Geral     10 de outubro de 2017 18:00
Região

Região capacitará empreendedores para Cadastur


No dia 18 deste mês, às 14 horas, o auditório da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense irá sediar uma capacitação do Cadastur, com a equipe da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). A diretora de Turismo de Araranguá, Hellen Becker, explicou que o Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, que atuam no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades de negócios para os seus cadastrados, além de ser uma importante fonte de consulta para os turistas. É um programa executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do país e no Distrito Federal.

O Cadastur traz benefícios de incentivo a participar de programas e projetos do Governo Federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, acesso a financiamentos, por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo e visibilidade no site do Cadastrur e do programa Viagem Legal. O cadastro é gratuito, não tem custo algum para o empreendedor do setor turístico.

O cadastro é obrigatório para as seguintes atividades, de acordo com a Lei 11.711/08: acampamento turístico, agência de turismo, guia de turismo, parque temático, organizadora de eventos, meio de hospedagem e transportadora turística e aconselhado para restaurantes, cafeterias, bares e similares, parque aquático e empreendimento de lazer, locadora de veículos para turistas, prestadora especializada em segmentos de turismo, casa de espetáculos, empreendimento de apoio ao turismo náutico ou a pesca desportiva, prestador de infraestrutura para eventos e centro de convenções.

Conforme Hellen, quanto maior o número de cadastros, maior é a visibilidade que o Ministério do Planejamento e Turismo terá com a região da Amesc. “Quando nós formos pedir recursos para implementarmos projetos do setor turístico na região, nós teremos uma barganha maior, dependendo o número de cadastrados. Lembrando também que o Caminho dos Canyons faz parte de nossa região e nós temos aqui os estudos iniciados com o Geoparque, que também abrange a cidade de Araranguá”, ponderou.

 

Mapa de Editorias