Educação     19 de maio de 2017 04:00
Região

Turminha do Infantil aprende importância e economizar energia


Eles são pequenos no tamanho, mas aprendem rápido quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. As turminhas da educação infantil da Satc participam do projeto Eficiência Energética e Conscientização do uso de energia elétrica. A primeira iniciativa é falar sobre a importância de reduzir o consumo. “E todos podem fazer isso. Apagar as luzes ao sair da sala, usar mais a luz natural. Tudo pode ser feito”, explicou o coordenador do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Satc Cletson Menegon.

E os resultados já estão sendo sentidos. “Conversei com o pai de uma aluna do infantil. Ele contou que a filha, de 3 anos, já chamou a atenção para apagar a luz quando ele saiu da sala”, comentou Menegon.

O projeto de Eficiência Energética quer reduzir os índices já positivos da instituição. Em 2016, o consumo mensal de energia por pessoa foi de 16,4 kw/hora. “Nossa meta era de 20 kw/hora. Já estamos abaixo, mas sempre é bom ampliar a conscientização”, ponderou o coordenador do SGI.

 

Novas ações

Mostrar que todos podem economizar e colar adesivos coloridos nas salas, são algumas das iniciativas que a equipe do projeto está desenvolvendo. “Estamos passando também nas turmas do 1º ano do ensino fundamental para explicar o projeto”, informou o técnico em Manutenção Elétrica da Satc Leonardo Marghoti dos Santos.

A equipe também realizou a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de led. “Essa mudança ocorreu em alguns ambientes, onde estamos monitorando para verificar a redução no consumo”, ressaltou Santos.

Mapa de Editorias