Cultura

17/06/2017 12:00

Os lançamentos das telonas

Escolha seu filme favorito e corra para o cinema


Baywatch

Mitch Buchannon (Dwayne Johnson) é um devoto salva-vidas, orgulhoso do seu trabalho. Enquanto está treinando o novo e exibido recruta Matt Brody (Zac Efron), os dois descobrem uma conspiração criminosa no local que pode ameaçar o futuro da baía.

 

 

Colossal

Gloria (Anne Hathaway) deixa Nova York e volta para sua cidade natal após perder o emprego e o noivo. Ao acompanhar as notícias sobre o ataque de um lagarto gigante a Tóquio, ela descobre que está misteriosamente conectada mentalmente ao evento. Para evitar novos casos parecidos e uma eventual destruição total do planeta, Gloria precisa controlar os poderes de sua mente e entender por que sua existência aparentemente insignificante tem tamanha responsabilidade no destino do mundo.

Kiki- Os Segredos do Desejo

Cinco histórias de amor e sexo em Madri, na Espanha. Paco (Paco León) e Ana (Ana Katz) buscam reacender a paixão das suas relações sexuais. Jose Luis (Luis Bermejo) tenta retomar os sentimentos pela esposa Paloma (Mari Paz  Sayago), que está com a mobilidade limitado em uma cadeira de rodas após um acidente. Senhora Candelaria (Candela Peña) e Antonio (Luis Callejo) são um casal tentar ser pais, mas ela vê como problema o fato de não conseguir ter um orgasmo com ele. Álex (Álex García) deseja satisfazer as fantasias de Natalia (Natalia de Molina), enquanto ela se questiona se ela a pedirá em casamento. Sandra (Alexandra Jiménez), por sua vez, é uma mulher solteira à procura de um homem para se apaixonar.

Tudo e Todas As Coisas

Maddie (Amandla Stenberg) está prestes a fazer 18 anos, mas ela nunca saiu de casa. Desde a infância, a jovem foi diagnosticada com Síndrome da Imunodeficiência Combinada, de modo que seu corpo não seria capaz de combater os vírus e bactérias presentes no mundo exterior. Ela é cuidada com carinho pela mãe, uma médica que constrói uma casa especialmente para as necessidades da filha. Um dia, uma nova família se muda para a casa ao lado, incluindo Olly (Nick Robinson), que se sente imediatamente atraído pela garota através da janela. Maddie também se apaixona pelo rapaz, mas como eles poderiam viver um romance sem se tocar?

Um Tio Quase Perfeito

Tony (Marcus Majella) é um malandro trambiqueiro que adora se disfarçar para ganhar dinheiro de inocentes. Ele já foi estátua viva, pastor, cartomante – tudo com a ajuda de sua mãe, Cecília (Ana Lucia Torre). Depois de serem despejados de casa, os dois procuram Angela, outra filha de Cecília e com quem eles não falam há anos, que cai na lábia dos dois e se oferece para dividirem o mesmo teto. Após receber uma promoção no emprego que a obriga a passar um tempo viajando, Angela decide deixar os seus três filhos sob os cuidados do Tio Tony – o que vai ocasionar muitas confusões.

 


14/06/2017 12:00

CNBB pede orações pelo Brasil


Nesta quinta-feira, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e
Sangue de Cristo, comumente chamada de Corpus Christi, único dia do ano em que a
Igreja permite a exposição pública da Eucaristia – o Santíssimo Sacramento – com
procissão pelas ruas. A solenidade recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e também a instituição da eucaristia. A celebração teve início em 1246, na Bélgica, após visões da religiosa agostiniana Juliana de Cornion, e estendida a toda a Igreja pelo Papa Urbano IV, em 1264, tomando força nos séculos subsequentes.
“Nós saímos à rua, em procissão, lembrando este grande mistério do amor de
Deus pela humanidade; Jesus não só entregou sua vida lá na cruz, mas continua nos
entregando o alimento – o seu corpo e o seu sangue – que é o que de mais precioso existe sobre a face da terra. Nós, cristãos católicos, temos acesso a essa maravilha tão grande que nem os anjos do céu podem experimentar”, afirma o bispo
da diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach. Serragem, flores, borra
de café, farinha e sais coloridos preenchem os tapetes que compõem o imenso
mosaico estendido ao longo do caminho por onde Jesus, presente no pão consagrado,
irá passar. Fiéis engajados em movimentos e serviços pastorais preparam os tapetes
que compõem o trajeto com três altares, percorrido após a celebração da missa e que
culmina com a bênção com o Santíssimo Sacramento. “Nós precisamos preparar muitos tapetes, neste mundo, para que, cada vez mais, as pessoas, sobretudo
aquelas que tanto precisam, possam passar pelos tapetes preparados com nosso amor,
nossa doação e nosso serviço, para que se sintam amadas e queridas como filhos e filhas de Deus. Convoco todo o povo a participar deste momento tão sagrado”, conclama Dom Jacinto. O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está convidado a todos para a Jornada de Oração pelo Brasil ‘A verdadeira paz começa no seu coração’, nesta quinta.
Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo
Steiner, a Jornada de Oração é uma oportunidade para que os cristãos prestem esse serviço ao país, num momento de tantas incertezas, corrupção e injustiças, numa data tão simbólica em que a Igreja celebra a presença singela, próxima, alimentadora e esperançada de Jesus na Eucaristia. Algumas paróquias aproveitam o Corpus Christi para incentivar a solidariedade. A maioria pede a doação de agasalhos, mantas ou cobertores para enfrentar o inverno e algumas também solicitam alimentos. Farão isso as paróquias Nossa Senhora da Conceição de Maracajá, São João Paulo II de Sombrio e
Nossa Senhora da Glória, de Meleiro.

