Especial

22/08/2017 06:00

Trabalhos das Apaes são expostos


O Setor de Educação Especial da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá convida a população para prestigiar a exposição com trabalhos desenvolvidos pelos alunos das 12 Apaes da região do extremo-sul, no hall do Center Shopping em Araranguá.

 A mostra pode ser conferida até a próxima segunda-feira, e acontece em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano traz como tema ‘Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações’. 

Os trabalhos, que na sua maioria utilizam materiais recicláveis, impressionam pela beleza e criatividade. “Vale a pena conferir e prestigiar a exposição, que está simplesmente linda. Quero parabenizar professores e alunos das Apaes de toda a região pela dedicação e superação de limites, que resultaram em trabalhos maravilhosos”, disse a gerente regional de educação, Celina Hobold da Rosa.

 As 12 Apaes juntas atendem cerca de 900 alunos especiais. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla busca quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos, para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida.


19/08/2017 00:00

5 elementos para criar uma decoração escandinava


Basta passar um tempo visualizando o feed do Instagram ou Pinterest para se deparar com apartamentos e lofts de decoração estilo escandinavo. Essa é a nova tendência que vem dominando as redes sociais e fazendo a cabeça dos designers mundo afora e também no Brasil.

A nova onda de decoração foi introduzida, primeiramente, no século XX em uma região no norte da Europa conhecida como Escandinávia, que engloba países como Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. O estilo foi criado a partir de características dos artesanatos regionais e paisagens dessas regiões, e entrega uma mistura de tradicional com o moderno, criando um ambiente realmente diferenciado.

Débora Âlcantara, uma das integrantes do blog de empreendedorismo digital Tudo Orna, criado por ela e suas irmãs Julia e Bárbara Alcântara em 2010, foi uma das blogueiras precursoras do estilo nas redes sociais, e hoje divide fotos do local no Instagram, o @apartamento.33, que conta atualmente com quase 175 mil seguidores. O perfil é o primeiro Instagram de reforma e decoração nórdica do Brasil.

 

A digital influencer escolheu todas as cores e objetos com a ajuda de seu marido Fernando e dividiu o diário de reforma do local em sua conta do Tudo Orna, no Youtube. De olho na rotina do casal, a Electrolux reuniu essas dicas valiosas para quem pretende iniciar uma decoração seguindo essa linha e conseguir o apartamento dos sonhos:

1)      Abuse das cores neutras – A simplicidade é uma das características principais da decoração escandinava/nórdica e devem criar um ambiente leve, calmo e agradável. No nosso apartamento optamos por utilizar os tons de branco e cinza. Nosso quarto, por exemplo, foi pintado à mão imitando cimento queimado, já a sala é branca com algumas paredes que possuem revestimento de madeira branca. Nos banheiros e na cozinha optamos por azulejos metrowhite para passar um ar mais vintage.

 

2)     Utilize elementos que passem a impressão que você acabou de mudar – O estilo escandinavo também possui alguns traços que podem ser confundidos com o industrial. Um deles é a impressão de um acabamento inacabado, digamos assim. Por isso, optamos por colocar uma lâmpada pendurada com fios aparentes em nosso quarto e sala, que dão esse ar ao ambiente;

 

3)    Use elementos naturais – Esse item combina bastante com a paisagem nórdica e optamos por levar plantas para dentro de casa, que dão vida e um charme todo especial na décor;

 

4)    Revestimentos de madeira – Além das paredes da sala em madeira branca, optamos por utilizar vigas de madeira marrom no teto do ambiente, pois passam o ar de profundidade para o nosso apê, que é um pouco mais compacto. Os elementos de madeira também estão presentes em armários no nosso banheiro.

 

5)     Misture detalhes vintage e modernos – Não esquecendo que o estilo escandinavo se baseia em misturar elementos contemporâneos e clássicos, apostamos em um espelho com recorte diferenciado no banheiro, uma frase em néon no quarto do casal e quadros mais modernos espalhados pela casa;

 

6)    Invista em eletrodomésticos que combinem com o ambiente –  Nossa cozinha e lavanderia foram totalmente integradas com a sala social e de estar, e, por esse motivo, não abrimos mão de inserir eletrodomésticos que tivessem a ver com a decoração do apartamento 33. Sendo a Electrolux uma marca nórdica, que possui um portfólio grande de produtos em aço inox, que combinava totalmente com a nossa decoração, escolhemos a marca para fazer parte da nossa casa. O refrigerador DB52X é o mais comentado e icônico nos posts no Insta.

http://bit.ly/CarrinhoTudoOrna ” style=”border: 0px; width: 5.9083in; height: 8.8583in;”>

Os eletrodomésticos escolhidos para a cozinha e lavanderia do apartamento.33 são da Electrolux e estão disponíveis no site da marca.

Essas e muitas outras dicas podem ser encontradas em suas redes sociais! Siga e inspire-se.


