Emprego

04/12/2017 08:00

Workshop sobre orientação profissional é realizado no Arroio


O Sine de Balneário Arroio do Silva buscou parceria com o Senac de Araranguá e oportunizou um workshop sobre elaboração de currículo e orientação profissional. A capacitação aconteceu no auditório da saúde e reuniu dezenas de pessoas interessadas.

Durante a tarde foram repassadas dicas importantes e que fazem a diferença para quem tem o interesse em entrar no mercado de trabalho. As dicas e as orientações foram repassadas pelo coordenador do Senac de Araranguá, Aislan Hainzenreder.

Em Arroio do Silva o Sine fica localizado na lateral da prefeitura e oferece diversos serviços, entre eles: seguro desemprego, procura de vagas e cadastramento dos trabalhadores. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3526 1535.

 


22/09/2017 05:57

Santa Catarina é o segundo estado no ranking da geração de emprego em agosto


Com um saldo de 6,1 mil vagas criadas com carteira assinada, Santa Catarina ficou em segundo lugar no ranking da geração de emprego em agosto, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados na tarde desta quinta-feira, 21.

“São números que mostram a retomada da economia. Santa Catarina foi o último Estado a entrar na crise e está sendo o primeiro a sair. São mais de 6 mil catarinenses que passaram a ter carteira assinada, conquistando a independência pelo trabalho. Está valendo a pena lutar”, comemorou o governador Raimundo Colombo.

O saldo catarinense ficou atrás apenas do resultado de São Paulo, que registrou 17,3 mil novas vagas. Em todo o país, o saldo foi de 35,5 mil postos de trabalho gerados com carteira assinada. Os números não consideram ajustes sazonais.

O saldo líquido catarinense de 6.130 vagas em agosto é resultado do registro de 80.420 admitidos contra 74.290 desligamentos. Entre os resultados por setores, destacaram-se a indústria de transformação (2.718 vagas), serviços (1.525), comércio (1.062) e construção civil (845). Entre os municípios, os melhores desempenhos do mês foram de Joinville (1.483), Blumenau (531) e Chapecó (466).

Os resultados de agosto demonstram também uma significativa melhora em relação aos anos anteriores. Em agosto de 2016 a geração foi de 3.014 vagas, menos da metade do resultado de agora, e em agosto de 2015 o desempenhou foi negativo, com saldo de -6.925 vagas.

No acumulado deste ano, considerando o resultado de agosto, o saldo catarinense foi de 27.441 vagas nos oito meses, também confirmando uma evolução expressiva em relação ao ano anterior. Nos primeiros oito meses de 2016, o saldo era de -10.481.

Considerando os últimos 12 meses (entre setembro de 2016 a agosto de 2017), o resultado catarinense continua positivo, com um saldo de 4,9 mil postos com carteira assinada.


13/08/2017 18:00

Pais buscam trabalhos mais flexíveis para ficar com família

Workana aponta que atividade freelance cresceu mais de 181% em 2016 e cerca de 47% dos usuários têm filhos


Trabalhar de casa costuma ser uma opção vantajosa para pais profissionais que, no Brasil, têm apenas 5 dias de licença paternidade – em sua maioria – e buscam uma boa alternativa para ficar mais tempo com a família, sendo uma delas iniciar uma atividade como freelancer. De acordo com a Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, a atividade cresceu mais de 181% em 2016 e 47% dos freelancers cadastrados no Brasil têm filhos.

Um deles é Raul Galvão, publicitário que atua como freelance há dois anos. Ele conta que a atividade é uma boa aliada, já que comemora em 2017 seu primeiro Dia dos Pais. “Meu filho nasceu há três meses e, com o dia a dia corrido do trabalho, ser freelancer me ajuda ter flexibilidade de horários. Assim, consigo trabalhar e ter mais tempo com a minha família”, conta Raul.

Segundo o levantamento realizado pela Workana, 34% dos pais contam com ajuda externa para cuidar dos filhos. Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana, aponta que o perfil dos pais vem mudando e refletindo essa transformação no mercado de trabalho. “Cada vez mais temos pais que sentem a necessidade de cuidar dos filhos e dividir igualmente as tarefas com a mulher. Isso se alia à busca dos profissionais pela harmonia entre vida profissional e pessoal e tem um efeito muito positivo, já que um pai que participa mais em casa proporciona mais liberdade para que a mãe também siga com sua carreira profissional”, explica Bracciaforte.

