Educação     11 de junho de 2018 10:00
Região

Educadores recebem capacitação para coleta de dados do Censo Escolar

Coleta de dados iniciou no dia 30 de maio


Até o dia 31 de julho, as escolas de todas as redes de ensino precisarão informar os dados dos estudantes, das turmas e de todo os profissionais das unidades escolares, por meio do Censo Escolar, uma coleta obrigatória e autodeclaratória da Escola, onde as informações são inseridas via processo de migração de dados ou online no Sistema Educacenso.
Para prestar orientações relacionadas ao processo censitário junto às redes de ensino da região do Extremo-Sul, a coordenação regional do Censo Escolar na Gerência de Educação de Araranguá (21ª Gered), está realizando capacitações no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá.
Nesta sexta-feira, dia 8, a capacitação foi voltada às escolas municipais e também particulares, além de Apaes dos 15 Municípios. Já nesta segunda-feira, dia 11, serão reunidos os assistentes de educação das 42 escolas da rede estadual da 21ª Gered, bem como o Ceja de Araranguá e as UDs (Unidades Descentralizadas de educação de jovens e adultos) para receberam as orientações.
A coleta que iniciou no dia 30 de maio é coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e em Santa Catarina pela Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica (SED/DIPE/GAEBE), com a colaboração dos Coordenadores Regionais e usuários responsáveis pela inserção e verificação dos dados em todas as escolas públicas e privadas.
A coordenadora Regional do Censo Escolar na Gered de Araranguá, Fabiana Baltazar Pereira, explica que o Gestor Escolar é responsável pela fidedignidade dos dados declarados, pelo acompanhamento de todas as fases do processo censitário e pelo cumprimento dos prazos estabelecidos em Portarias. “As informações servirão de base para importantes programas, como o Programa Nacional do Livro Didático, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, o Programa Dinheiro Direto na Escola, além de subsidiar outras destinações de recursos, avaliações e informações”, concluiu.

Relacionados

Educação

Estante de Histórias incentiva a leitura em...

Projeto é patrocinado pela Alliance One

Educação

Escolas de Araranguá receberão projeto de...

As escolas vão receber uma bela estante personalizada com livros...

Educação

Apaes da região procuram professores

Educação Especial da Gered Araranguá promoverá 6ª chamada para...

Mapa de Editorias