Cultura

14/10/2017 12:00

O que é novidade nos cinemas

Chame família, amigos, quem você quiser, e escolha seu filme favorito


A Morte Te Dá Parabéns

Tree (Jessica Rothe) é uma jovem estudante que trata mal os meninos, desdenha das amigas e não parece estar muito disposta a atender as ligações do pai no dia do aniversário dela. No fim do mesmo dia, no entanto, ela é brutalmente assassinada por um mascarado. Acontece que ela “sobrevive”, ou melhor, acorda no mesmo e fatídico dia, numa espécie de looping macabro, que termina sempre com a morte da garota. Repetir, seguidamente, o mesmo dia, por outro lado, dá a Tree a chance de investigar quem a está querendo morta e o porquê.

 

As Aventuras do Capitão Cueca – O Filme

Jorge e Haroldo são amigos inseparáveis, tanto no colégio quanto na casa na árvore que mantém juntos, onde se dedicam a escrever histórias em quadrinhos do Capitão Cueca, super-herói por eles inventado. Ambos adoram se divertir na base de pegadinhas, especialmente em relação aos professores e ao rabugento diretor Krupp. Quando são ameaçados de serem separados de turma, Jorge usa um anel hipnótico contra o diretor, que faz com que ele obedeça a todas as suas ordens. É quando a dupla tem a ideia de transformá-lo no próprio Capitão Cueca.

 

Como se Tornar o Pior Aluno da Escola

Bernardo (Bruno Munhoz) e Pedro (Daniel Pimentel) são estudantes e enfrentam as clássicas tarefas de cumprir as obrigações escolares, tirar boas notas, ter bom comportamento e cumprir as regras da escola, cada vez mais elaboradas graças ao diretor Ademar (Carlos Villagrán). Frustrados, Pedro acaba encontrando um diário de como provocar o caos na escola sem ser pego, o que leva os dois amigos a seguirem as dicas do caderno.

 

Logan Lucky – Roubo em Família

Após ser demitido, Jimmy Logan (Channing Tatum) procura seu irmão, Clyde (Adam Driver), com a proposta que ele lhe ajude em um elaborado assalto. A ideia é roubar um cofre localizado bem abaixo do autódromo local, aproveitando que os sensores sísmicos foram desligados devido às obras no local realizadas justamente pelo antigo trabalho de Jimmy. Para tanto, eles precisam da ajuda de Joe Bang (Daniel Craig), especialista em explosivos, que está preso. Com isso, os irmãos Logan elaboram um plano para que Joe deixe a prisão sem ser notado, de forma que possa realizar o trabalho.


05/10/2017 12:00

IV Semana Cultural de Meleiro encerra com saldo positivo


Encerrou ontem a IV Semana Cultural de Meleiro, que aconteceu no município dos dias 27 de setembro a 4 de outubro. O prefeito Eder Mattos foi idealizador do projeto, que teve sua primeira edição em 1987. “Em 1982 eu passei em Orleans e percebi que lá acontecia uma Semana Cultural e em 1987 eu coordenava um movimento de jovens da Igreja Católica, muito forte aqui em Meleiro, introduzi a ideia e conseguimos fazer a primeira, e em 88 a reeditamos, com muito sucesso”, contou o prefeito.

Em 1993, Eder era vereador e por meio de uma comissão de cultura, Meleiro fez a terceira edição da Semana Cultural. “Agora como prefeito, não podia ser diferente, montamos uma comissão municipal de cultura, criamos um calendário, transformamos o pavilhão na parte interna e tudo ficou muito bonito”, asseverou Eder.

Exposições de Clubes de Mães do município, escolas, Apae, artistas locais, da Casa da Cultura, da prefeitura, contando a história de Meleiro, de peças antigas da família do prefeito, entre outras ficaram durante toda a semana no Pavilhão do Arroz. As apresentações da Semana Cultural vieram de fora. “Quando desenhamos a IV Semana Cultural, eu pedi que fosse inserido o tema etnias para que pudéssemos trazer apresentações relacionadas às etnias de outras cidades da região, para que Meleiro pudesse se inspirar no que tem de bonito fora do município. Veio muita coisa bacana, como o grupo de escola de samba Unidos do Arroio, de Arroio do Silva e o Coral Criança Feliz, de Criciúma”, declarou.

Durante a semana teve, além das exposições, palestra show para casais com Jorge Trevisol, palestra sobre Direitos e Deveres com Antônio Curione, festival de dança, passeio ciclístico, parque infantil e apresentações da Casa da Fraternidade de Araranguá, do Grupo Folclórico Rancho Açoriano, do Coral Criança Feliz de Criciúma, da Associação Coral de Criciúma, da banda municipal, do Cirquinho do Revirado, do grupo Etnia Açoriana Grupo Açor Sul Catarinense Sombrio, das Meninas da Sanfona de Turvo, do Criarte – Espaço de Danças de Ermo e Jacinto Machado, da Escola de Samba Unidos do Arroio, da associação Coral de Içara, do Coral Vozes do Amanhã, da Etnia Árabe Grupo Luzes do Oriente, do Talentos da Nossa Terra, do Circo Espetacular, da Etnia polonesa Grupo Folclórico Orsel Bialy, do Teatro Bririba, além de Tarde da Melhor Idade e premiações.

Cindi Nicole Rosso, aluna do segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Meleiro, estava na manhã de quarta-feira no pavilhão do Arroz, com uma professora da escola e colegas, cuidando de uma exposição da escola. “Achei as exposições muito interessantes, principalmente a parte onde tem os batizados de nossos antecedentes, a do clube de mães e gostei da árvore genealógica de nossas escolas”, avaliou Cindi.

