Solidariedade     24 de janeiro de 2018 08:00
Arroio do Silva

Número de pessoas em situação de rua preocupa


É comum o surgimento de pessoas em situação de rua na temporada de verão nos balneários. No entanto, em Balneário Arroio do Silva o número de denúncias tem sido grande. A situação tem preocupado a administração municipal e os trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Social estão sendo redobrados.

A assistência social realiza abordagens diariamente, o que consiste na solicitação de documentos e suporte para que os moradores de rua retornem para junto da família em seu município de origem. “Mesmo com a abordagem e o atendimento oferecido, muitos querem ficar por aqui mesmo e já se consideram ‘veranistas’. Eles têm o direito constitucional de ir e vir, e isso é respeitado, mas eles não podem incomodar as pessoas”, disse a assistente social Kristine De Bem de Souza

Com o grande número de denúncias e abordagens diárias, uma ação conjunta vem sendo realizada entre a assistência social e a Polícia Militar. “A Polícia Militar nos acompanha nas abordagens para checar os documentos, a origem destas pessoas, e para prestar o auxílio necessário. No entanto, muitos se negam a retornar para casa e permanecem no município”, explicou a secretária de desenvolvimento social, Avanei Bitencourt Vieira.

A Secretaria de Desenvolvimento Social recebe em torno de oito denúncias por dia sobre pessoas que estão dormindo na rua e em espaços públicos. Diante do fato e com base nas abordagens realizadas, a equipe orienta a população a não dar esmola e procurar os órgãos competentes quando necessário.

“Pedimos para que as pessoas não deem esmola aos pedintes. Quando alguém ver uma pessoa dormindo na rua ou em condições que precise de ajuda, é só chamar a assistência social que estamos prontos para auxiliar no que é possível”, enfatizou Avanei.

Em caso de baderna ou situações inoportunas, a Polícia Militar também está à disposição e deve ser acionada através do 190.

As abordagens das profissionais da assistência social continuam sendo realizadas todas as manhãs com o objetivo de oferecer ajuda e encaminhar as pessoas em situação de rua para junto de sua família.

Mapa de Editorias