Notícias

Principal


Imagem Notícia

Tecnologia a favor da segurança pública

09/08/2012

O comando da 2ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Sombrio, está satisfeito com os índices de criminalidade apontados através do levantamento feito por meio do novo programa usado pela PM, o Business Intelligence. Desde o dia 30 de julho o sistema passou a ser usado integralmente e contar com o banco de dados dos últimos três anos.

 


Capitão Fábio da Silva Lisboa explica que o novo software implantado na corporação em todo o estado possibilita uma análise mais profunda da realidade na segurança pública e ajuda a formar uma linha de trabalho mais eficaz. Com os dados dos últimos três anos, mesmo havendo pequenas brechas, é possível ter uma ampla visão do trabalho realizado pelos policiais. E os números iniciais indicam que eles têm sido positivos. Para facilitar o planejamento, Sombrio está dividido em três setores que polarizam as ações. Nos três houve diminuição drástica da criminalidade no primeiro semestre de 2012 em comparação a 2011. Os crimes mais comuns de furto e roubo tiveram redução que chegam a quase 100%. Em algumas regiões a maioria dos problemas está relacionada à perturbação de sossego. As pessoas apelam para a PM devido ao mau comportamento de vizinhos ou mesmo desconhecidos.

 


O sistema usado anteriormente pela polícia era mais simples e dificultava a visualização on line de informações como mapa de horário das ocorrências, bairros, ruas e tipos, contabilizados sistematicamente. Antes, para ter uma ideia sobre o todo o comando precisava analisar ocorrência por ocorrência e fazer a tabulação dos dados.Foi através do Business Intelligence que o capitão percebeu que os motoristas precisam ser fiscalizados constantemente para se comportarem bem. Durante vários meses a Polícia Militar fez blitzes de trânsito em pontos estratégicos do município. Neste período houve queda no registro de acidentes. Quando este tipo de operação diminuiu, automaticamente os acidentes voltaram a ocorrer, e um local especialmente merece atenção especial dos policiais: a avenida Getúlio Vargas, às 18 horas. "Vimos que as pessoas precisam ser alertadas constantemente. A conscientização tem que ser permanente", observa o capitão.

 


O policiamento do trânsito somado a parceria entre todas as esferas da segurança (Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário), e ainda as campanhas educativas, são apontadas pelo comandante como responsáveis pelos bons indicadores de redução da criminalidade. Neste primeiro semestre do ano Sombrio registrou 1400 ocorrências. Balneário Gaivota vem em segundo lugar com 141, seguida por Passo de Torres com 57, Praia Grande com 48, São João do Sul com 31 e Santa Rosa do Sul somente 29. Os números abrangem atendimento de ocorrências e outros trabalhos efetuados pela corporação no combate a violência, como averiguação de situações suspeitas. Com base nos dados a polícia quer elaborar projetos que busquem solução para os problemas. Este trabalho também será baseado em um software que permite a conferência dos números. "Se está bom, nosso desejo é melhorar ainda mais", finaliza o capitão Fábio.

 

 Causas da diminuição
o Integração com a Polícia Civil, no combate ao crime;
o Parceria com o MP e o Judiciário, na realização da ronda penal;
o Fortalecimento da prevenção, por meio da Polícia Comunitária e do Programa Rede de Segurança;
o Apoio da sociedade que fornece informações importantes;
o Intensificação das Operações Policiais na região;
o Eficiência do serviço de policiamento velado;
o Qualidade, dedicação e profissionalismo dos policiais;
o Melhoria da estrutura ligada ao serviço operacional (alimentação, comunicação...).

Fonte: Correio do Sul




Borda Topo

Imagem Noticia

Imagem Noticia

Imagem Noticia

Imagem Noticia


Borda Baixo




Ver todas notícias do assunto Principal

Ver Todas

<< Voltar


Desenvolvido por: www.softbest.com.br

Grupo Correio do Sul

Grupo Correio do Sul

Sombrio

Rua João José de Guimarães, 130, Sombrio/SC

Telefone: (48)3533-0870 - CEP: 88960-000

www.grupocorreiodosul.com.br

Grupo Correio do Sul

Araranguá

Av. Getúlio Vargas, 227 - sala 20 / Edifício Fronteira no calçadão, centro, Araranguá/SC

Telefone: (48)3522-0130 - CEP: 88900-000