Saúde

17/06/2018 08:00

Aumentam adeptos da yoga

Atividade é ótima aliada da saúde


O ditado é antigo, mas continua muito atual: mente sã em corpo são. É isso que promete uma prática também muito antiga, e cada vez com mais adeptos. A yoga, segundo os praticantes, oferece uma série de benefícios, tanto para a saúde física quanto a mental.
A professora Elisângela Leindecker, diz que entre as principais funções da yoga estão aquietar a mente e fazer mudanças internas positivas. “Nos ajuda a olhar a vida de uma maneira mais tranquila e feliz”, enfatizou.
A yoga pode começar como uma atividade física, porém, vai além trabalhando também a meditação e respiração. Elisângela diz que a meditação pode ser feita em qualquer lugar. “É aquele minuto em silêncio, que a pessoa aproveita para se observar, respirar com calma, relaxar os músculos e se tranquilizar”, enumerou.
Segundo a professora, a yoga não tem contraindicação, nas suas aulas as turmas são separadas apenas pela idade, para oferecer exercícios adequados às crianças.
Braz Ferraz Filho e Aline Zanotto, de Sombrio, são praticantes de yoga, e confirmam os benefícios gerais da modalidade. Para eles, o diferencial desta atividade em relação as que são apenas físicas, é o alcance de um equilíbrio entre corpo, mente e espírito. “Para mim, a yoga proporciona a redução da ansiedade e melhora o sono”, disse Braz, que trabalha no Instituto Federal Catarinense, em Santa Rosa do Sul. Aline acrescenta: “nos ajuda a melhorar a conexão conosco mesmos e facilita o autoconhecimento”.

Benefícios relacionados ao yoga
– Fortalece os músculos
– Melhora a flexibilidade e a postura corporal
– Melhora a respiração
– Alivia o estresse
– Melhora quadros de insônia e depressão
– Harmoniza corpo, mente e espírito


15/06/2018 08:00

Vigilância Sanitária capacita técnicos da região

Capacitação ocorreu em Araranguá


A Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (DIVS/SES), e a Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá promoveram nesta quarta-feira, 13, no campus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), uma capacitação do Sistema PHAROS.
A capacitação, ministrada pelos técnicos da DIVS/SES, Antônio de Sá Pereira e Adriano Carlos Rigodanzo, foi voltada aos fiscais de vigilância sanitária dos 15 municípios do Extremo-Sul, como forma de qualificar os profissionais para utilização do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária – PHAROS.
O Sistema é uma ferramenta on-line que atua como um banco de dados único e integrado, acessado e alimentado por todas as unidades de Vigilância Sanitária (VISA) municipal, regional e estadual. “Este sistema é utilizado nas ações desenvolvidas pela Vigilância, como na emissão de alvarás sanitários, relatórios, autos de intimação, autos de infração, pactuação das ações do município, entre outras”, explicou a fiscal sanitarista da Gersa Araranguá, Andréa de Araújo M. Mello.


14/06/2018 11:00

Vacinação contra gripe é estendida

Crianças até 9 anos de idade e adultos com idade superior a 50 anos poderão receber a vacina nos postos de saúde


A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá comemora o índice de vacinação atingido pelos municípios do Extremo-Sul na 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que encerrou na última sexta-feira, dia 8. A meta de imunizar 90% do público-alvo na Região foi alcançada.
De acordo com a técnica do Setor de Imunização da Gerência Regional de Saúde, Bárbara Cristiano Monteiro, apesar da campanha nacional ter encerrado, as unidades de saúde continuam a administrar as vacinas, para os grupos prioritários e também estendendo a imunização para crianças com até 9 anos de idade (a partir de 6 meses) e adultos com idade superior a 50 anos.
Até esta terça-feira, 12, 91,02% das 40.709 pessoas inseridas nos grupos prioritários havia realizado a vacina nos Postos dos 15 Municípios da regional Araranguá, entre idosos (com 60 anos ou mais), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses até 5 anos, trabalhadores da saúde, pessoas privadas de liberdade (inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas), funcionários do sistema prisional, e professores das redes pública e privada.
Na Região e no Estado, o grupo de crianças é o que possui menor cobertura vacinal. No Extremo-Sul, apenas 74.16% dos pais levaram os filhos às unidades de saúde da região, o que corresponde a 8.342 do total de 11.249 crianças. “Reforçamos que a vacina é segura e não possui evento adverso, portanto, pode ser administrada sem medo”, concluiu Bárbara.


13/06/2018 16:00

Sopa Solidária

Cantina do Colégio Murialdo de Araranguá está promovendo a Sopa Solidária, a ação é para ajudar no tratamento médico de uma funcionária


A Cantina do Colégio Murialdo de Araranguá está promovendo a Sopa Solidária, a ação é para ajudar no tratamento de uma funcionária da cantina, que está com câncer e precisa fazer uma cirurgia com urgência. A ação ocorre somente esta semana, até sexta-feira, dia 15 e o dinheiro arrecadado com a venda das sopas será destinado ao tratamento da funcionária. A sopa custa R$ 5,00 e a porção pode ser levada para casa, o horário de venda é das 17 às 21 horas. Vamos ajudar! Mais informações pelo telefone 9.9665-5452.

Carregar mais

Mapa de Editorias