Paróquia Maracajá
8h: Missa e procissão – Vila
Beatriz até igreja matriz
10h: Missa – Matriz
19h: Missa – Pontão
20h: Missa – Barro Vermelho
Alguns trechos terão doação de
alimentos e agasalhos
Paróquia Araranguá
9h30min: Missa e procissão
– igreja matriz até Colégio
Murialdo
Paróquia Arroio do Silva
Dia 14 – 19h: Missa e Procissão – Jardim Atlântico
Dia 15 – 9h30min: Missa e Procissão – N. Sra. dos Navegantes
– 16h: Missa e Procissão – Morro dos Conventos
Paróquia Sombrio
9h: Procissão e missa – Raizeira até igreja matriz
9h: Jardim Ultramar
17h: São Francisco
15h: Palmeira
15h: Anita Garibaldi
17h: São Pedro
São João Paulo II – Sombrio
9h30min: Missa e procissão –
Retiro da União
15h: Missa e procissão – Sanga Negra
19h: Missa e procissão luminosa – Garuva
Paróquia Praia Grande
14h30min: Procissão e missa
– antiga saída para Mampituba
até a igreja matriz
Paróquia Meleiro
9h: Missa – Matriz
9h: Missa – Morro Grande
15h: Missa – Nova Roma
15h: Missa – Boa Vista
19h: Missa – Novo Paraíso


12/06/2017 22:00

Cenáculo de Pentecostes reúne centenas de fiéis em Criciúma

Evento organizado pela Renovação Carismática Católica ocorreu neste domingo (11)


O maior evento anualmente realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Criciúma ocorreu neste domingo (11). O Cenáculo de Pentecostes, celebrado na Capela Santa Luzia (após transferência de local), reuniu mais de mil fiéis ao longo do dia.

O coordenador da RCC de Criciúma, Gilmar Ricardo, fala sobre a alegria para o movimento em celebrar o encontro por mais um ano. “O Cenáculo de Pentecostes em nossa diocese é uma união de todos os grupos de oração, um propósito de Deus para que todos possam experimentar o batismo no Espírito Santo”.

A presença da juventude no evento também deixa o coordenador feliz e esperançoso para o futuro. “A Renovação Carismática e a Igreja Católica tem essa graça. A palavra de Deus ela vai dizer que quando estamos no espírito ele faz nova todas as coisas e este jeito novo que a Igreja trouxe através do movimento é algo que mexe com o coração do jovem pra ele se unir em busca do caminho certo”, destaca.

O pároco da Catedral São José, padre Antônio Júnior, comenta sobre a importância do Cenáculo de Pentecostes para a Diocese de Criciúma. “Para nós católicos, é sempre uma oportunidade de reavivarmos dom o espírito que habita em cada um de nós, e de uma vez mais clamarmos à Deus. Sem o Espírito Santo não existe Igreja Católica, ele é a alma, o alento, o sofro e o anima da nossa Igreja”.

Além do evento deste domingo, o sacerdote lembra que os católicos vivem um ano diferenciado. “Pra nós é uma ano bastante especial. Estamos celebrando 50 anos da Renovação Carismática, os 100 anos de Fátima e os 300 anos de Aparecida, estes são razões e motivos para agradecer à Deus”.

O evento iniciou às 8 horas deste domingo e terminou após a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, com início às 16 horas. “Me sinto feliz em poder participar deste momento tão especial para a igreja como um todo e em nossa diocese, ver tantas pessoas reunidas para celebrar a descida do Espírito Santo, 50 dias após a Páscoa, é motivo de louvar ao Senhor”, comemora o bispo.

