 20 pessoas que compareceram a um jantar na residência do casal de advogados Lana e Everaldo Ferreira, em Balneário Gaivota. O encontro foi resultado do desejo de amigos queridos. Lana já havia convidado o chefe e seu companheiro para jantar em sua casa. Ao mesmo tempo, ele e a comunicadora da rádio 93.3 FM, Marivânia Farias, sonhavam com a possibilidade de oferecer às pessoas maior acesso ao mundo da alta gastronomia. Generoso, o chefe estrelado gosta de ensinar o que sabe, democratizando o saber e o sabor do que produz. “Eu também estou sempre aprendendo no contato com as pessoas, adoro isso”, diz.

Como a sua estadia em Sombrio é pequena para tanto compromisso, surgiu à ideia de reunir amigos e ao mesmo tempo abrir espaço para um ouvinte da emissora, interessado em cozinhar. Lana Ferreira abraçou imediatamente a ideia e com entusiasmo ofereceu seu lar para torna-la realidade.

A 93.3 FM sorteou entre seus ouvintes aquele que partilharia da noite memorável. A grande quantidade de pessoas interessadas na promoção mostrou como a culinária vem ganhando conotação de prazer, e até de lazer, entre as famílias. A vencedora foi a jovem Daiana Zemiani, que adorou a experiência. “Meu Deus, o que falar dessa noite de sexta-feira. Simplesmente maravilhosa”, disse.

Fábio encerrou falando dos valores que norteiam sua vida: humildade, gratidão e a máxima de que se você se propõe a fazer algo, que faça bem feito.

 

Mapa de Editorias