Especial

11/12/2017 12:00

Família conscientiza sobre câncer em caminhada


Tudo o que Gislaine Piovezan e a família querem é lembrar com carinho do filho, Danton, e conscientizar sobre os sintomas do câncer infantil. O menino faleceu em julho deste ano por causa da doença, e a força da mãe é tamanha, que ela decidiu caminhar para chamar a atenção de outras famílias. Na tarde quente de sábado, ela, o marido, o filho mais velho, familiares e amigos participaram da primeira Caminhada Pela Conscientização do Câncer Infantil. Cerca de 30 pessoas percorreram alguns quilômetros entre os bairros Sanga da Toca (Araranguá) e Guarita (Sombrio), com camisetas e faixa para alertar sobre a doença. “A ideia inicial era fazer um pedal, passear com as crianças. Mas muita gente queria participar também e não podia vir de bicicleta. Então fizemos uma caminhada e abrimos para mais pessoas”, comentou ela. A caminhada inicialmente aconteceria na Semana do Câncer Infantil, de 20 a 25 de novembro. Porém, a Casa Guido, em Criciúma, instituição que ajuda crianças e adolescentes com câncer e que atendeu o menino sombriense, estava em campanha na cidade carbonífera, de modo que Gislaine queria incluir a casa, e decidiu esperar. “A intenção é conscientizar sobre os sintomas, que podem confundir com outras doenças. Queremos chamar atenção de pais e médicos, que todos vejam, porque o diagnóstico precoce salva vidas”, declara. O ponto de chegada foi na floricultura Arte Flores, onde quem percorreu o trajeto pela margem da BR-101 pôde se hidratar e ainda ganhou um delicioso café. Para Maria José Silveira Martins, uma das donas do estabelecimento e que ajuda a Guido frequentemente, receber quem fez parte da caminhada foi gratificante. “Eu fiquei até emocionada, de ver tanta gente chegando. Muito bonito. E a gente acompanhou tudo, sabe da história. Então, ajudar, é muito válido”, declarou. A Casa Guido esteve no local com um carro de apoio aos participantes e muita disposição. “Nos alegra esse tipo de atitude. Primeiro pela parte emocional, porque quem começou a organizar tudo foi a Gislaine, que para nós é uma das mães enlutadas, de um paciente que foi mais que especial para nós. Além disso, a Guido está em Criciúma e as pessoas acham que a instituição é de lá, sem saber que a casa atende pacientes de toda a região. Essa divulgação também é importante”, comenta Maíra Sartor, do setor de marketing da instituição. Para Gislaine, o momento foi de emoção. “Ele deve estar aqui hoje, feliz pelas pessoas estarem aqui, parentes e amigos. Estou muito feliz”, diz, planejando já uma nova ação. A história de Danton, que viveu até os seis anos, mobilizou muita gente, e se depender da mãe do menino, ainda vai mobilizar muito mais.


08/12/2017 16:00

Crianças ganham presentes de servidores municipais


Uma campanha, idealizada pelos facilitadores do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), presenteou as 84 crianças acolhidas pelo serviço. A equipe do SCFV, antigo Peti, visitou no último mês os órgãos municipais com cartinhas escritas pelas crianças, e os servidores interessados, de forma espontânea, escolheram se tornar padrinhos e presentear uma das crianças, em alusão ao Natal.

A entrega dos presentes foi feita durante esta quinta-feira, na sede do poder executivo, e contou com a presença dos servidores e do prefeito Arlindo Rocha, que parabenizou a ação. “Este é um trabalho muito bonito, de solidariedade e amor para com as crianças. Gostaria de parabenizar esta ação que faz tantas crianças felizes, por ganharem um presente, aproveito e desejo a todos um natal de muita paz e amor nos lares de cada maracajense”.

As crianças além de serem presenteadas, visitaram a sede do paço municipal e foram até o gabinete do prefeito. Ana Clara da Rosa, adorou o presente. “Eu ganhei um kit de maquiagem e fiquei muito feliz, dei um abraço bem forte em quem me presenteou, foi tudo muito legal”.

 

 


08/12/2017 14:00

Chegada do Papai Noel terá programação especial


O município de Balneário Arroio do Silva se prepara para a chegada do Papai e da Mamãe Noel. O casal de bons velhinhos chega na próxima semana e, para recepcioná-lo junto com a comunidade, uma programação especial foi organizada.

O evento será realizado no dia 15 de dezembro (sexta-feira). Enquanto o Papai e a Mamãe Noel percorrem as comunidades, na Praça Central haverá apresentações iniciando com a fanfarra municipal. Na sequência haverá a participação da Associação Coral, Apae, Centros de Educação Infantil, Escola Núcleo Artístico Brillinger, Grupo de Idosos, Escola Jaira Vieira Borges, Cras, Terno de Reis e a apresentação especial das Janelas Cantantes do grupo de teatro JAC.

A Administração Municipal, através da secretaria de educação e secretaria de desenvolvimento social, está organizando o evento. O Papai e a Mamãe Noel devem chegar no Centro por volta das 20h. Toda a comunidade está convidada a participar e prestigiar a noite natalina.


08/12/2017 12:00

Papai Noel chega a cidade hoje


A Programação de Natal de Sombrio, realizada pela Câmara Municipal de Dirigentes Lojistas, com apoio da Prefeitura Municipal, através do departamento Municipal de Cultura, tem hoje o início oficial de suas atividades com a chegada do Papai Noel, às 19h, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua.

O bom velhinho será recepcionado pela diretoria da entidade e pela vice prefeita Gislaine Cunha, que o entregará a chave da cidade, como é tradicional e marca o início das festividades, com a liberdade dada ao maior símbolo comercial do Natal em todo o mundo, para andar pelo município distribuindo doces e tirando fotos com os cidadãos, especialmente as crianças.

A chegada do Papai Noel será acompanhada de apresentações culturais, como a do Projeto Som, Voz e Harmonia, da Casa da Cultura de Sombrio, que fará a animação do evento com músicas temáticas.

“Nosso projeto ensaia o ano inteiro, faz diversas apresentações e está muito lindo, cada vez mais capaz de realizar grandes shows. Vale a pena ir até a igreja e ver o talento destes meninos e meninas, sob o comando do professor Marcelo Farias. Eles emocionam, encantam e animam a todos”, comenta a gerente municipal de Cultura, Rosângela Garcia Margute.

Deste dia 8 até o dia 24, véspera de Natal, a CDL e a prefeitura realizam diversas atividades no Centro da Cidade, movimentando de forma cultural e com premiações aos consumidores.

“Esperamos todos hoje lá para recepcionar nosso Papai Noel e iniciar as festividades para mais um lindo Natal em Sombrio”, salienta Rosângela.

Carregar mais

Mapa de Editorias