Cultura

19/10/2018 13:18

Paróquia de Turvo celebra 4º Cerco de Jericó

Cerco inicia neste domingo


A Paróquia Nossa Senhora da Oração, de Turvo, inicia neste domingo, dia 21, a quarta edição do Cerco de Jericó. Com o tema “Com a força do Espírito Santo e da oração, muralhas cairão” e lema “O Espírito do Senhor está sobre mim” (Lc 4,18), a semana de oração segue até sábado, 27. Todos os dias, haverá momentos de adoração e confissões, além de missas com bênçãos especiais, com a participação de diversos padres.

Dia 21 (domingo)
O Espírito, que está sobre nós, nos ensine a agradecer.
19h: Missa de abertura – Frei Zezinho – Pároco
Bênção: Todos que estiverem na Igreja

Dia 22 (segunda-feira)
O Espírito, que está sobre nós, nos ensine a rezar pelos doentes de corpo e alma.
06h30min: Missa
09h: Adoração
14h: Confissões
15h: Terço da Misericórdia
19h30min: Missa – Padre Antônio Vander – Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus – Içara
Bênção: Água

Dia 23 (terça-feira)
O Espírito, que está sobre nós, nos inspire as boas ações.
06h30min: Missa
09h: Adoração
14h: Confissões
15h: Terço da Misericórdia
19h30min: Missa – Padre Antônio Mendes – Paróquia Santo Antônio de Pádua – Sombrio
Bênção: Sal
Haverá coleta de alimentos

Dia 24 (quarta-feira)
O Espírito, que está sobre nós, nos ajude a viver e a rezar em família.
06h30min: Missa
09h: Adoração
14h: Confissões
15h: Terço da Misericórdia
19h30min: Missa – Frei Rinaldo Stecanela – São José dos Campos (SP)
Bênção: Terço

Dia 25 (quinta-feira)
O Espírito, que está sobre nós, nos ajude a viver o nosso batismo.
06h30min: Missa
09h: Adoração
14h: Confissões
15h: Terço da Misericórdia
19h30min: Missa – Frei Rinaldo Stecanela – São José dos Campos (SP)
Bênção: Vela

Dia 26 (sexta-feira)
O Espírito, que está sobre nós, nos ensine a perdoar e ser perdoados.
06h30min: Missa
09h: Adoração
14h: Confissões
15h: Terço da Misericórdia
19h30min: Missa – Frei Antônio Queiroz – Curitiba (PR)
Bênção: Cruz

Dia 27 (sábado)
Com a força do Espírito Santo e da oração, muralhas cairão.
06h30min: Missa
09h: Adoração
14h: Confissões
15h: Terço da Misericórdia
19h: Missa – Frei Antônio Queiroz – Curitiba (PR)
Bênção: Todos os que estiverem na igreja, água, sal, vela, cruz e óleo


19/10/2018 12:00

Voluntários e shopping se unem pela leitura

Em Sombrio


Oh! Bendito o que semeia/ livros à mão cheia e manda o povo pensar!
O livro, caindo n’alma é germe – que faz a palma,é chuva – que faz o mar!

Os versos de Castro Alves sobre o livro, embora escritos em 1870, continuam muito atuais. E apesar do avanço das tecnologias que parecem ameaçar ‘engolir’ a leitura, tem muita gente que não abre mão do livro impresso, o tradicional livro de papel. Algumas dessas pessoas se reuniram no último domingo para uma ação de incentivo à leitura, em parceria com o Sombrio Moda Shopping. O troca-troca de livros foi realizado junto a festa para comemorar o Dia das Crianças, e também para elas houve troca e doação de livrinhos infantis.

O grupo responsável pela atividade aderiu ao projeto Fome de Leitura, que já existe em algumas escolas, e organizou duas geladeiras para acomodar livros. Vários outros exemplares, adquiridos através de doação, foram espalhados por uma mesa e até em sofás. Muita gente se interessou e voltou para casa com livros, sem gastar nada.

Tatiane Célia Spidu e a filha Dhieniffer, moradoras do bairro Nova Brasília, estavam entre as que aproveitaram e aprovaram a iniciativa. A mãe confessa que passou a ler mais por inflência da filha, de 21 anos, que adora ler. “É um hábito que precisa ser incentivado e esta ideia é muito legal”, disseram as duas.

