Geral     10 de Fevereiro de 2018 00:00
Autor: site Areah
Mundo

Mitos e verdades sobre a hipertrofia


“Vamos ficar grande!”, essa frase está se tornando cada vez mais comum nas academias do Brasil e do mundo. Fazer muito exercício para ganhar muscular é a nova moda. Mas a verdade é que algumas pessoas vão para a academia, mas não sabem muito bem o que devem fazer para atingir seus objetivos.
Será que eu posso malhar o músculo dois dias consecutivos? Como devo me alimentar depois do treino (você inclusive pode ver uma matéria mais detalhada sobre isso clicando aqui)? A maneira com que faço os movimentos influencia?
Pois se você também tem essas e outras dúvidas, chegou a hora de tirá-las, confira alguns mitos e verdades sobre a hipertrofia:
NÃO SENTIR DOR NO DIA SEGUINTE QUER DIZER QUE NÃO HOUVE HIPERTROFIA
MITO. Esse é uma das dúvidas mais comuns nas academias. É sim normal sentir dor após treinar, porém, ela só deve acontecer em trocas de treino, ou seja, quando você está fazendo exercícios que não está habituado. Isso acontece porque o seu corpo não está acostumado a fazê-los. Mas com o tempo, é normal que seus músculos se adaptem e parem de doer, mas mesmo assim continuem passando pelo processo de hipertrofia.
 
A VELOCIDADE E A AMPLITUDE DO MOVIMENTO INTERFEREM NA HIPERTROFIA
VERDADE. O ideal é fazer cada exercício com o máximo de amplitude que conseguir, mas sem acelerar demais o movimento. Assim você não irá forçar seu músculo além do necessário (o que acontece quando os movimentos são feitos de maneira muito rápida) e exercitará o músculo por inteiro.
COMER CARBOIDRATO ATRAPALHA A HIPERTROFIA
MITO. A alimentação é até mais importante do que os próprios exercícios para um bom resultado na academia. A proteína tem sua função e o carboidrato também, não pense que você só deve se alimentar com um deles. Os dois se complementam para você atingir seu objetivo. O carboidrato gera bastante energia, melhorando seu desempenho, portanto não é bom retirá-lo de sua alimentação – a menos que você queira fazer uma dieta específica recomendada por um nutricionista.
 
EXERCÍCIOS AERÓBICOS ATRAPALHAM NA HIPERTROFIA
VERDADE. Um treino muito intenso de cardio recruta fibras musculares e pode interferir no ganho de massa muscular.

TREINOS LONGOS E DEMORADOS GARANTEM A HIPERTROFIA

MITO. Muito pelo contrário, isso só irá sobrecarregar seus músculos. Reserve os treinos longos para quando quiser fazer aeróbio. Se o seu objetivo é hipertrofia, faça treinos mais curtos e de maior intensidade (mas tomando sempre cuidado para não sobrecarregar os músculos).
 
NÃO SE DEVE TREINAR O MESMO GRUPO MUSCULAR DOIS DIAS SEGUIDOS
VERDADE. Quando você treina, isso causa microlesões em seus músculos, e elas precisam ser recuperadas antes de voltar aos treinos. Treinar o mesmo grupo dois dias consecutivos não dá tempo de seu corpo regenerar os músculos, atrapalhando na hipertrofia e podendo causar lesões mais sérias.
 
QUANTO MAIS PESO, MAIOR A HIPERTROFIA
MITO. Não necessariamente. O ideal para a hipertrofia é levantar bastante peso sim, porém, sem forçar além do necessário. Se você colocar mais peso do que aguenta, pode não fazer o movimento de maneira correta, prejudicando seu desempenho e acarretando em lesões.
 
O SONO INTERFERE NA HIPERTROFIA
VERDADE. O sono também é responsável pela recomposição muscular e energética do corpo. Dormir o mínimo recomendável de oito horas por dia é de extrema importância para a regeneração muscular, fundamental para o treino.

Relacionados

Geral

Protestos chegam em Sombrio

As manifestações dos caminhoneiros na região, que até a tarde...

Geral

Mar invade ruas em Arroio do Silva

Previsão indica alerta até quinta-feira

Geral

Feirão do Imposto é marcado por filas e...

Ação realizada na manhã do último sábado, dia 19 pelo Núcleo do...

Geral

Caminhoneiros protestam em rodovias federais

Na região, foram registrados protestos em rodovias federais de...

Mapa de Editorias