Cultura

01/12/2018 16:59

8ª Marcha para Jesus será realizada neste sábado

Às 17 horas


Acontece em Balneário Arroio do Silva, neste sábado, dia 1º de dezembro, mais uma edição da Marcha para Jesus. O evento é realizado pelo Conselho de Ministros e Pastores do Extremo Sul Catarinense (Compesc) e envolve pastores de diversas igrejas, além de atrair um grande público adorador de Cristo.

Representantes do Compesc estiveram no gabinete do prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, para reforçar o convite ao chefe do poder executivo e ao secretário de administração e finanças, Felipe Keller.

A Marcha iniciará às 17 horas com saída do trevo da cidade e seguirá até a Praça Central, onde haverá uma programação especial preparada pelo grupo. Esta é a oitava edição da Marcha realizada no município.


28/11/2018 10:03

Programação do Natal Encantado inicia com show nacional

Em Jacinto Machado


 

O 2º Natal Encantado de Jacinto Machado promete ser um dos maiores eventos natalinos da região sul. Já na abertura, dia 1º de dezembro, sábado, sobem ao palco a dupla nacionalmente conhecida, João Neto & Frederico. O evento é gratuito e acontece na praça central da cidade.

Segundo o prefeito João Batista Mezzari, a Administração Municipal, se esforçou para realizar uma programação diferenciada, e está fazendo um investimento para que o Natal de Jacinto Machado seja referência na região, atraia visitantes e movimente a economia da cidade. “Esperamos um grande público para a abertura e também nas demais noites da programação”, completa Gaiola.

A decoração natalina iniciou pela Praça Capitão Jorge Tramontin e Rua Coberta,  mas irá abranger ainda a Praça da Igreja Matriz, Calçadão, prefeitura e entradas da cidade. “Toda a decoração foi planejada para encantar a todos que visitem Jacinto Machado até o final do ano”, conta a secretária de Administração Ana Klock.

A abertura oficial do evento, a partir das 20 horas, contará com a presença de autoridades e a apresentação da música oficial do Natal Encantado, cantada por Jhulia Varela & Junior Nazário. Na sequência vai acontecer o acender das luzes, trazendo todo o clima natalino à Praça Central. Em seguida haverá uma apresentação dos jovens cantores líricos, campeões do quadro “Quem Sabe Canta”, Programa Raul Gil, em 2017, Delazeri & Juan Pablo e do cantor lírico Kauê Mateus Bellettini.

A chegada do Papai Noel é um dos pontos altos do evento e terá um clima diferente este ano. Toda a magia no Natal será retratada através dos personagens natalinos, que farão um desfile para o público.

E para encerrar a noite do dia 1º de dezembro, sobe ao palco a dupla reconhecida nacionalmente, João Neto & Frederico.

A programação do Natal Encantado ainda terá o Natal Cultural e Feira de Sabores e Saberes, dia 8 de dezembro, e a noite de apresentações culturas e shows do Grupo Bond levada, dia 16 de dezembro e a programação do 2º Natal Encantado encerra dia 22 de dezembro, com o Natal Premiado da CDL e show com Grupo Sertanejo.

 

 Programação Completa:

 

Sábado, 1º de dezembro

20h – Abertura Oficial com a presença de autoridades e a apresentação da música oficial do Natal, cantada por Jhulia Varela & Junior Nazário

20h30min – Acender das luzes

20h40min –  Apresentação de dança dos alunos da EMEB Arizona

21h- Apresentação dos jovens tenores Delazeri & Juan Pablo e Kauê Mateus Bellettini

21h30min – Chegada do Papai Noel e entrega da chave da cidade pelo prefeito

22h- Show Nacional com a dupla JOÃO NETO & FREDERICO

 

Sábado, 8 de dezembro

14h – Natal Cultural no Calçadão e Feira de Saberes e Sabores

 

Domingo, 16 de dezembro

19h- Apresentações culturais

20h30min – Apresentação da Orquestra Municipal de Jacinto Machado

21h- Apresentação da Orquestra Essência do Louvor da Assembleia de Deus

21h30- Show com Banda Nova Geração

22h- Show com Bonde Levada

 

Sábado, 22 de dezembro (Natal Premiado CDL) – Trio CDL

20h30min- Sorteio prêmios do Natal Premiado CDL e show com Sanfonejo


25/11/2018 08:00

Salão paroquial começa reforma

Da paróquia Santo Antônio de Pádua


O salão paroquial da paróquia Santo Antônio de Pádua, é um gigante construído na década de 1980, ao lado da Igreja Matriz, no Centro de Sombrio. São mais de 1.500 metros quadrados que, neste momento, parecem ainda mais. Isso porque várias paredes internas, que separavam a cozinha e outras peças, foram desmanchadas para dar início a uma ampla reforma no prédio.

