Saúde

25/04/2018 11:00

Fundação Nova Vida realiza doações na região

Entrega de cadeiras de rodas, óculos de grau, máquina de costura e 25 kits de artesanato ocorreu em Turvo


A primeira dama de SC e presidente da Fundação Nova Vida, Nicole Torret Moreira, participou da solenidade de entrega de cadeiras de rodas, óculos de grau, máquina de costura e 25 kits de artesanato no Extremo Sul do Estado. O evento aconteceu no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, em Turvo, na tarde desta terça-feira, e contou com a participação do prefeito Tiago Zili e a primeira dama, Luci Zili.
Segundo a presidente, são pequenos gestos que mudam a vida das pessoas. O objetivo da Fundação é levar a dignidade a pessoas mais carentes, aquelas que não têm condições de ter nada a mais. “Muitas pessoas estão acamadas e dependem da boa vontade dos outros, é esta parcela da população que precisamos atender e devolver o mínimo de dignidade. É essa semente que precisa ser plantada”, comentou a primeira dama.
O pequeno Henrique Neves Garcia Cardoso, de 12 anos, ficou ansioso para jogar futebol com a nova cadeira motorizada. “Estou muito feliz, gostei muito. Com a minha outra cadeira não podia andar sozinho e agora eu quero até jogar futebol”, comemorou.
Para a mãe, Fabiana Neves Garcia Cardoso, a nova cadeira é sinônimo de liberdade. “Estamos tentando uma cadeira motorizada há bastante tempo. Essa cadeira significa liberdade. Agora ele pode ir e vir onde precisa sozinho. Pra ele é tudo”, enfatizou.
Além de Turvo, os municípios de Morro Grande, Jacinto Machado, Ermo, Araranguá, Sombrio, São João do Sul, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, Praia Grande e Maracajá também foram contemplados com doações destinadas a Clubes de Mães, pessoas físicas e hospitais. “Hoje é um dia de benção e muita alegria. Podemos ver a felicidade no rosto de cada criança ao receber as cadeiras. Estamos muito contentes por termos os pedidos atendidos”, declarou a primeira dama de Turvo.

Nova Vida
A Fundação Nova Vida desenvolve ações para assistir pessoas físicas com vulnerabilidade e em situação de risco, sobretudo crianças, adolescentes e idosos, visando minimizar os efeitos dos problemas sociais. Atua diretamente ou com apoio de entidades assistenciais sem fins lucrativos em suas ações junto às comunidades empobrecidas ou em dificuldades, por meio de programas e projetos consolidados, suporte e socorro pontual. Dessa forma, concretiza projetos que fazem da Fundação uma parceira social dos cidadãos catarinenses.


25/04/2018 09:00

Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina na UFSC de Araranguá

Entenda como funciona a Inclusão Regional


O vestibular para ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá, abriu inscrições nesta terça-feira, dia 24. Por meio do site vestibular20182.ufsc.br, os candidatos a uma das 60 vagas terão até o dia 23 de maio para efetuar a inscrição. Candidatos de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição (R$ 125,00) até o dia 15 de maio.
Com uma proposta de regionalizar o curso, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), trouxe para este primeiro vestibular o Argumento de Inclusão Regional, que poderá ser requerido pelos candidatos que fizeram os três anos do Ensino Médio, ou comprovarem residência nos últimos três anos nas cidades que compreendem as regiões de Araranguá, Criciúma e Tubarão.
A medida vai proporcionar um acréscimo de 20% sobre a nota final do candidato e visa fixar os médicos formados na região Sul do Estado. O edital do vestibular e o formulário de inscrição estão disponíveis no site vestibular20182.ufsc.br.

Terão direito ao argumento de inclusão regional:
– Aqueles que cursaram todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais dos municípios das microrregiões administrativas de Araranguá, Criciúma e Tubarão.
– Aqueles que concluíram o Ensino Médio através do Enem, exame nacional supletivo ou equivalente e comprovarem residência em algum município constante da portaria Nº 006/PROGRADSAAD/UFSC/2018 nos últimos três anos que antecedem a inscrição no vestibular.


25/04/2018 08:00

Município recolhe pneus usados

Coleta será realizada até amanhã


A Prefeitura de Sombrio, em parceria com a Secretaria de Saúde, está disponibilizando até esta quinta-feira, dia 26, um local para receber pneus usados que eventualmente as pessoas tenham em casa, borracharias e afins e necessitem descartar.
O local de coleta é próximo ao Ginásio Rogério Valerim, no Parque das Avenidas, avenida Nereu Ramos, sentido Centro-Norte, em um dos barracões de madeira que servem de descarte para equipamentos fora de uso da Prefeitura.
Na sexta-feira, dia 27, uma empresa contratada irá recolher os pneus. A intenção é diminuir sistematicamente o risco de focos e de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de três doenças: Dengue, Chicungunha e Zika.
A iniciativa em desenvolver a ação se deu diante do fato de Sombrio constatar 13 focos do mosquito, sendo que pneus acumulam água com facilidade, receptando chuva, além de serem materiais de difícil descarte. Os horários da coleta são das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h40min.


24/04/2018 11:00

Idosos recebem vacina contra a gripe em Arroio do Silva

Profissionais da saúde visitaram o Grupo de Idosos no encontro desta segunda-feira


O encontro semanal, que já é tradição entre o Grupo de Idosos, contou não só com diversão como também com prevenção em saúde. Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Saúde oportunizou melhor acesso para os idosos receberem a vacina contra a gripe em Balneário Arroio do Silva.
Nesta segunda-feira, dia 23, durante o encontro realizado no salão do Pinto, os idosos receberam a visita da equipe da saúde que disponibilizou a imunização. O salão estava cheio e logo na primeira hora da tarde o grupo aproveitou a oportunidade para se prevenir, recebendo a dose da vacina no primeiro dia da Campanha.
A Campanha de Vacinação Contra a Influenza acontece até o dia 1º de junho, sendo 12 de maio o dia de mobilização nacional – o Dia D. O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
A Secretaria Municipal de Saúde orienta aos cidadãos pertencentes aos grupos prioritários que procurem a unidade de saúde mais próxima e receba a imunização o quanto antes. É necessário comparecer com o cartão SUS e a caderneta de vacinação.
O horário de atendimento das salas de vacinação é das 7 às 13 horas nas UBS Paulo Lupinn (Central) e UBS Valter Oliveira; e das 12 às 18 horas na UBS Marinho Miguel de Souza (Erechim).

Carregar mais

Mapa de Editorias