Cultura

25/04/2018 18:00

Mãe dos Homens: Paróquia promove Caravana da Vida

Evento acontecerá no domingo, dia 29, encerrando com a missa da saúde


Além de toda a programação religiosa da festividade da padroeira de Araranguá, Nossa Senhora Mãe dos Homens, neste ano a paróquia irá realizar a Caravana da Vida. Idealizada pelo Frei Rinaldo Stecanela, a ação que já passou por centenas de municípios chegará à Cidade das Avenidas e promete ser um sucesso.
De acordo com Frei Rinaldo, a ação acontece há anos. “Já visitei mais de 1.000 cidades do nosso país, rezando a Missa da Saúde. Eu nesta ação busco unir o espiritual com promoção da vida e da saúde. Em cada cidade visitada eu incentivo a Paróquia que me convida para rezar a Missa, a promover no dia da Missa, um mutirão da saúde com atendimentos médicos gratuitos”, explicou.
O pároco, padre Alírio Leandro, ressalta que haverá diversas especialidades a disposição da população.”Queremos proporcionar para os nossos visitantes uma grande ação social. Já temos confirmadas as presenças de médicos, dentistas, psicólogos, advogados, cabeleireiros, manicures, pedicures e entre outros voluntários. Com certeza as pessoas que por alguma razão não tem chance de receber estes atendimentos terão na nossa igreja”, disse.
A ação acontecerá a partir das 9 horas no pátio da Igreja Matriz, encerrando às 15 horas, com missa presidida pelo frei Rinaldo Stecanela. “Esperamos que a população venha participar deste momento importante da programação da festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens”, concluiu Padre Alírio.


13/04/2018 12:00

Cultura indígena é apresentada em evento da Ufsc

Aldeia indígena Guarani MBYÁ Nhu Porá, de Torres/RS, participou de simpósio em Araranguá


O auditório Plínio Linhares, do Center Shopping Araranguá, recebeu uma das apresentações mais marcantes de sua história na noite de quarta-feira, dia 11. Durante o 2º Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, realizado pelo RexLab da Ufsc, a aldeia indígena Guarani MBYÁ Nhu Porá, de Torres/RS, fez a abertura do evento.
A apresentação emocionou os presentes, que tiveram a oportunidade de vivenciar de perto a cultura indígena, marcada pela língua tupi guarani e pelos cânticos, que fez o auditório parecer literalmente uma tribo. Um dos organizadores do Sited, Lucas Mello Carlos, explicou o que motivou a escolha. “É um projeto social que envolve tecnologia educacional que estamos fazendo com a tribo. E hoje trouxemos eles para valorizar e prestigiar a cultura indígena em nossa cidade”, revelou.
O espetáculo contou com a participação do Coral Miri Pya Tytya e Teko Poku.


10/04/2018 11:00

Escritora, atriz e professora de teatro conta um pouco de sua trajetória no mundo artístico

Autora de peças de teatro infantil, Leia se encontrou no meio das crianças


A escritora, atriz e professora de teatro, Leia Batista, moradora da Cidade das Avenidas, conta que desde sempre é apaixonada pelo teatro, porém começou a trabalhar com ele em meados de 1990, quando teve uma escolinha infantil e promovia peças teatrais em datas festivas. Já por volta do ano de 2006 prestou trabalho Voluntário na Casa Lar Irmã Carmen, de Araranguá e mais uma vez pôde desenvolver oficinas de teatro, que culminaram em duas peças escritas, desenvolvidas e dirigidas por ela – “A viagem de João” e ‘O cantador de histórias. Leia também participou de cursos de teatro e contação de histórias.
De 2013 a meados de 2014 a artista escreveu textos para o grupo de comédia “Os Gargalhas” e participou do grupo na parte administrativa e comercial, em junho de 2014 reescreveu a peça infantil “O Cantador de histórias” para ser interpretada por ela e pelo meu companheiro, Wilson Neto. “Trabalhamos dos meses de junho a dezembro com essa peça com apresentações pela região e, em maio de 2015 saímos em uma viagem de Kombi pelo país, nos apresentando em escolas, shoppings e praças. Durante essa viagem tivemos a graça de receber um patrocínio do cartão Caixa Elo, juntamente com a Caixa Seguradora, e percorremos mais de 13 mil quilômetros, por sete estados apresentando “O Cantador de histórias”, contou Leia. A aventura na Kombi terminou em fevereiro de 2016.
Em maio de 2016, a artista abriu uma oficina de teatro para crianças, no Galpão Cultural. “Iniciei com apenas três crianças e, sem desacreditar, escrevi a peça infantil “Mary Pan”, que foi apresentada no final do ano pelos alunos, que haviam aumentado para cinco. A peça, que foi apresentada no Galpão Cultural e no auditório Plínio Linhares, no Center Shopping, foi um sucesso! Graças ao resultado do meu trabalho, iniciei minha carreira em oficinas de teatro infantil”, avaliou a artista.


07/04/2018 12:00

Os maiores lançamentos dos cinemas


1945

Em agosto de 1945, uma pequena aldeia húngara se prepara para o casamento do filho de um importante secretário da cidade. Mas um acontecimento estranho os apavora repentinamente: um grupo de judeus ortodoxos chegou na estação ferroviária da cidade portando caixas misteriosas. O medo deles é que tudo aquilo faça parte de algum plano de vingança, pelos atos cometidos na Segunda Guerra Mundial.

 

Attack on Titan

Eren Yeager (Haruma Miura) vive em um mundo rodeado por enormes muralhas para se proteger de criaturas gigantescas, os Titãs, que anos atrás realizaram uma verdadeira carnificina na cidade. Os sobreviventes buscam formas de recuperar seu território e esclarecer os mistérios ligados ao aparecimento dos Titãs.

 

Com Amor, Simon

Aos 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) aparentemente leva uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: nunca revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de escola, anônimo, com quem troca confidências diariamente via internet.

 

Covil de Ladrões

Em Los Angeles, uma saga de crimes coloca em interseção a vida de dois grupos: a unidade de elite do departamento de polícia local e a equipe de assaltantes de banco mais bem-sucedida do estado. Os criminosos planejam um roubo que aparentemente é impossível, num banco localizado no centro da cidade.

 

Ella e John

Lá pelos 70 e poucos anos, o casal de aposentados, Ella (Helen Mirren) e John (Donald Sutherland), decide fazer uma última viagem pelo país juntos. Desafiando as probabilidades os dois embarcam numa aventura que vai de Boston para The Ernest Hemingway Home em Key West.

 

O Homem das Cavernas

No tempo em que dinossauros e mamutes ainda corriam livremente pela Terra, Doug, um corajoso homem das cavernas, une sua tribo contra um inimigo poderoso da Idade do Bronze, que os expulsa do perfeito Vale em que vivem. Buscando vencê-lo para recuperar o lar, ele propõe uma ousada batalha entre quatro linhas: um inédito jogo de futebol!

 

Um Lugar Silencioso

Em uma fazenda dos Estados Unidos, uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

 

 

Carregar mais

Mapa de Editorias