Madalena Ferreira Adão e João César dos Santos, o Galvão, estavam entre os voluntários que trabalharam no troca-troca. Os dois gostaram da experiência e apoiam sua repetição. “A leitura é uma porta para o conhecimento, é geradora de transformação”, enfatizou Galvão.

As geladeiras permaneceram no shopping cheias de livros para troca. A intenção é que as pessoas levem livros, coloquem nelas, e pegue outros que queiram ler. “Pensamos em manter o projeto permanente, incentivando as pessoas a lerem e a partilharem livros”, explica o assessor de comunicação e marketing do Sombrio Moda Shopping, Valdinei Nichele.

 

Ler para mim é   

 

“É uma frase óbvia, mas verdadeira: ler é viajar sem sair de casa, te distraí, tira do lugar comim e ainda ajuda a esquecer os problemas”

Taís e Thalita Coelho

 

“Leitura é tudo. Adoro ler e incentivo muito os meus filhos. Dois deles são leitores assíduos, a leitura só nos faz bem”

Jaqueline Chiamenti


01/10/2018 08:00

Paróquia organiza casamento comunitário

Em Sombrio


Os casais mais velhos, como dona Maria das Graças Fermiano Silveira, de 65 anos, e seu Antônio de Oliveira, 73, usaram roupas novas e bonitas, mas não as tradicionais de casamento. Já os mais jovens, como Fabiana Estevam dos Santos, 19, e Rangel de Oliveira Fregulia, de 22 anos, estavam vestido à caráter. Ela com o vestido branco longo e o véu, e ele de terno. Junto com outros seis pares, eles eram noivos do casamento comunitário organizado pela paróquia São João Paulo II, de Sombrio.

Dona Maria das Graças e seu Antônio eram viúvos, moram no bairro Januária, estão juntos há um ano e entraram na igreja tendo como daminha uma neta dela. Fabiana e Rangel ‘juntaram as escovas de dente’ há cinco meses. Eles estavam acompanhados por parentes e amigos para sacramentar a união na Igreja. Outros casais percorreram o tapete vermelho até o altar acompanhados pelos filhos, que tiveram o provilégio de testemunhar a união religiosa dos pais.

A paróquia incentiva o casamento religioso entre os seus fiéis, e o ato comunitário é uma forma de ajudar quem deixa de casar por motivos econômicos ou por falta de um empurrãozinho. A maioria, porém, alega dificuldade financeira para não realizar a cerimônia.

Para o padre Jonas Emerim, pároco da São João II, o matrimônio pode acontecer independente de tudo isso. “A graça do casamento é de graça”, defende. Na celebração na tarde do último sábado, quando os oito casais disseram o sim, o padre falou do amor que se torna sacramento. “Os casais formam uma aliança diante de Deus”, disse.

Os casais receberam a igreja decorada para a cerimônia, mas não tiveram um coquetel conjunto após a celebração, por opção própria. Eles preferiram fazer suas celebrações individuais para comemorar a bênção que se derramou sobre eles aos olhos de Deus.


26/09/2018 12:00

Testemunhas de Jeová fazem congresso

Em Criciúma


A personagem bíblica Jonas estará em evidência durante o encontro deste fim de semana das Testemunhas de Jeová. O profeta foi tema de um filme chamado Jonas – Uma lição de coragem e compaixão, que será exibido na tarde de domingo, dia 30, com entrada gratuita. A história é bastante adequada ao Congresso Tenha Coragem, como foi batizado.

O evento começa na sexta-feira, dia 28, e segue até domingo, no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Valmir Orsi, em Criciúma.

Nesses três dias, os participantes vão assistir palestras e entrevistas, que mostrarão, de acordo com os organizadores, maneiras práticas de mostrar coragem ao lidar com os problemas atuais e os do futuro. As mensagens também serão divulgadas por áudio e vídeo, com relatos de pessoas reais, e lições dadas inclusive por animais, sobre a coragem, além de discursos e pregação bíblica.

O congresso Tenha Coragem é aberto a todo membros da religião Testemunha de Jeová, assim como a simpatizantes. A organização ressalta que em nenhum momento é feita qualquer coleta de dinheiro.

Carregar mais

Mapa de Editorias