 


12/06/2017 12:00

Manifesto Positivo reúne talentos


Quem passou pela praça da Turimar na tarde deste domingo, em Balneário Gaivota,
encontrou muita gente praticando esportes diferentes, um pessoal de cabelo estranho
tocando músicas de ritmos não tão populares e uma ‘vibe’ (vibração) boa no ar. Foi o Manifesto Positivo, iniciativa que já começou fazendo sucesso. A proposta era trazer para o mesmo lugar várias manifestações culturais distintas, atrair a população para conhecer outros tipos de músicas, esportes, artesanatos e mostrar para todo mundo que cultura é feita de diversidade. O idealizador do projeto Messias Silva, ou Sia
Silva, como é mais conhecido, explicou que a ideia nasceu da necessidade. “Esse espaço estava propício para o evento, e a prefeitura nos cedeu, e a eletricidade. Queríamos unir  uma galera do esporte, arte e cultura, expor artesanato,quadros e brechó. Enfim, queríamos mostrar a arte da região que ainda não apareceu”, declarou.
Sai também comentou que, para quem gostou, os planos são para outros manifestos
do gênero acontecerem ainda este ano. “Muitas vezes cada um gosta de uma coisa, mas
se juntar tudo, todo mundo curte. Nossa ideia é fazer mais algumas edições, além de um evento maior com dois dias no verão, para curtir melhor”, completou.
Além de toda a manifestação cultural, ainda teve espaço para a solidariedade. Para se inscrever no campeonato de skate, era preciso doar um quilo de alimento, e durante a tarde se desenrolou uma campanha do agasalho, tudo doado para entidades carentes da cidade. Ao mesmo tempo, a Vigilância Sanitária aproveitou para conscientizar
quem aproveitou a tarde de sol para se divertir. Lucas Silveira Lopes, que trabalha no órgão, distribuiu panfletos na praça e elogiou a ideia. “É importante um dia como hoje para a informação, com várias pessoas reunidas, principalmente sobre a dengue. A enfermeira está a disposição no caso de qualquer emergência. A iniciativa é muito legal, disponibilizando cultura diferenciada a todos”,disse. Daiane Brunetti mora há
quatro meses em Balneário Gaivota e saiu com o filho para aproveitar o sol da tarde
de domingo. Quando se deparou com toda a aglomeração na praça, achou interessante.
“Eu não sou muito dessa cultura, mas quanto mais diferentes as pessoas são, mais
legal é”, opinou. O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Jorge Cunha, estava presente, e não poupou elogios à mobilização. “O Messias criou esse projeto do Manifesto Positivo que caiu no colo do que já precisávamos. A partir de hoje, será um marco regulatório, um divisor de águas para a cultura de Balneário Gaivota”, celebrou. Jorge defende uma participação maior da comunidade nesse tipo de manifestação. “Para ter credibilidade, nada melhor do que a população participar e ocupar o espaço  público. Sem educação e cultura, nós não podemos mudar o comportamento das pessoas”, completou.

André da Silva Martins é membro do grupo South Line, de Criciúma, com amigos que têm equipamento e um pouquinho de experiência, ele vai a vários eventos divulgar o esporte para quem ainda não conhece.
“Foi uma surpresa quando nos convidaram e gostamos da ideia. Estamos aqui para somar, e só vem a acrescentar na divulgação do sleackline. A praça é um lugar para interagir e nada mais legal do que isso, todo mundo curtindo e se divertindo”.

Vanderleia Borges Ferreira, mãe da pequena artista Thayla Ferreira
“É interessante para expormos a arte que ela faz, e ter um espaço assim para nós, que
amamos a arte, é muito legal. Para ela, tudo está sendo muito bom.”

 

 

Santos Machado do Nascimento, agricultor que participa da Feira Municipal, realizada na Quarta Avenida
“É um encontro muito bacana. Preparamos tudo, viemos e me deparei com esse
pessoal tão legal, as barraquinhas organizadas, e acho que deveria haver mais, para
que as pessoas tenham consciência do que é trabalhar na terra sem insumos e venenos.”

Henrique dos Santos da Silva
“Nunca tínhamos tido um incentivo às batalhas, e percebemos que o rap tem crescendo
muito aqui. De batalhas sem compromisso, surgiram novos MCs na região e muita gente talentosa está perdendo a vergonha e aparecendo. Uma sociedade sem cultura, não é boa. As pessoas precisam ter conhecimento das coisas, e aqui é legal para isso.”

Cíntia Juliana Bif
“Viemos somando, com artesanato e música, e é uma mobilização que devia ser
todo mês, por que traz as pessoas e é muito bonito.”

 

Carregar mais

Mapa de Editorias