Geral     23 de agosto de 2017 18:00
Balneário Gaivota

População conhece projeto Cura no Quintal


O que pode unir a Secretaria de Saúde e o Departamento de Cultura de Balneário Gaivota? A vontade de resgatar uma antiga prática cultural que pode melhorar a qualidade de vida da população. Deste encontro de vontades nasceu o projeto Cura no Quintal, apresentado na noite desta terça-feira a população.

A ideia que será colocada em prática tendo a frente o diretor de Cultura Jorge Cunha, o secretário de saúde José Luiz Lentz e o médico Diego Romero, é criar um horto comunitário, com plantas medicinais, verduras e legumes. A área, 59 metros de terra localizada em frente ao Posto de Saúde Central, está garantida e a intenção é que mais tarde hortas semelhantes se espalhem pelos bairros.

Para Jorge Cunha, cultura trata também de comportamento e de mudança de hábito, neste caso, deixando de lado um pouco a medicina tradicional, substituída pelos bons e velhos chás caseiros. José Luiz teme que o uso de medicamentos seja exagerado pela população, com consequências para a própria pessoa e para o sistema de saúde pública. Sua preocupação pode ser transformada em números: em apenas um trimestre deste ano, a secretaria distribuiu mais de 650 mil comprimidos, e cerca de 120 pessoas passam diariamente pela farmácia municipal.

Trocar tanto remédio por produtos mais naturais, ‘colhendo’ saúde da terra, investindo em sustentabilidade e educação ambiental, estão entre os objetivos do projeto. Para alcançá-los, os organizadores esperam contar com o apoio da população. “Queremos fazer um levantamento, ver que ervas as pessoas têm plantadas em casa e que podem estar no horto. A terceira idade será muito importante neste processo”, finaliza Jorge Cunha.

Relacionados

Geral

Protestos chegam em Sombrio

As manifestações dos caminhoneiros na região, que até a tarde...

Geral

Mar invade ruas em Arroio do Silva

Previsão indica alerta até quinta-feira

Geral

Feirão do Imposto é marcado por filas e...

Ação realizada na manhã do último sábado, dia 19 pelo Núcleo do...

Geral

Caminhoneiros protestam em rodovias federais

Na região, foram registrados protestos em rodovias federais de...

Mapa de Editorias