Geral     11 de junho de 2018 13:00
Autor: Gislaine Fontoura
Araranguá

Morro Grande sedia II Encontro de Condutores

Evento ocorreu na última sexta e no sábado


Na sexta-feira, dia 8 e no sábado, dia 9, aconteceu em Morro Grande, o II Encontro de Condutores dos Aparados da Serra, que reuniu cerca de 120 pessoas na Pousada do Saltinho. Durante a sexta-feira, todos os participantes tiveram um dia de palestras e muito conhecimento. O segundo dia de evento foi uma saída de campo para conhecer as paleotocas do município.
O prefeito Valdionir Rocha, o Valdo, participou da abertura do encontro na sexta-feira e destacou o trabalho realizado em prol do desenvolvimento turístico da região. “É um orgulho imenso para nós de Morro Grande, uma pequena cidade, estarmos recebendo vocês aqui, acredito, que em um futuro bem breve, este trabalho que está sendo realizado vai ser. Temos um grande potencial e que, explorado com responsabilidade, pode ser a saída para nossas cidades se desenvolverem”, comentou.
O presidente do Comtur de Morro Grande, Clelio Daniel Olivo, agradeceu a presença de todos. “É um orgulho para nossa cidade receber pessoas de vários municípios e de outros estados também, agradeço nossos palestrantes. Estamos formando uma grande família, as pessoas já estão se cumprimentado como irmãos, isto é um avanço muito bom, esta interação, podemos aprender e ensinar também”, disse.
O diretor de Turismo de Morro Grande, Gislael Floriano destacou que a cidade possui muitos atrativos. ” São várias as dificuldades que temos no turismo, mas temos que superar, nossa região tem muito potencial turístico, muita coisa para explorar. Em Morro Grande investimos forte na questão de capacitação, muito obrigado ao Comtur e ao prefeito Valdo, pois estamos tendo muitos cursos, muitos eventos”, disse.
Ainda, conforme Gislael, o Encontro de Condutores foi muito importante para consolidar a união de toda uma região em prol do desenvolvimento do turismo. “Ficamos felizes em sediar o encontro, que trouxe muito conhecimento, troca de experiências e parcerias firmadas. Em nome da administração municipal agradecemos a todos que colaboraram para que o evento acontecesse”, reforçou.
Na sexta-feira, o projeto Geoparque, apoiador do evento, foi apresentando pela integrante da equipe técnica do Consórcio Intermunicipal Caminho dos Cânions do Sul, Maria do Carmo Conforti Rodrigues, que contou ainda com as palestras de Paulo Renato Cadallóra – sobre Organização de Eventos de Turismo de Aventura; Vagner Fagundes – que falou sobre Canionismo com Segurança e Atividade Comercial; Dilton Pacheco – Implementação e Manutenção de Trilhas; Luiz Carlos Weinschutz e João H. Zahdi Ricetti – Paleotocas e Clarice Silva (PNAS/PNSG) – Sinalização de Trilhas.
Um dos maiores eventos do setor, reuniu nos dois dias representantes de mais de 30 cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. “Foram dois dias de muito aprendizado, com destaque para a visita das paleotocas acompanhadas do professor Luiz Carlos Weinschutz, que fez uma explicação sobre a formação delas”, contou uma das organizadoras do evento, Bruna Teresa.
O III Encontro de Condutores dos Aparados da Serra, que ocorrerá no ano que vem, ficou confirmado para a Mampituba, no Rio Grande do Sul, município que integra o território do projeto Geoparque.

Mapa de Editorias