Saúde     18 de setembro de 2018 11:00
Arroio do Silva/Gaivota

Setembro Amarelo: Arroio e Gaivota promovem ações para valorização da vida

Municípios estão intensificando trabalhos de prevenção


A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, através do ambulatório de saúde mental, irá realizar, em parceria com as escolas, uma ação voltada à valorização da vida. Em virtude do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a ação deste ano será voltada ao público jovem, levando em conta o grande número de encaminhamentos à Secretaria de Saúde. “Muitos adolescentes vem passando por situações de estresse, angústias e depressão o que causa até mesmo situações de automutilação”, explicou a coordenadora do Ambulatório Municipal de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Priscilla Laurindo Pessi.

Uma grande ação com palestra e orientações será realizada na quarta-feira, dia 19, às 13h30min, no salão da igreja, reunindo alunos dos sextos anos ao terceirão das escolas Jardim Atlântico e Apolônio Ireno Cardoso. “A ação contará com a presença de um representante de uma ONG que trabalha com dependência química e um representante de um grupo que trabalha prevenção ao suicídio”, informou a enfermeira Suhaila Rahim.

A ideia é estar mais próximo dos adolescentes. Além disso, no município o tema deve ser trabalhado não só no mês de setembro, como também durante o ano inteiro. A Secretaria de Saúde tem a proposta de planejar e reestruturar o ambulatório de saúde mental para realizar ações permanentes a partir do próximo ano. O objetivo é diminuir o número de encaminhamentos e demandas, com relação ao tema, que tem sido cada vez mais frequentes.

 

Em Balneário Gaivota

Balneário Gaivota, através da Secretaria de Saúde inicia um projeto para reforçar o apoio e conscientização sobre o tema suicídio.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, existem certos fatores de risco que aumentam as chances de alguém apresentar pensamentos e tentativas suicidas, entre eles, a depressão. “Considerando o alto índice de usuários do setor de saúde mental do nosso município, com diagnósticos de ansiedade e depressão, faz-se necessário ações que tragam informações aos nossos munícipes acerca do assunto, como forma de prevenir comportamentos suicidas” explicou.

Sendo assim os setores de Psicologia e Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Balneário Gaivota uniram-se e estão de mãos dadas na luta por essa causa, planejando ações na prevenção de suicídios. Levando durante o mês de setembro, bem como nos meses seguintes, esclarecimentos e informações, para a comunidade em geral sobre o assunto, através de palestras e rodas de conversas com alguns grupos específicos. Sendo eles: algumas secretarias públicas, clubes de mães, grupos terapêuticos, grupos sociais, unidades escolares entre outros.

O projeto visa oportunizar para esses grupos, a compreensão suicídio, esclarecendo mitos e verdades. Nesta terça-feira, dia 18, será realizado o primeiro encontro com os funcionários da Secretária de Obras, onde serão abordados temas importantes, relacionados às doenças mentais, que podem levar ao suicídio. “são projetos como estes, que expressam que estamos sempre pensando no cuidado com o próximo e com as situações importantes do dia a dia, esperamos trazer ótimos resultados com as palestras na vida das pessoas”, destacou Ronaldo Pereira da Silva, prefeito de Balneário Gaivota.

Relacionados

Saúde

Municípios divulgam ações do Novembro Azul

Em Balneário Gaivota e Arroio do Silva

Saúde

Hospital quer formar conselho consultivo

Nova reunião foi marcada para dar andamento a discussão

Mapa de Editorias