Geral     11 de agosto de 2017 16:00
Estado

Deputado Jorginho Mello é contra distritão e financiamento público


Em meio às discussões sobre a reforma política, o deputado federal Jorginho Mello afirmou que é contra o financiamento público de campanha e ao sistema “distritão”, que prevê o voto majoritário para candidatos do Legislativo (deputados federais e estaduais e vereadores). “Não há menores condições morais de o Congresso aprovar essas medidas”, exaltou o deputado.

O fundo público prevê que seja destinado R$ 3,6 bilhões para o financiamento das campanhas eleitorais. “Dinheiro público é para investir em Saúde e Educação, não em campanhas eleitorais”, reagiu Jorginho Mello.

Segundo o parlamentar, o sistema eleitoral proporcional tem que evoluir para um modelo distrital misto o “distritão”. “É caminhar de ré e nós precisamos modernizar. A maior das reformas seria acabar com a coligação na eleição proporcional. Não pode mais fazer aquela junção de partidos, cada um deveria fazer a sua nominata. Isso reduziria o número de partidos”, afirmou.

No modelo proposto, vencem os candidatos mais votados, sem levar em consideração os votos recebidos pelo partido. Se o “distritão” for aprovado nos plenários estadual e federal, a mudança pode valer para as próximas eleições.

Relacionados

Geral

Protestos chegam em Sombrio

As manifestações dos caminhoneiros na região, que até a tarde...

Geral

Mar invade ruas em Arroio do Silva

Previsão indica alerta até quinta-feira

Geral

Feirão do Imposto é marcado por filas e...

Ação realizada na manhã do último sábado, dia 19 pelo Núcleo do...

Geral

Caminhoneiros protestam em rodovias federais

Na região, foram registrados protestos em rodovias federais de...

Mapa de Editorias