Religião     11 de junho de 2018 14:00
Autor: Marivânia Farias
Sombrio

Festa de Santo Antônio segue até quarta

Padroeiro do município é homenageado


Uma jornada de fé, oração e solidariedade. Assim o padre Antônio Mendes, pároco da paróquia Santo Antônio de Pádua, descreve a maratona de atividades envolvendo os festeiros e o povo em geral, em torno da comemoração do padroeiro de Sombrio.
Ainda antes da abertura oficial da programação, a imagem do santo percorreu diversas localidades. “Queremos mostrar que ele não é o padroeiro da Igreja Matriz, e sim de todo o município”, explicou o padre.
Os festeiros já participaram das celebrações desde este momento e aprovaram a iniciativa. “Éramos recebidos nas capelas com muito carinho, e depois participávamos de um coquetel oferecido pela comunidade. Foi emocionante”, disse o casal Francisco Lisboa e Fernanda Borba Lisboa.
Depois começou a trezena de Santo Antônio, toda noite na Matriz, atraindo dezenas de fiéis. Até chegar o último fim de semana, quando as atrações se intensificaram.
No sábado, houve a tradicional recepção a Banda Marcial, seguindo em procissão até a Matriz, mais tarde a transladação da imagem do padroeiro, missa e a não menos tradicional feira de galinhas.
No domingo, a festa continuou pela manhã com a procissão saindo da casa dos festeiros Paulo Sérgio Alves e Fabrícia Monteiro Alves seguida de missa com a presença dos padroeiros e padroeiras das comunidades. Depois do almoço realizado no salão paroquial, aconteceu o 1º Festival do Ministério de Música.
Às 19h30min a trezena continuou, assim como continua na noite desta segunda-feira e também da terça. Na quarta-feira, 13 de junho, dia de Santo Antônio e feriado municipal, tem missa às 10 horas, seguida de almoço festivo e o sorteio da promoção entre amigos, que em primeiro lugar oferece um automóvel. À tarde, encerrando as festividades, acontece às 15 horas a missa com a escolha dos festeiros para 2019.
Para os quatro casais festeiros, além de Francisco e Paulo Sérgio e suas esposas, fazem parte do grupo Matheus Ulisses de Oliveira e Juliana Alexandre de Oliveira e Donisete Gubert e Simone Vefago Gubert, a experiência é descrita como uma bênção. “Dá um frio na barriga desde a hora em que se recebe o convite, mas é também muita alegria e gratificação”, resumiu Matheus.
Na quinta-feira, 14, o Jornal Correio do Sul publica um caderno especial sobre a festa do padroeiro Santo Antônio de Pádua.

Relacionados

Religião

Comunidade São Camilo de Léllis festeja...

Comunidade pretende realizar mais ações em prol dos enfermos

Religião

Sagrada Família celebra São Cristóvão

Ponto alto da festa ocorreu neste fim de semana

Religião

Comunidade comemora 100 anos de capela

Comunidade de Peroba, em Santa Rosa do Sul, comemora neste fim de...

Mapa de Editorias