Saúde     5 de dezembro de 2017 18:00
Região

Passo de Torres tem três áreas infestadas pelo mosquito da dengue


A Unidade de Especialização em Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde está em campanha para que se mantenham as atividades do programa de controle de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. De acordo com Fábio Sabino, funcionário da unidade, todos os municípios de Santa Catarina estão assinando um termo de compromisso para controle da dengue, principalmente nesta época do ano, quando aumenta a incidência do mosquito. “Estamos sentando com todos os prefeitos, solicitando que eles assinem este termo e que as atividades de controle não cessem, principalmente neste período mais quente, que é quando aumenta a proliferação do vetor”, revelou.

Quanto maior a temperatura, maior a proliferação do mosquito e segundo Fábio, o Estado de Santa Catarina, que antes tinha uma baixa incidência de focos do Aedes Aegypti, a vê aumentar. “Hoje são em torno de 10.300 focos do mosquito no Estado. Na nossa região, o município de Passo de Torres é considerado infestado, dentro de um caráter epidemiológico. Nós temos que manter as ações em dia, para que possamos conservar a tranquilidade”, ponderou. Para uma área ser considerada infestada pelo mosquito da dengue é necessário a disseminação e manutenção do foco e no município de Passo de Torres existem três áreas, com mais de 2 mil imóveis, consideradas infestadas.

Conforme Fábio, o programa de controle a dengue tem que envolver todos os setores públicos e não apenas a área da Saúde. Programas sociais e de educação são necessários, inclusive com a colaboração da comunidade. “É preciso que se façam campanhas de conscientização dentro de escolas e até se possível, em igrejas também”, avaliou.

Relacionados

Saúde

Hospital Regional entre em greve

Greve foi anunciada no dia anterior e motivação é o atraso de...

Saúde

Hospital Regional e Samu podem ter serviços...

Greve foi anunciada para amanhã, caso funcionários não recebam...

Mapa de Editorias