De acordo com o pároco, padre Antônio Mendes, cerca de 90% do imóvel passará por melhorias. Elas, porém, serão feitas em etapas. Neste primeiro momento, a obra se concentra na troca do piso e na construção de uma nova cozinha, churrasqueiras e outros espaços destinados a área de preparo e armazenagem de alimentos durante as festas. Padre Antônio explica que a cada ano, a vigilância sanitária exigia mudanças e medidas paliativas eram adotadas. Agora, tudo seguirá as orientações e normas legais para evitar transtornos. “Também queremos aproveitar melhor o espaço. A churrasqueira virá para mais perto da cozinha, e vamos fazer um ambiente amplo com armários adequados para guardar os utensílios”, disse o pároco.

Estas modificações devem estar prontas até maio de 2019, para que a festa do padroeiro Santo Antônio possa ser realizada no salão, que está interditado há vários meses. Para atender a orientação do Corpo de Bombeiros, será necessária ainda a modificação de uma escada localizada na lateral do edifício.

A obra teve início no dia 12 de novembro e nesta primeira fase está orçada em aproximadamente R$ 600 mil. Em março, o Caep (Comissão de Assuntos Econômicos Paroquiais) deve organizar uma rifa para arrecadar fundos. Em seguida, em junho, a própria festa aumenta o fluxo de caixa da igreja. A obra então deve prosseguir, incluindo a fachada do prédio, melhorando sua aparência. É preciso reconhecer que esteticamente o salão deixa a desejar. Com este planejamento, padre Antônio acredita que o salão continuará fechado para eventos durante todo o ano que vem, com exceção da festa do padroeiro.


23/11/2018 14:00

Morro Grande em Arte chega a sua 5ª edição

Exposição acontece, no Salão de Festas de São Bento


 

Acontece, no Salão de Festas de São Bento, em Morro Grande, desde a noite de terça-feira, dia 20, até sábado, dia 24, ao meio-dia, a exposição artística coletiva da 5ª Edição do projeto Morro Grande em Arte, com curadoria do professor Mikael Miziescki e seus alunos. Mikael ficou muito satisfeito com a participação dos alunos que foram visitar a exposição. “A participação deles foi incrível, ficaram muito atentos e encantados com as obras que viram”, disse.

O Projeto Morro Grande em Arte é uma iniciativa educacional, originada através de vivências artístico-culturais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Dário Crepaldi (Anos Iniciais e Finais) e da Escola de Educação Básica Ana Machado Dal Toé (Ensino Médio), nas aulas de Artes, mediadas pelo professor Mikael Miziescki, com parceria da professora Silvia Waterkemper.

Nesta quinta edição, a proposta dialoga ainda com preposições históricas, culturais e teórico-práticas da disciplina de Educação Física, traçadas em conjunto com o professor Reinaldo Borges. O projeto possui como objetivo principal, desconstruir estereótipos e oportunizar vivências relacionadas as diferentes linguagens artísticas, valorizando a cultura do Brasil, do estado de Santa Catarina e do município de Morro Grande, contemplando a história das artes, enquanto referencial teórico-prático, enaltecendo o processo criativo dos alunos na busca do refletir a disciplina de Artes, enquanto produtora de conhecimento. O Morro Grande em Arte, se constitui na relação de concepções pautadas nesses estudos, além da perspectiva de ampliação de repertório artístico-cultural e das diversas possibilidades relacionadas à experiência.

O projeto foi contemplado nesse ano, como um dos dez melhores do Brasil, através do prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita, Grupo Abril, Fundação Roberto Marinho, Grupo Globo e parceiros. A exposição passeia por múltiplas linguagens e técnicas artísticas, sendo resultado de uma pesquisa que se desenrolou durante o ano letivo de 2018, a luz de um referencial teórico desconstrutor. A exposição possui como alicerce a crítica, reflexão, memória, história, cultura e educação. A edição conta ainda, com inúmeras produções de artistas convidados.

 

Carregar mais

Mapa de Editorias