10/08/2017 10:00

Casal com 94 e 82 anos visita a Câmara


Na tarde desta terça, 08, o vereador, Paulo Roldão, recebeu a visita da esposa, Elenir Roldão, a sogra, Maria da Conceição Tomaz dos Santos e o marido, José Manoel João, conhecido por “Zé do Norte”, na Câmara de Vereadores de Araranguá.

O casal que está junto há 12 anos, vive no bairro, Mato Alto, e se conheceu depois de ficarem viúvos. Zé completa 95 anos em abril de 2018 e Maricota, como é chamada pelos familiares, tem 82 anos. Ele é aposentado pela prefeitura de Araranguá há 28 anos, onde trabalhava na secretaria de Obras, nasceu na Bahia e veio pequeno para Santa Catarina. Reside há mais de sessenta anos em Araranguá e diz não ter conhecido lugar melhor para viver. “Aquele ditado que quem bebe da água do Rio Araranguá não vai mais embora, eu conheço bem”, disse o senhor de muita lucidez, brincando também ser araranguaense.

Eles fizeram questão de conhecer a sede da Câmara e saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos por lá. Questionaram o genro sobre alguns projetos e mostraram interesse em saber mais sobre as intenções para a cidade e as gerações futuras.


05/08/2017 06:00

Dicas para otimizar o espaço em apartamentos

Fique de olho nos truques indicados pelas arquitetas Dieiny Kipper e Lízia Witzel da Interiores All Online


A correria do dia a dia e o trânsito das grandes cidades fizeram com que as pessoas procurassem lugares próximos da faculdade ou do trabalho, em busca de uma vida mais prática e menos estressante. Seguindo essa tendência de praticidade, o mercado imobiliário vem criando novas opções de moradias, como os apartamentos compactos. Para se ter uma ideia, os apartamentos diminuíram 28% nos últimos cinco anos e o tamanho médio passou de 89m² para 81,34m² em 10 anos. Hoje, existem pessoas que procuram locais de até 14m² .

Lízia Witzel, sócia-fundadora da Interiores All Online, ainda explica que junto da grande procura pelos apartamentos compactos, surge também a preocupação de como otimizar espaço em locais pequenos sem perder a beleza e o conforto. “Existem alguns truques simples de decoração que podem ajudar na organização do local”, explica. Abaixo, as arquitetas da Interiores All Online selecionaram quatro dicas de decoração com o intuito de otimizar espaço em apartamentos de pequena metragem. Confira:

1 – Aposte em cores claras

As cores claras são essenciais em decorações de apartamentos de pequena metragem. Isso porque são consideradas neutras e trazem iluminação para a casa. Se usadas no mesmo tom do piso, conseguem deixar o ambiente ainda maior e mais amplo. “Existem diversas opções de tons no mercado que podem deixar o ambiente moderno e aconchegante”, explica Dieny Kipper.

2 – Móveis planejados

Como estamos falando de apartamentos pequenos e compactos, o uso de móveis planejados são ótimas opções para ganhar novos espaços. Outra dica é o uso de mobílias com pés aparentes, que trazem sensação de leveza, pois nada ficará grudado no piso. “Também costumamos reaproveitar cantos com caixas, prateleiras e suportes que proporcionam organização para o ambiente”, comenta Lízia Witzel.

3 – Abuse de espelhos

Os espelhos trazem a sensação de amplitude, iluminação e se adaptam a qualquer ambiente. Além disso, podem ser considerados excelentes objetos de decoração, já que são encontrados em diversas formas, tamanhos e cores. “Quando o apartamento contém uma varanda, por exemplo, os espelhos também podem trazer a reflexão das paisagens externas e da iluminação natural para dentro do imóvel. Mesmo sendo considerados ótimos aliados de decoração, é importante sempre analisar o que irá ser refletido”, conta Dieny Kipper.

4 – Procure móveis versáteis

Banqueta que vira mesa de centro, pufe que se transforma em mesa de apoio, mesa lateral que vira banco e assim por diante. Os móveis versáteis foram criados com o objetivo de otimizar espaço principalmente em imóveis modernos. “São opções práticas que se encaixam perfeitamente em decoração de apartamentos compactos”, finaliza Lízia Witzel.

Sobre a Interiores All Online

Formada pelas Arquitetas e Urbanistas Dieiny Kipper e Lízia Witzel, a Interiores All Online é uma plataforma totalmente digital, voltada para projetos de interiores. A proposta da empresa é mudar a realidade de quem só pode ter o ambiente dos sonhos se tiver muito a investir, isso porque o serviço proporciona praticidade para todos os clientes. Por meio da utilização de dispositivos móveis como celular, notebook, tablet, etc. Com a Interiores All Online, é possível receber um atendimento exclusivo e personalizado, desde a contratação do projeto até a entrega e suporte para a execução.

Carregar mais

Mapa de Editorias