A diretora de Cultura, Jovana Peterle, ficou satisfeita com o resultado da semana, que encerrou na noite de ontem, com um show do palhaço Biriba. “Este é o primeiro ano que participo da Cultura do município, é uma experiência nova, cansativa, mas gratificante, trabalhamos com um grupo bem unido, que todos os dias deu suporte, desde o preparo até a manutenção e o sucesso da semana se deu devido a este grupo, só tenho que agradecer a todos. Tivemos um bom público, que alcançou nossas expectativas, as apresentações dos grupos foram bem bonitas e diferentes, foi uma semana de sucesso e diferenciada”, ponderou Jovana.

 


25/09/2017 10:00

Devotos caminham em oração e gratidão


O dia ainda não tinha aparecido, a madrugada estava chuvosa e cerca de 80 devotos de Santa Gertrudes, munidos de guarda-chuvas, se reuniram em frente à Casa das Irmãs Sacramentinas de Meleiro e iniciarem uma caminhada de 3 horas até o Santuário São Bento, em Morro Grande. A procissão começou por volta das 5 horas da manhã, de sábado e durante o caminho mais pessoas foram engrossando o número de fiéis, que chegou a quase o dobro em Morro Grande.

Acompanhados pelo o pároco de Meleiro, Ludgero, um carro de som e um ônibus para os devotos que cansaram e não aguentaram percorrer todo o caminho, os fiéis seguiram o trajeto hora em silêncio, hora orando, hora escutando música religiosa. A irmã Liliane, sacramentina de Bérgamo, explicou que a caminhada de fé é um momento de devoção, onde os devotos rezam pelo outro, pelo país e solidificam a união entre irmãos.

Para a irmã, a procissão é um momento de muita fé, gratidão, agradecimento a Deus pelo dom da vida. “A gente vai estar em uma união com aqueles que não puderam vir também”, declarou.

A caminhada de fé iniciou em 1996, quando Ana da Costa Osteto, moradora de Meleiro, percorreu o trajeto com sua irmã, para pagar uma promessa que fez pela recuperação da saúde do sobrinho, que na época tinha três anos e estava internado com falência nos rins. “Foi uma graça alcançada, eu iniciei somente com minha irmã, no ano seguinte, eu não tive condições de fazer, pois estava debilitada, no outro ano voltei a fazer e convidava amigas, o número foi aumentando e hoje se tornou estava peregrinação bonita, que está aí”, revelou.

Na época que Ana iniciou a caminhada, Santa Gertrudes era beata. Ela contou que o sobrinho atualmente está saudável. “Ele está ótimo, um baita moço, muito lindo. Além desta caminhada, nós nos unimos com as irmãs sacramentinas, todas as segundas-feiras, na nossa paróquia do Centro e fizemos a oração a Jesus Eucarístico, das 8 às 9 horas. É muito emocionante, eu sinto muita gratidão”, ponderou.

A procissão faz parte da programação da Festa em Honra a Santa Gertrudes, que acontece todo ano, na comunidade de São Bento, em Morro Grande, onde existe um santuário. Este ano, a programação iniciou no dia 1º deste mês, com uma novena da festa, intitulada ‘Catarina desde criança, tinha o desejo fixo de tornar-se santa’ e encerra no dia 1º de outubro, com caminhada, iniciando no município de Turvo e Missa Campal, às 10 horas com Mensageiros de Cristo e às 13h30min, com frei Rinaldo Stecanella.

 


23/09/2017 12:00

Os filmes que bombam nas telonas

Veja aqui o que é lançamento nos cinemas


Divórcio

O casal Noeli (Camila Morgado) e Júlio (Murilo Benício) leva uma vida humilde, até que ficam ricos depois de criar um molho de tomate sucesso nacional. Com o passar dos anos os dois vão se distanciando e um incidente é a gota d’água para a separação. Cada um em busca do melhor advogado para defender seu patrimônio, eles entram num processo de divórcio bastante conturbado.

Mãe!

Um casal vive em um imenso casarão no campo. Enquanto a jovem esposa (Jennifer Lawrence) passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido mais velho (Javier Bardem) tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso. Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções.

 

O Assassino: O Primeiro Alvo

Devastado pela morte da noiva diante de seus olhos em um atentado terrorista, Mitch Rapp (Dylan O’Brien) dedica-se incansávelmente à vingança, o que chama a atenção da CIA. Recrutado, o descontrolado rapaz é enviado para o rígido treinamento de Stan Hurley (Michael Keaton), veterano militar que prepara assassinos secretos de atuação internacional e tem sérias ressalvas à avaliação psicológica de Mitch.

 

 

O Sequestro

Karla Dyson (Halle Berry) trabalha como garçonete em uma lanchonete e tem a vida voltada para a criação do filho, o pequeno Frankie (Sage Correa). Um dia, ao atender o telefone em um parque, ela descobre que o garoto simplesmente desapareceu. Ao vê-lo sendo colocado dentro de um carro, Karla parte em se encalço em uma busca desesperada, perseguindo os sequestradores em seu próprio automóvel.

 

Esta é Sua Morte – O Show

Adam Rogers (Josh Duhamel) é um apresentador de TV que tem um novo e ousado programa, onde as pessoas são pagas para se matarem ao vivo. Tal iniciativa macabra gera muitos protestos mas também faz bastante sucesso, graças ao fascínio do público em acompanhar a degradação de outras pessoas.

Carregar mais

Mapa de Editorias