Educação

18/06/2017 00:00

Estante criada por quem entende

Clube de assinatura envia para sua casa livros surpresa recomendados por grandes escritores


Qual foi a última vez que você sentou para ler e aproveitar as boas emoções de um livro de ficção? Das duas uma, ou você leu seu último livro há muito tempo ou é daqueles leitores que não conseguem ficar muito longe das páginas.

Se você não se lembra de quando leu algo pela última vez, talvez tenha a oportunidade de ouro para criar – ou reacender – esse hábito, mas se é dos fãs de literatura, com certeza vai adorar conhecer um clube de assinatura de livros que te surpreende com edições exclusivas todo mês.

Essa é a proposta da TAG – Experiências Literárias, criada em julho de 2014.

O que é?

O serviço é bem simples e funciona assim: todos os meses, o pessoal da TAG vai atrás de um grande nome da cultura nacional e internacional para uma conversa sobre seus livros preferidos. A partir dessa lista, uma obra é escolhida para ser enviada a todos os associados do grupo.

Os livros são recomendados por grandes nomes da literatura, isso quer dizer que você começa a formar uma coleção que tem indicações de curadores que sabem bem do que estão falando. Para se ter ideia do peso dos escolhidos, nomes como Luis Fernando Veríssimo, Mario Vargas Llosa e Chimamanda Adichie já passaram pela curadoria da TAG.

Como funciona?

Para fazer parte da TAG, basta se cadastrar no site do grupo e pagar uma taxa mensal de R$ 69,90, que inclui o livro e o frete da encomenda. Além de garantir o livro do mês, o assinante ainda recebe os kits que acompanham a surpresa e os benefícios do clube.

Uma das vantagens para os associados, por exemplo, é acessar o aplicativo para discussão das obras enviadas. Sabe aquela sensação de vazio que o fim de um livro deixa, principalmente quando não temos com quem falar sobre ele? Aqui você vai deixar isso de lado e poder conversar com os outros 20 mil leitores que também receberam o mesmo livro que você.

Como é a escolha dos livros?

Para selecionar os livros, a TAG recorre à sugestão dos curadores. Na maioria das vezes, o conteúdo se resume a obras de ficção que misturam relevância literária e uma leitura prazerosa. A ideia é misturar estilos, tamanhos, períodos e outros, criando uma diversidade de conteúdo enviado.

Para se ter uma ideia do que a TAG oferece, em 2017 eles já enviaram: Os Irmãos Sisters, de Patrick deWitt; A Câmara Sangrenta e outras Histórias, de Angela Carter; O Xará, de Jhumpa Lahiri e Vida e Proezas de Aléxis Zorbás, de Níkos Kazantzákis. No time dos curadores estiveram Daniel Galera, Marina Colasanti, Martha Medeiros e Patch Adams.

Além disso, as edições dos livros são exclusivas do grupo, o que significa que não são encontrados em nenhuma livraria. Para os associados, no entanto, é possível comprar as edições antigas na loja própria do clube.

Como eu sei o que vou receber?

Os livros enviados pela TAG são surpresa, o que quer dizer que o leitor só conhece realmente o que vai ler aquele mês quando recebe a caixa de associado em casa. Apesar disso, para evitar que você receba um livro que já possui em sua coleção, todos os meses um teaser – trecho – do livro seguinte é enviado.

Aí, não existe a revelação do título ou da obra, mas existem algumas pistas que ajudam a perceber qual o livro mencionado para leitores que já conhecem a obra. Nesse caso, é só solicitar outras opções do acervo. Em outro casos, se o leitor decidir não ser mais associado da TAG, é só cancelar o serviço por e-mail.

O que vem no próximo mês?

Criada em 2014, a TAG completa três anos, e quase 20 mil associados, em julho de 2017. Para celebrar a data, o clube decidiu criar um kit inédito e especial. A obra lançada nesse mês vai contar com uma coletânea de 20 contos de dez grandes escritores da língua portuguesa.

O livro vai trazer dez contos clássicos selecionados por cada autor e dez releituras inéditas criadas a partir do conteúdo escolhido.

Esse será o primeiro livro escrito exclusivamente para o clube de leitura e todo mundo pode receber se fizer a inscrição entre os dias 9 de junho e 9 de julho. Para ficar ainda melhor, o primeiro mês de assinatura vai ser feito com 50% de desconto.

E aí, deu pra atiçar aquele gostinho de leitura? Basta acessar o site da TAG – Experiências Literárias e conferir tudo sobre o projeto.

O que achou da ideia? Parece que vai ser preciso liberar um novo espacinho na estante para a coleção que vai começar a crescer, não é mesmo?


17/06/2017 12:00

Os lançamentos das telonas

Escolha seu filme favorito e corra para o cinema


Baywatch

Mitch Buchannon (Dwayne Johnson) é um devoto salva-vidas, orgulhoso do seu trabalho. Enquanto está treinando o novo e exibido recruta Matt Brody (Zac Efron), os dois descobrem uma conspiração criminosa no local que pode ameaçar o futuro da baía.

 

 

Colossal

Gloria (Anne Hathaway) deixa Nova York e volta para sua cidade natal após perder o emprego e o noivo. Ao acompanhar as notícias sobre o ataque de um lagarto gigante a Tóquio, ela descobre que está misteriosamente conectada mentalmente ao evento. Para evitar novos casos parecidos e uma eventual destruição total do planeta, Gloria precisa controlar os poderes de sua mente e entender por que sua existência aparentemente insignificante tem tamanha responsabilidade no destino do mundo.

