Especial     11 de setembro de 2017 22:00
Região

Municípios celebram Chama Crioula


A Chama Crioula chegou ao acampamento da Semana Farroupilha, em Balneário Arroio do Silva no domingo, marcando a abertura oficial da semana tradicionalista. A cavalgada, que trouxe a Chama da cidade de Mostarda(RS), chegou ao município e passou pelas principais ruas da cidade.

No acampamento, localizado na Avenida Barriga Verde, a cavalgada foi recepcionada pelo público e autoridades locais, onde foi realizado o ato de hasteamento das bandeiras. Neste ano o hino nacional ficou por conta dos integrantes da Associação Coral de Balneário Arroio do Silva que abrilhantaram o evento.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, agradeceu a todos pelo empenho e organização da Semana Farroupilha. “Quero agradecer também a todos que trouxeram a Chama Crioula de Mostarda até nosso município. Para mim é um orgulho muito grande poder fazer parte desta história e deste evento que engrandece o Arroio do Silva”, destacou ao declarar aberta a Semana Farroupilha.

Na sequência foi realizada a bênção campeira realizada pelo ministro da palavra, Luciano Paes. Com a presença de um grande público foi realizada também a entrega de troféus e certificados aos tradicionalistas que participaram da cavalgada que trouxe a Chama.

A Semana Farroupilha é uma realização da prefeitura e segue com uma programação extensa até dia 20 de setembro. Todos os dias haverá mateada, almoço festivo, apresentações artísticas e bailes. Toda a programação é gratuita e voltada ao tradicionalismo gaúcho, tendo como objetivo resgatar os costumes e unir os que mantem e valorizam a tradição.

 

Alinor Pires é o homenageado

 

Como é de costume, o evento foi marcado também por uma homenagem, dedicada este ano ao patrão do acampamento, Alinor Pires. Seu Pires, como é conhecido carinhosamente pela comunidade, é natural de Canoinhas, norte de Santa Catarina, e nasceu em 1947. Foi PM, casou-se com Leônida e teve 3 filhos. Em 1992, seu Pires e a família vieram morar em Arroio do Silva, onde ele trabalhou como motorista na Administração Municipal e, aos poucos, foi construindo a sua história na cidade.

Tornou-se um dos incentivadores da Semana Farroupilha e, por fazer história, foi um dos homenageados nesta 15ª edição do evento tradicionalista.

“Fiquei surpreso com a homenagem e muito feliz”, frisou seu Pires. A homenagem foi planejada pela Administração Municipal, através da secretaria de turismo e toda organização do evento, em forma de reconhecimento pelos serviços prestados e pela história que seu Pires vem construindo a cada edição da Semana Farroupilha.

 

Compartilhando tradição

 

Durante o sábado o departamento de cultura de Balneário Gaivota preparou o centro cultural no bairro Turimar para recepcionar os tradicionalistas da região que estavam chegando de uma longa jornada, percorrida pelo litoral do Rio Grande do Sul com destino ao Balneário Arroio do Silva trazendo em mãos, a Tocha Crioula.

De acordo com Jorge Cunha, diretor municipal de cultura, a recepção dos cavaleiros faz parte do plano municipal de cultura, que é valorizar as tradições regionais inseridas na cultura do município “Balneário Gaivota tem um grande número de moradores gaúchos, assim como em Santa Catarina, tanto que, neste ano o governo do estado sancionou a lei da Semana Farroupilha reconhecendo a importância da participação dos gaúchos dentro do nosso estado”, comentou.

Durante o Acendimento da Tocha Crioula, João Alberto Plucênio o autor do hino municipal de Balneário Gaivota proclamou duas poesias de sua autoria em homenagem aos presentes que andaram mais de 350km para trazer a chama.

Entre os cavaleiros, Diogenis Godinho, que acompanhou todo o percurso até chegar no município, se disse emocionado. “Foi uma longa cavalgada, mas estamos muito satisfeitos em manter uma tradição como esta em nosso balneário”, comentou.

Mapa de Editorias