Cultura

09/12/2017 12:00

O que é novidade nos cinemas


Extraordinário

Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.

 

Perfeita é a mãe 2

Sobrecarregadas pelas exigências natalinas, Amy (Mila Kunis), Kiki (Kristen Bell) e Carla (Kathryn Hahn) são surpreendidas por inesperadas visitas de suas respectivas mães dias antes do 25 de dezembro. Cada qual à sua maneira, Ruth (Christine Baranski), Sandy (Cheryl Hines) e Isis (Susan Sarandon) abalam emocionalmente as herdeiras e deixam a naturalmente estressante época ainda mais difícil, induzindo novos atos de rebeldia por parte das imperfeitas mamães.

 

Altas Expectativas

Décio (Gigante Léo), um treinador que trabalha no Jockey Club Brasileiro, se apaixona à primeira vista por Lena (Camila Márdila), uma jovem que recebeu como herança um empreendimento endividado no clube. Tímido, ele não tem coragem de se declarar, mas acaba sendo convencido por amigos a se aproximar pelo humor, fazendo a melancólica moça aprender a sorrir.

 

Apenas um Garoto em Nova York

O jovem Thomas (Callum Turner) descobre que seu pai (Pierce Brosnan) está tendo um caso fora do casamento. Inicialmente ele até tenta impedir que essa situação continue, mas por fim acaba também se envolvendo com Johanna (Kate Beckinsale), a sedutora amante.


30/11/2017 14:00

Grupo Pacheco é premiado nacionalmente


O Grupo Folclórico sombriense Pacheco, formado por membros da família que leva o mesmo sobrenome, foi premiado nacionalmente na 5ª edição do Prêmio Culturas Populares, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, entre mais de 2,8 mil iniciativas de mestres, grupos/comunidades e instituições privadas que mantém vivo o patrimônio da cultura popular do país.

O grupo sombriense, que realiza ações de Cantoria, Terno de Reis e Boi de Mamão, ficou em 69º lugar em sua categoria, dentre 500 premiados e recebeu R$ 10.000,00, que será utilizado na sua manutenção, renovação de figurino e materiais.

O objetivo do Prêmio Leandro Gomes de Barros é estimular uma das nossas maiores riquezas, a cultura feita pelo povo do Brasil e este ano foi quebrado o recorde de inscrições com 2.862 projetos.

“A inscrição foi feita pela Casa da Cultura, assim como o projeto que foi muito bem fundamentado e por isso essa premiação foi conquistada. Poucos no sul do país receberam esse prêmio e estar entre eles nos deixa muito feliz como município e como promotores de nossa cultura, como somos”, comemora a gerente municipal de Cultura, Rosângela Garcia Margute.

O responsável e violeiro do grupo, Darci Rodrigues, não escondeu a empolgação pelo resultado. “Ficamos surpresos, a gente nunca ganha nada. Já vínhamos lutando e correndo atrás disso há 3 anos. Quando a Zan me ligou, ficamos emocionados. Depois de tanto tempo, chegou a hora da recompensa”, celebra. E o destino do prêmio já foi definido. “Vamos reformar o figurino e comprar alguns instrumentos que precisamos. A gente toca em outros locais e só com gaita e violão é mais difícil. Nós representamos nosso município, e é isso que queremos”, concluiu. Os Pacheco ainda não sabem como vão receber o prêmio e nem o local, mas a festa já está garantida.


29/11/2017 14:01

Papai Noel da CDL chega dia 8


A chegada do Papai Noel do Natal Encantado promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sombrio está marcada para o dia 8, sexta-feira da próxima semana, às 20 horas, no Calçadão. Neste dia será dada a largada para a programação natalina, organizada em parceria com a Casa da Cultura.

Na segunda-feira, Fernando Dalla Vechia de Souza e Paloma Corvalan, da diretoria da CDL, se reuniram com a gerente de Cultura do município Rosângela Garcia Marguti, para discutir os últimos detalhes das atrações e verificar a decoração que até o dia 8 será posta na rua.

A Casa da Cultura apresenta na chegada do bom velhinho, o seu grupo Som, Voz e Harmonia, formado por jovens músicos e cantoras. Para as crianças, durante à tarde será armado um pequeno parque com brinquedos infláveis, além de distribuição de brinquedos e sorvetes. Também neste dia, começa a valer o concurso que vai escolher as três vitrines de lojas e três fachadas de casas mais enfeitadas. “É uma forma de incentivar a população a tornar a cidade mais receptiva ao clima de Natal”, diz Fernando.

A participação da Casa da Cultura se estende ainda ao dia 13, com apresentações de alunos das escolas municipais e ao dia 15, com o circuito cultural, que vai levar várias cantorias e atividades desenvolvidas ao mesmo tempo ao centro da cidade. No dia 23 tem o Rock na Praça e a CDL prepara outras atrações, que logo serão anunciadas.

 


29/11/2017 10:00

Educação realiza Mostra Cultural das escolas


O Centro Multiuso de Sombrio, no bairro Parque das Avenidas, recebeu na noite de segunda-feira, a I Mostra Cultural das Escolas da Rede Municipal de Educação, com apresentações de danças preparadas por professores de oficinas de dança e que contou também com participação do grupo de dança do Ceac.

O objetivo, de acordo com a secretária municipal de Educação, Graziela Caetano, é levar temas de livros e de aulas realizadas durante o ano para outro formato, aumentando o aprendizado e a cultura das crianças em forma de dança.

“Todo o aprendizado do ano, se feito apenas dentro da sala de aula com conteúdo no quadro e explicações maçantes fica cansativo. Por isso a Secretaria de Educação quer fazer atividades em diversos formatos. A Mostra Cultural é uma maneira de divertir as crianças ensinando e de elas aprenderem se divertindo”, explica Grazi.

No palco móvel, montado no próprio dia, as crianças mostravam aos pais presentes, diretores e professores, postados no tablado, também móvel e montado junto do palco, desenvoltura nos mais variados ritmos, arrancando suspiros de afeto para os menores, risadas, aplausos e surpresas com os maiores.

“Nosso centro Multiuso tem sido muito bem utilizado pelos cidadãos. No dia a dia tem jogadores de basquete, futebol, vôlei e futevôlei sempre por aqui, faça chuva ou faça sol, já que essa cobertura protege todo mundo. Na semana passada vimos uma movimentação intensa graças ao Jerva e agora já iniciamos a semana com amostra cultural na segunda-feira e formatura do Proerd na terça”, comenta o prefeito Zênio Cardoso, que completa: “e esse evento da educação é o que peço sempre às nossas secretarias, que tenham criatividade e realizem atividades sempre, para que a população participe cada vez mais de nossas ações.”

 

Carregar mais

Mapa de Editorias