Kiki- Os Segredos do Desejo

Cinco histórias de amor e sexo em Madri, na Espanha. Paco (Paco León) e Ana (Ana Katz) buscam reacender a paixão das suas relações sexuais. Jose Luis (Luis Bermejo) tenta retomar os sentimentos pela esposa Paloma (Mari Paz  Sayago), que está com a mobilidade limitado em uma cadeira de rodas após um acidente. Senhora Candelaria (Candela Peña) e Antonio (Luis Callejo) são um casal tentar ser pais, mas ela vê como problema o fato de não conseguir ter um orgasmo com ele. Álex (Álex García) deseja satisfazer as fantasias de Natalia (Natalia de Molina), enquanto ela se questiona se ela a pedirá em casamento. Sandra (Alexandra Jiménez), por sua vez, é uma mulher solteira à procura de um homem para se apaixonar.

Tudo e Todas As Coisas

Maddie (Amandla Stenberg) está prestes a fazer 18 anos, mas ela nunca saiu de casa. Desde a infância, a jovem foi diagnosticada com Síndrome da Imunodeficiência Combinada, de modo que seu corpo não seria capaz de combater os vírus e bactérias presentes no mundo exterior. Ela é cuidada com carinho pela mãe, uma médica que constrói uma casa especialmente para as necessidades da filha. Um dia, uma nova família se muda para a casa ao lado, incluindo Olly (Nick Robinson), que se sente imediatamente atraído pela garota através da janela. Maddie também se apaixona pelo rapaz, mas como eles poderiam viver um romance sem se tocar?

Um Tio Quase Perfeito

Tony (Marcus Majella) é um malandro trambiqueiro que adora se disfarçar para ganhar dinheiro de inocentes. Ele já foi estátua viva, pastor, cartomante – tudo com a ajuda de sua mãe, Cecília (Ana Lucia Torre). Depois de serem despejados de casa, os dois procuram Angela, outra filha de Cecília e com quem eles não falam há anos, que cai na lábia dos dois e se oferece para dividirem o mesmo teto. Após receber uma promoção no emprego que a obriga a passar um tempo viajando, Angela decide deixar os seus três filhos sob os cuidados do Tio Tony – o que vai ocasionar muitas confusões.

 


16/06/2017 06:00

Ofertadas vagas em 4 Apaes da Região na 7ª chamada de professores ACTs


Será realizada na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá na próxima segunda-feira, 19, a partir das 14 horas, a sétima chamada para escolha de vagas referente ao Processo Seletivo 003/2016 da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), para admissão de professores em caráter temporário para as Apaes de Timbé do Sul, Turvo, Balneário Arroio do Silva e Santa Rosa do Sul, com atuação a partir do dia 03 de julho.

 

A escolha de vagas será realizada na sala 36 da ADR, lembrando que para as vagas remanescentes ofertadas e não preenchidas pelos candidatos classificados no Edital 003/FCEE/2016, acontecerá chamada pública. Os interessados deverão estar munidos de documentos pessoais, comprovação de habilitação e comprovante de tempo de serviço.

 

As vagas disponíveis são as seguintes:

– Apae de Timbé do Sul: uma vaga de 20 horas vespertino até 31/10/2017, para sala de aula;

– Apae de Turvo: uma vaga vinculada de 20 horas vespertino até 19/11/2017, para sala de aula;

– Apae de Balneário Arroio do Silva: uma vaga para Educação Física até 19/07/2017, sendo 08 aulas matutino e 12 aulas vespertino;

– Apae de Santa Rosa do Sul: uma vaga para Educação Física até 19/07/2017, sendo 04 aulas matutino e 08 aulas vespertino;

 


15/06/2017 12:00

Aluna da EEB Isabel Flores Hübbe de Araranguá lança livro ‘Maricota A Galinha que queria ser surfista’


Maricota mora num sítio com muitos outros animais e seu maior sonho era ser surfista. Mas como? Uma galinha surfista! A resposta está no livro “Maricota A Galinha que queria ser surfista”, escrito pela estudante Heloísa Zanardo Perraro, do 3º ano da Escola de Educação Básica Professora Isabel Flores Hübbe, bairro Alto Feliz, de Araranguá, escola de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá.

Com apenas oito anos de idade, Heloísa estreia no mundo da literatura e realiza um dos seus maiores sonhos: escrever um livro. A história foi publicada e ilustrada pelos pais da estudante, Anderson Paulino Perraro e Ludenira Zanardo Perraro, e lançada na última quinta-feira, 8, na própria escola, integrando as atividades do Projeto de Leitura.

Após o lançamento, a estudante autografou os livros adquiridos por seus colegas e doou um exemplar para a biblioteca da Escola. Ela não escondia a felicidade com a repercussão e adiantou o que vai fazer com o valor arrecadado com a venda do livro. “Estou escrevendo outro livro, agora de terror, a pedidos de meus colegas, e vou publicar também”, conta.
Heloísa sempre foi incentivada a ler. “Somente esse ano, já li 31 livros até agora”, diz a estudante. Tudo começou durante as visitas que Heloísa fazia com seus pais no sítio de seus bisavós, em Nova Veneza. Muitos momentos vivenciados pela aluna no sítio estão relatados no livro de sua autoria.

Os professores e direção da EEB Professora Isabel Flores Hübbe, enaltecem o talento e a criatividade de Heloísa, aliados ao incentivo dos pais. “Ela pode servir de inspiração para os demais colegas, que puderam conferir que crianças também podem escrever suas próprias histórias”, concluiu a diretora da unidade escolar, Daiane Baltazar Cândido.

 

Carregar mais

Mapa de Editorias