Educação     20 de junho de 2018 08:00
Autor: Gislaine Fontoura
Araranguá

Estante de Histórias incentiva a leitura em escolas de Araranguá

Projeto é patrocinado pela Alliance One


Duas escolas estaduais e uma municipal de Araranguá estão sendo contempladas com o projeto Estante de Histórias, desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais, em parceria com a Alliance One, que forneceu os materiais para as escolas.
Os colégios vão receber da Alliance One uma estante personalizada com livros infantis e materiais de apoio pedagógico. A ideia é que seja utilizado como peça de apoio para professores e bibliotecários promoverem a leitura. Cada estante contempla 100 livros infantis e diferentes adereços para facilitar a contação de histórias em sala de aula, além de cartilhas de atividades para professores e alunos.
As escolas que estão sendo contempladas em Araranguá são, a Escola Estadual Castro Alves, Escola Estadual Neusa Ostetto e Creche Municipal Jardim Cibele. Além da entrega das estantes, o projeto oferece duas oficinas para os professores com a jornalista Cristiane Ostermann, que mostra o quanto a literatura pode ser parceira no dia a dia para trabalhar valores com as crianças em sala de aula.
Uma das oficinas ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 19, na EBM Nova Divinéia. Vera Schida, da área de projetos da VR Projetos, explicou que Estante de Histórias é um projeto de incentivo à leitura e que os 100 livros, recebidos pelas escolas são dos melhores autores de livros infantis disponíveis no mercado. Além dos livros, as estantes têm vários adereços para trabalhar a dramatização das histórias em sala de aula e um tapete para atividades externas de leitura.
Nas oficinas são trabalhadas técnicas de incentivo à leitura, nesta terça-feira, participaram da oficina cerca de 70 professores do município de Araranguá. Nesta quarta-feira outra oficina será ministrada, também na EBM Nova Divinéia, para 30 professores de escolas estaduais da cidade. O projeto já entregou 190 estantes em todo o país e cerca de 17 mil livros.
Evandro André da Silva, supervisor de Recursos Humanos da Alliance One de Araranguá falou sobre os projetos sociais da empresa. Além da Estante de Histórias, a Alliance One realiza um projeto com os alunos da Apae de Araranguá, chamado Incluir, onde os alunos recebem qualificação profissional na empresa e alguns são contratados para trabalhar na filial. “Nós também temos um grupo de voluntariado, no qual os próprios funcionários da empresa elegem alguns projetos que vão ser importantes para a comunidade, estes projetos ás vezes envolvem escolas e outras instituições e o objetivo é proporcionar alguma melhoria no meio em que a gente está inserido”, explicou Evandro.
Tomazia Souza Farias, diretora de Ensino Pedagógico e Ariane Almeida, secretária de Educação da Prefeitura de Araranguá, agradeceram a Alliance One por ter escolhido as escolas de Araranguá para a realização do projeto de leitura.

Mapa de Editorias