Geral     14 de Abril de 2018 14:00
Estado

Serviços de auto-atendimento deverão ficar mais acessíveis

Serviços prestados por equipamento de auto-atendimento que dificultam ou impeçam o acesso da pessoa com deficiência visual serão adaptados com informações em áudio, teclas em braile e aumento nas proteções laterais


Deputados derrubaram o veto do Governo ao Projeto de Lei 470/15, de autoria do deputado Valduga, que dispõe sobre a eliminação de barreiras tecnológicas em auto-atendimento para pessoas portadoras de deficiência.
Em sessão realizada nesta quarta-feira, dia 10, os deputados votaram pela derrubada do veto do Governo do Estado ao Projeto de Lei PL nº 470/15, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que dispõe sobre a eliminação de barreiras tecnológicas nos serviços prestados por equipamentos de auto-atendimento para pessoas com deficiência física.
O deputado Valduga comemorou a derrubada do veto. “É uma iniciativa construída junto com as pessoas catarinenses com deficiência visual, e a aprovação por unanimidade nesta casa, e agora a derrubada do veto de forma favorável para totalidade dos presentes, é sinal de que os parlamentares são sensíveis ao tema”, explicou.
A iniciativa é fruto da demanda apresentada ao deputado Valduga pelo advogado itajaiense e vereador, Marcelo Werner, que é cego e militante dos direitos das pessoas com deficiência, e propõe que os serviços prestados por equipamento de auto-atendimento que dificultam ou impeçam o acesso da pessoa com deficiência visual serão adaptados com informações em áudio (software de voz), teclas em braile e aumento nas proteções laterais.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já em 2010, Santa Catarina contava com quase um milhão de pessoas com deficiência visual, sendo 14.727 pessoas que não enxergam de modo algum e 174.550 com grande dificuldade de enxergar.

Relacionados

Geral

Mineiro está em Brasília em busca de recursos...

Prefeito e secretários estão visitando os gabinetes dos deputados e...

Geral

Vigilância Sanitária de realiza ação de...

Vigilância Sanitária de Jacinto Machado realizou uma ação...

Geral

"A confiança que vem antes do cargo"

Funcionários da Prefeitura de Jacinto Machado participaram de...

Geral

Cartório faz em média 60 títulos por dia

Comarca eleitoral de Sombrio é composta pela sede e também por...

Mapa de Editorias