Saúde

19/10/2018 16:32

Cooperativa promove palestra sobre câncer de mama

Sicoob Credija


O Sicoob Credija promoveu, nesta segunda-feira, dia 15, uma palestra sobre o câncer de mama e ofereceu um café para todas as suas colaboradoras. O evento foi realizado na Sede Administrativa da cooperativa, em Jacinto Machado, e faz parte da campanha de conscientização Outubro Rosa.
A palestra foi ministrada pelo médico Domingos Valentim Simon, que levou informações importantes as participantes. O profissional destacou a importância de fazer a prevenção da doença e alertou sobre os fatores de riscos que levam as mulheres e também os homens a adquirirem a doença. “Quando um sintoma é detectado através do autoexame as chances de cura aumentam muito”, disse Simon, alertando sobre a importância da realização do autoexame.

Após a palestra, as colaboradoras Fabiana Nazário Martins e Susi Santos Nunes deram seus depoimentos sobre todo o processo desde a descoberta até a cura da doença. “Eu descobri câncer de mama através de autoexame e isso foi o que determinou o sucesso do meu tratamento”, destacou Susi, evidenciando que o apoio de amigos, familiares, médicos e a fé também ajudaram. Para as pessoas que estão em fase de tratamento, Fabiana diz que é preciso enfrentar os desafios. “A luta contra o câncer é uma batalha por muitas vezes difícil. Ter fé em Deus e acreditar que tudo vai ficar bem é essencial. O paciente deve alimentar pensamentos positivos, embora algumas vezes seja difícil. A cura do câncer existe e graças a Deus está presente na maioria dos casos”.
O presidente do Conselho de Administração da Credija, Wolni José Walter, ressaltou o compromisso da cooperativa em promover a qualidade de vida dos cooperados com informações e projetos que beneficiem toda a comunidade.  “Temos muita consciência da nossa responsabilidade social enquanto cooperativa e queremos continuar promovendo ações de saúde, principalmente sobre o câncer de mama que é tão frequente entre as mulheres”, disse.

 


15/10/2018 15:32

Outubro Rosa: Arroio terá dia dedicado às mulheres

Ação será realizada na última sexta-feira do mês


No mês voltado à prevenção e conscientização do câncer, a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva vai realizar um dia dedicado às mulheres. A ação será realizada na última sexta-feira do mês, dia 26, no auditório da secretaria de saúde. A programação será realizada a tarde, com início às 13h30, e contará com atividades e palestras com a educadora física, Caroline Gomes, a ginecologista, drª. Lorena e a psicóloga Priscila Pessi.

Neste mesmo dia haverá coleta de preventivo na Unidade Central das 17 às 20 horas – horário diferenciado para as mulheres que não podem comparecer no posto durante o dia.


15/10/2018 15:30

Saúde realiza ação com cuidadores de acamados

Atividade foi feita em parceria entre o Posto de Saúde Central e o Valter Oliveira


A Secretaria Municipal de Saúde, através do envolvimento e organização das Unidades Básicas de Saúde Paulo Lupinn e Valter Oliveira, realizou nesta semana uma ação voltada aos cuidadores de acamados. A intenção foi acolher e sensibilizar os cuidadores de pessoas em atenção domiciliar com o objetivo de promover o autocuidado e a qualidade de vida. “Essas pessoas geralmente têm sobrecarga física e emocional. Neste momento abrimos espaço para troca de experiências e para o diálogo”, destacou a enfermeira Suhaila Rahim.

A atividade foi feita através da parceria das unidades básicas e contou com o envolvimento das enfermeiras Suhaila e Araceli, além da dr. Dianelys e o psicólogo Gilson.

Um segundo encontro será realizado no dia 31 deste mês onde estarão em pauta outros temas como conforto e cuidados com os pacientes acamados. Todos os cuidadores do município que tiverem interesse podem participar da ação que acontece no auditório da secretaria de saúde na data agendada.


09/10/2018 14:31

Dom Joaquim ganha novo aparelho de Ultrassom

Aparelho vem para ser utilizado em todos os tipos de ultrassom


A notícia chegou no fim de semana, mais precisamente no sábado, quando o prefeito Zênio Cardoso e a vice Gislaine Cunha receberam a ligação de diretores do instituto Maria Schmitt, informando sobre a chegada do novo aparelho de Ultrassom no Hospital Dom Joaquim. “É mais uma notícia boa nessa nova etapa do Hospital Dom Joaquim. Etapa que estamos há meses acompanhando e que a cada dia vem com mais e melhores resultados. É o trabalho sério que sempre disse que faria, voltado à saúde e especialmente na recuperação do Hospital e agora com o Imas estamos juntos nesse caminho novo”, comentou o prefeito Zênio.

O aparelho vem para ser utilizado em todos os tipos de ultrassom, inclusive para ortopedia de média e baixa complexidade, que pode ter cirurgias feitas no próprio HDJ. “Esta semana, pelo que nos informaram, a equipe técnica já fará a instalação e mais dois médicos fecham parceria com o instituto, a quem devemos agradecer e dar os méritos pela aquisição do aparelho, parceria essa para cirurgias e novos tipos de atendimentos. Definitivamente, é o Novo Dom Joaquim”, concluiu Zênio.

Carregar mais

Mapa de Editorias