Política

28/09/2017 20:00

Suplente assume cadeira na Câmara


 Nesta terça-feira, o suplente, Arilton Costa, assumiu a cadeira do vereador, Ronaldo Soares (PMDB), que ficará licenciado pelos próximos 60 dias para se submeter a um tratamento de saúde. Arilton foi vereador no mandato passado pelo PP e assume agora pela sua nova sigla, o DEM que concorreu nas eleições municipais coligada ao PMDB. É o segundo suplente da coligação tendo computado 567 votos no pleito de 2016.

Representante dos bairros Jardim Cibele e Operária, à tarde assinou o termo de posse no gabinete do presidente, Daniel Viriato Afonso (PP). Logo mais à noite, Arilton participou de sessão extraordinária.

 


20/09/2017 06:00

Colombo oficializa repasse para Fundam 2


O governador Raimundo Colombo oficializou a liberação de R$ 700 milhões para a realização da segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2) em audiência com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em Brasília, na tarde de segunda-feira. Colombo informou que os primeiros contratos com as prefeituras já poderão ser assinados a partir de outubro. “Estou muito satisfeito. O valor foi autorizado e agora nós vamos assinar o contrato e iniciar as operações para repassar para as prefeituras. Deu tudo certo e vamos poder ajudar os municípios a enfrentarem a crise fazendo investimentos. O Fundam é um programa que promove o equilíbrio em Santa Catarina, desenvolvendo todas as regiões, protegendo a boa distribuição demográfica catarinense”, avaliou Colombo. O Fundam distribuiu na primeira edição R$ 606 milhões. Foram assinados 453 convênios, que possibilitaram a compra de 976 equipamentos, máquinas e veículos, a realização de 56 obras e a pavimentação de 1.358 ruas, o que corresponde a 538 quilômetros lineares pavimentados. A exemplo da primeira edição, a meta é contemplar todos os 295 municípios catarinenses e garantir autonomia para que cada prefeitura escolha o investimento a ser feito dentro das áreas previstas.

“Com o Fundam, fortalecemos toda a economia do estado. Já temos a experiência e toda uma equipe estruturada para garantir o sucesso dessa nova edição. O modelo funcionou muito bem na primeira etapa e, tenho certeza, agora será cada vez mais aprimorado”, acrescentou.


31/08/2017 20:00

PDT faz convenção no sábado


O PDT de Sombrio faz neste sábado a sua convenção para escolha do novo diretório. Em princípio, não há nenhuma chapa inscrita e deve prevalecer o consenso. Segundo o secretário municipal do partido, Celso Rogério de Souza, já está combinado que os 16 candidatos que disputaram a última eleição devem fazer parte do diretório, que depois de formado elege a executiva.

Celso informa que os preparativos para o encontro deste dia dois de setembro começaram a dois meses, com convite e visitas aos filiados, hoje em número de 350. “Mas temos muitos simpatizantes, somos fortes em Sombrio. Na eleição passada nossos candidatos fizeram 1400 votos”, alega.

O secretário cita a entrada na sigla do ex-coordenador regional do PT, Alex Bianchin, e acredita que muitas outras pessoas virão, animadas com a candidatura a presidente de Ciro Gomes, que segundo ele, é certa.

A convenção do PDT acontece das 14 às 17 horas, na Câmara de Vereadores de Sombrio.


15/08/2017 14:00

PT faz curso de formação


A Fundação Perseu Abramo iniciou na última quinta-feira, um curso em Sombrio organizado pelo Partido dos Trabalhadores. O coordenador da formação sobre Gestão e Resistência de Organização Popular, Antônio Lopes Cordeiro, veio para a primeira aula presencial ministrada na Câmara de Vereadores de Sombrio. Serão 110 horas de aulas ministradas em forma de oficinas e através da internet para discutir a conjuntura política nacional e o papel dos movimentos sociais, entre outros temas.

O coordenador reconhece que o momento tem sido difícil para mobilizar a população, assim como para o partido, porém, avalia que ainda existe espaço para o crescimento. “O PT cometeu erros, mas tem um público fiel a causa”, disse.         

Para o presidente municipal do PT, Adriano Antunes Rodrigues, a melhor munição contra o que ele chama de avanço conservador na política nacional, é o conhecimento, daí a importância dos cursos de formação. O vereador da sigla Marcello Areão, acrescenta que a atuação da Fundação Perseu Abramo ajuda a “reelaborar o pensamento” da militância para enfrentar os desafios.

É o primeiro curso deste tipo na região, e não tem custos para os cerca de 30 participantes que compareceram à abertura na quinta-feira.  

Carregar mais

Mapa de Editorias