Geral     24 de agosto de 2015 15:30
Autor: Gislaine Fontoura
Araranguá - SC

Encontro reúne quase 400 escoteiros

O evento aconteceu simultaneamente em todo o país e a Cidade das Avenidas abrigou o distrito sul catarinense


Araranguá sediou no final de semana o maior evento escoteiro do Sul de Santa Catarina. De dois em dois anos ocorre um grande acampamento denominado de Escoteiros Locais em Operação ( ELO) e este ano o encontro foi realizado no CTG Galpão de Estância, sob a coordenação dos escotistas do grupo escoteiro Ariringuá.
Participaram em torno de 380 escoteiros, entre crianças, jovens e adultos, de grupos de Araranguá (Ariringuá), Criciúma (Tangará), Içara (Djalma Escaravaco), Cocal do Sul (Cocal), Orleans (Encosta da Serra), Siderópolis (Aguaí), Treviso (Leão Baio) e Balneário Rincão (Mar Acácia).
Conforme Celso Menezes, diretor nacional dos escoteiros, o evento aconteceu simultaneamente em todo o país e os distritos escoteiros se reuniram para fazer o ELO, que é uma grande cadeia nacional dos escoteiros.
Em Araranguá o evento foi realizado por municípios da Amrec (Região Carbonífera), Amurel (Região de Laguna) e Amesc (Extremo-Sul), com quatro encontros simultâneos acontecendo: dos Lobinhos, grupo formado por crianças de seis a dez anos, dos Escoteiros, com adolescentes de 11 a 14 anos, dos Seniores, com jovens de 15 a 17 anos e os Pioneiros, com idade entre 18 a 21 anos.
As atividades são adaptadas a idade dos participantes. Para os Lobinhos elas são voltadas para a socialização e bastante lúdicas. Os Escoteiros têm tarefas mais voltadas para a formação de autonomia, como montar suas próprias barracas e fabricar móveis,enquanto os Seniores participam de atividades voltadas ao desafio, como trilhas e rapel. Já os Pioneiros se preparam para o serviço, participam de reuniões onde planejam ações comunitárias e discutem seus projetos de vida, além de aventuras, como rapel e trilha.
As atividades iniciaram na manhã de sábado e encerraram ontem após o almoço.

Escoteiros 1 Escoteiros 2 Escoteiros

Mapa de Editorias