Cultura

24/08/2017 06:00

Encontro reunirá 47 seminaristas diocesanos em Caravaggio


De 25 a 27 de agosto, a comunidade de Caravaggio, em Nova Veneza, acolhe o Encontro dos Seminaristas da Diocese de Criciúma. A atividade, promovida anualmente, sempre nesta época, reúne os 47 seminaristas diocesanos dos seminários Menor, Propedêutico, Filosófico e Teológico. O encontro contará com a presença dos padres formadores José Aires de Souza Pereira e Aguinaldo Zucchinali, (Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Nova Veneza), Antônio Marcos Machado Madeira (Seminário Filosófico de Santa Catarina – Brusque) e Oscar Paulo Pietsch (Seminário Teológico Bom Pastor – Florianópolis).

O encontro inicia às 17h de sexta, 25, com a acolhida dos seminaristas no Seminário, seguida pela celebração da missa, às 19h30min, no Santuário. O sábado, 26, contará com momentos de palestra, oração, animação e lazer. “É um encontro de convivência e de espiritualidade, um momento para a formação e integração dos nossos seminaristas. A temática proposta no sábado pela manhã será a espiritualidade mariana. Nós convidamos o Frei Marcos Huk (OSM) para falar sobre a importância de Maria na vida do vocacionado”, relata padre José Aires Pereira. Outros dois momentos importantes de sábado serão a reza do terço, às 17h, e a missa, às 19h, no Santuário. “À noite, teremos a celebração das ordens menores, que é o Acolitato e o Leitorato de 13 seminaristas de Teologia. A missa será presidida pelo bispo Dom Jacinto”, acrescenta padre Aires.

Dos 47 seminaristas diocesanos, três são do seminário Menor, 10 do Propedêutico, 15 do seminário de Filosofia e 19 de Teologia. No domingo, 27, eles encerram seu encontro com a participação na Caminhada Vocacional Diocesana, que terá início às 08h, na rótula de acesso a Rio Maina, até o Santuário de Caravaggio, culminando com a missa e o almoço de confraternização.


20/08/2017 00:00

Imagens da natureza brasileira podem concorrer à premiação exclusiva

Concurso irá premiar a melhor foto, feita por fotógrafos amadores ou profissionais, de áreas protegidas brasileiras


Estão abertas as inscrições para o Concurso Fotográfico Wikiparques 2017. Até o dia 3 de setembro, fotógrafos profissionais e amadores que enviarem seus “cliques” de áreas protegidas brasileiras – como parques, unidades de conservação e corredores ecológicos -, estarão disputando um prêmio exclusivo.

Para concorrer, os registros devem ser inscritos no site do WikiParques – plataforma colaborativa que disponibiliza informações gratuitas sobre as áreas protegidas do país – e serão julgados por uma banca formada por representantes da plataforma, jornalistas do portal ambiental “O Eco”, e também por fotógrafos convidados.

“O concurso é uma forma de ampliar os conhecimentos sobre os parques nacionais e as unidades de conservação e ainda destacar as belezas naturais brasileiras”, relata Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, uma das instituições criadoras do WikiParques.

O fotógrafo vencedor receberá como prêmio um livro sobre meio ambiente e terá suas fotos divulgadas com destaque no blog e nas mídias sociais do Wikiparques. No último ano (2016), o concurso recebeu mais de 900 fotos inscritas por cerca de 200 participantes.

Mais informações sobre o Concurso neste link.


16/08/2017 11:01

Exposição de antigos segue até o fim de semana


‘Relíquias da Nossa História’ é o título da exposição que atraiu centenas de pessoas ao Sombrio Moda Shopping no último fim de semana. Veículos raros e antigos, considerados verdadeiras relíquias, estão dispostos nos corredores do empreendimento, disponíveis para visitação de admiradores e saudosistas de quando automóveis eram como obras de arte.

Os veículos das marcas Chevrolet e Ford integram a coleção do empresário araranguaense Alverí de Sá, cedidos ao Sombrio Moda Shopping como forma de proporcionar à população regional a oportunidade de conhecer ou mesmo relembrar de como foi se desenvolvendo o transporte ao longo do século passado. “Segundo nos contou o proprietário, modelos como estes eram comumente vistos aqui na região, sendo utilizados como veículos da família ou mesmo de trabalho. Como um exemplo bastante contundente temos a pick-up Ford de 1947, que era vista aqui mesmo em Sombrio, como veículo de trabalho de uma família bastante conhecida”, destaca o responsável pelo departamento de marketing do Sombrio Moda Shopping, Valdinei Nichele.

Já em sua terceira exposição deste ano – Plantas Ornamentais em março, fotográfica do curso de Designe de Moda Unesc/Senai em maio e a atual, de automóveis -, a administração do Sombrio Moda Shopping busca proporcionar aos seus clientes diferentes formas de entretenimento cultural, além de seus eventos frequentes, que também fazem referências à cultura regional. “Temos o entendimento de que somos mais que um centro comercial. Temos um papel relevante na economia municipal e regional; nós, colaboradores, representamos mais de cem famílias de Sombrio e região; estamos integrados à comunidade e nada mais justo do que darmos essa contribuição cultural a todos que tenham interesse em participar de nossas atividades”, destacou o presidente da associação que administra o Sombrio Moda Shopping, Luciano Martins.

Segundo Luciano, novidades já estão sendo planejadas para setembro, mês de aniversário do Sombrio Moda Shopping. Já a exposição ‘Relíquias da Nossa História’ fica até dia 20, próximo domingo, dando a oportunidade a todos que ainda não puderam ver de perto os veículos que datam da primeira metade do século passado.

 


12/08/2017 12:00

Lançamentos tão especiais quantos seu pai

Leve seu herói para assistir um desses grandes sucessos


Valerian – A cidade dos mil planetas

Século XXVIII. Valérian (Dane DeHaan) é um agente viajante do tempo e do espaço que luta ao lado da parceira Laureline (Cara Delevingne), por quem é apaixonado, em defesa da Terra e seus planetas aliados, continuamente atacados por bandidos intergaláticos. Quando chegam no planeta Alpha, eles precisarão acabar com uma operação comandada por grandes forças que deseja destruir os sonhos e as vidas dos dezessete milhões de habitantes do planeta.

 

Malasartes e o duelo com a morte

Pedro Malasartes (Jesuíta Barbosa) é um malandro que, por mais que seja apaixonado por Áurea (Ísis Valverde), não resiste a um rabo de saia. Devendo muito dinheiro a Próspero (Milhem Cortaz), irmão de sua amada, Malasartes precisa escapar dele ao mesmo tempo em que prega peças, sempre usando a inteligência, de forma a conseguir alguns trocados. Só que seu padrinho, a Morte (Julio Andrade) em pessoa, tem outros planos para ele.

 

O Reino Gelado – Fogo e gelo

O raro talento de se meter em problemas é o legado da família de Kai e Gerda. O que mais você poderia esperar de quem foi criado em montanhas nevadas por trolls? Crescidos, os irmãos se metem em um desastre de proporções globais, tudo para encontrar seus pais que estão desaparecidos após serem levados pelo Vento do Norte.

 

Diário de um banana: Caindo na Estrada

Greg (Jason Drucker) convence sua família a embarcar numa viagem para ir ao aniversário de 90 anos de sua avó. Mas, na verdade, o que ele realmente quer é assistir a uma convenção de gamers. Sem surpresas, as coisas não vão de acordo com o planejado e as palhaçadas da família Heffley começam a acontecer.

Carregar mais

Mapa de Editorias