Educação

25/04/2018 19:00

Crianças e adolescentes participam de aulas de capoeira

Alunos fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos


Por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social de Maracajá, cerca de 50 alunos, com idade entre de seis e 16 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Jacinto Machado participam, nas sextas-feiras, de aulas de capoeira. As aulas ficam sob a responsabilidade do mestre Curisco, Eder Leonardo da Rolt.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e da Família, Regina Patel, a capoeira traz para a vida desses alunos a disciplina. “Além de ser um excelente esporte, tornou-se também um instrumento pedagógico”, reforçou Regina.
A atividade tem como objetivo promover o respeito, a disciplina e a socialização do ambiente onde estão inseridos estas crianças e adolescentes. “Apoiamos o projeto por saber da importância do esporte para o desenvolvimento das crianças”, afirmou o prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola.
As atividades no SCFV são voltadas às famílias inseridas no Cadastro Único da Assistência Social, beneficiários ou não do Bolsa Família, ou que se encontrem em vulnerabilidade, e que estejam residindo no município.
As crianças e adolescentes participam, ainda, de oficinas de futebol, dança, música, informática e atividades sócio educativas.


25/04/2018 18:00

Mãe dos Homens: Paróquia promove Caravana da Vida

Evento acontecerá no domingo, dia 29, encerrando com a missa da saúde


Além de toda a programação religiosa da festividade da padroeira de Araranguá, Nossa Senhora Mãe dos Homens, neste ano a paróquia irá realizar a Caravana da Vida. Idealizada pelo Frei Rinaldo Stecanela, a ação que já passou por centenas de municípios chegará à Cidade das Avenidas e promete ser um sucesso.
De acordo com Frei Rinaldo, a ação acontece há anos. “Já visitei mais de 1.000 cidades do nosso país, rezando a Missa da Saúde. Eu nesta ação busco unir o espiritual com promoção da vida e da saúde. Em cada cidade visitada eu incentivo a Paróquia que me convida para rezar a Missa, a promover no dia da Missa, um mutirão da saúde com atendimentos médicos gratuitos”, explicou.
O pároco, padre Alírio Leandro, ressalta que haverá diversas especialidades a disposição da população.”Queremos proporcionar para os nossos visitantes uma grande ação social. Já temos confirmadas as presenças de médicos, dentistas, psicólogos, advogados, cabeleireiros, manicures, pedicures e entre outros voluntários. Com certeza as pessoas que por alguma razão não tem chance de receber estes atendimentos terão na nossa igreja”, disse.
A ação acontecerá a partir das 9 horas no pátio da Igreja Matriz, encerrando às 15 horas, com missa presidida pelo frei Rinaldo Stecanela. “Esperamos que a população venha participar deste momento importante da programação da festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens”, concluiu Padre Alírio.


25/04/2018 17:00

Apaes da região planejam 10º Festival Regional Nossa Arte

Reunião de planejamento de ações ocorreu na tarde desta terça-feira


Professores de Artes das 12 Apaes do Extremo-Sul participaram na tarde desta terça-feira, dia 24, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, de uma reunião de planejamento de ações para a realização do 10º Festival Regional Nossa Arte.
A etapa Regional do Festival acontecerá no dia 26 de outubro no Centro de Eventos em Turvo, e o Festival Estadual Nossa Arte será realizado no primeiro semestre de 2019. Ele é uma promoção da Federação Estadual das APAES, através da Coordenação Estadual de Arte e Coordenadores Regionais de Arte.
Segundo o coordenador de Artes das Apaes da Região do Extremo-Sul, Deridiel Anastácio, entre os objetivos do Festival estão promover apresentações e exposições artísticas como forma de desenvolvimento e de estímulo à aprendizagem da pessoa com deficiência, oportunizando atividades de expressão pessoa e incluir e integrar, através da arte, a pessoa com deficiência na sociedade.
Os números artísticos apresentados no Festival estão divididos em sete categorias, entre elas Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança, Artes literárias, Artes musicais, Dança folclórica e Artesanato. O vencedor de cada categoria representará a Regional de Araranguá na etapa estadual.
A técnica do setor de Educação Especial da 21ª Gered, Luciana Baltazar Pereira, lembra que poderão participar do evento todas as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, que frequentem as 12 Apaes da Região. “Será um importante momento para promover a integração e socialização das experiências artísticas. Temos muitos talentos nas nossas escolas especiais”, destacou.


25/04/2018 09:00

Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina na UFSC de Araranguá

Entenda como funciona a Inclusão Regional


O vestibular para ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá, abriu inscrições nesta terça-feira, dia 24. Por meio do site vestibular20182.ufsc.br, os candidatos a uma das 60 vagas terão até o dia 23 de maio para efetuar a inscrição. Candidatos de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição (R$ 125,00) até o dia 15 de maio.
Com uma proposta de regionalizar o curso, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), trouxe para este primeiro vestibular o Argumento de Inclusão Regional, que poderá ser requerido pelos candidatos que fizeram os três anos do Ensino Médio, ou comprovarem residência nos últimos três anos nas cidades que compreendem as regiões de Araranguá, Criciúma e Tubarão.
A medida vai proporcionar um acréscimo de 20% sobre a nota final do candidato e visa fixar os médicos formados na região Sul do Estado. O edital do vestibular e o formulário de inscrição estão disponíveis no site vestibular20182.ufsc.br.

Terão direito ao argumento de inclusão regional:
– Aqueles que cursaram todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais dos municípios das microrregiões administrativas de Araranguá, Criciúma e Tubarão.
– Aqueles que concluíram o Ensino Médio através do Enem, exame nacional supletivo ou equivalente e comprovarem residência em algum município constante da portaria Nº 006/PROGRADSAAD/UFSC/2018 nos últimos três anos que antecedem a inscrição no vestibular.

Carregar mais

Mapa de Editorias