O cofundador da plataforma aponta que essa busca por um trabalho mais flexível colabora para o crescimento da atividade freelance e proporciona aos profissionais novas oportunidades. Dentre os usuários da Workana, cerca de 60% trabalham como freelancer em tempo integral, sem conciliar com outro emprego.

A Workana tem à disposição profissionais de toda a América Latina para desenvolver projetos das mais variadas categorias, além de oferecer oportunidades para profissionais freelancers. Para encontrar, basta acessar o site www.workana.com.

Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com quatro anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 250 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 500 mil freelancers cadastrados.


04/07/2017 08:00

Sine Fácil encaminha mais de 11 mil trabalhadores a vagas de emprego

Aplicativo mobile, que pode ser baixado em celulares e tablets, já ultrapassou a marca de 168 mil downloads em seu primeiro mês de funcionamento


O Sine Fácil já encaminhou 11.050 pessoas a vagas de emprego até esta quinta (22). Lançado no dia 23 de maio pelo Ministério do Trabalho, o aplicativo mobile já alcançou a marca de 168.146 downloads no primeiro mês de funcionamento.

“Os números apresentados no balanço do primeiro mês de funcionamento mostram que os trabalhadores estão se interessando pelas oportunidades oferecidas pelas empresas por meio do aplicativo Sine Fácil. Estamos otimistas que esses resultados devem melhorar e teremos ainda mais candidatos encaminhados às vagas de emprego”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O estado de São Paulo é campeão no número de encaminhamentos (3.352), seguido de Paraná (1.544) e Bahia (963).

 

Os 10 estados que mais encaminharam para vagas no Sine Fácil
Estados Encaminhamentos
São Paulo 3.352
Paraná 1.544
Bahia 963
Ceará 902
Goiás 746
Minas Gerais 625
Pernambuco 604
Mato Grosso do Sul 410
Rio Grande do Sul 317
Rio de Janeiro 294

 

O Sine Fácil pode ser instalado em celulares e tablets (primeiramente Android e futuramente para iOS), permitindo que as pessoas acessem vagas de emprego, busquem informações sobre Abono Salarial, acompanhem os pagamentos de parcelas do Seguro-Desemprego e visualizem os vínculos empregatícios.

Para utilizar o aplicativo pela primeira vez, o trabalhador precisa de um código de acesso (QR Code), que é fornecido em qualquer unidade do Sine, nas agências próprias do Ministério do Trabalho ou então pelo site Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) – caso o trabalhador tenha sido atendido no Sine em algum momento e já tenha cadastro na rede.

Com o acesso liberado, o trabalhador pode consultar as cerca de 50 mil vagas diárias, de todo o país, que o Sine disponibiliza no aplicativo. A inserção das vagas pode ser acompanhada em tempo real. Com o uso do aplicativo pelos trabalhadores, as filas dos postos do Sine serão reduzidas, desafogando o atendimento, já que os cadastrados no sistema são alcançados via internet, com a possibilidade de acesso em qualquer hora e em qualquer lugar.
SINE FÁCIL – APLICATIVO MOBILE

O QUE É?

O “Sine Fácil” é um aplicativo mobile, disponível para dispositivos Android e futuramente será disponibilizado para dispositivos iOS.

VANTAGENS

– O trabalhador tem acesso às vagas de emprego de acordo com o seu perfil profissional, sem precisar ir até um posto de atendimento do Sine;

– O trabalhador pode agendar entrevistas diretamente com o empregador;

– É possível receber pelo aplicativo as notificações sobre Seguro-Desemprego e demais comunicados do Ministério do Trabalho;

– Acesso às informações do Abono Salarial;

– Acesso ao histórico de vínculos empregatícios que podem auxiliar nas informações para o saque do FGTS.

 

PORTAL EMPREGA BRASIL

O Emprega Brasil é um portal com o conceito de autosserviços, que aproxima os cidadãos dos serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine). É uma nova versão do Portal Mais Emprego.

Endereço: https://empregabrasil.mte.gov.br/

 

Carregar mais

Mapa de Editorias