Educação     19 de maio de 2017 04:00
Região

Turminha do Infantil aprende importância e economizar energia


Eles são pequenos no tamanho, mas aprendem rápido quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. As turminhas da educação infantil da Satc participam do projeto Eficiência Energética e Conscientização do uso de energia elétrica. A primeira iniciativa é falar sobre a importância de reduzir o consumo. “E todos podem fazer isso. Apagar as luzes ao sair da sala, usar mais a luz natural. Tudo pode ser feito”, explicou o coordenador do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Satc Cletson Menegon.

E os resultados já estão sendo sentidos. “Conversei com o pai de uma aluna do infantil. Ele contou que a filha, de 3 anos, já chamou a atenção para apagar a luz quando ele saiu da sala”, comentou Menegon.

O projeto de Eficiência Energética quer reduzir os índices já positivos da instituição. Em 2016, o consumo mensal de energia por pessoa foi de 16,4 kw/hora. “Nossa meta era de 20 kw/hora. Já estamos abaixo, mas sempre é bom ampliar a conscientização”, ponderou o coordenador do SGI.

 

Novas ações

Mostrar que todos podem economizar e colar adesivos coloridos nas salas, são algumas das iniciativas que a equipe do projeto está desenvolvendo. “Estamos passando também nas turmas do 1º ano do ensino fundamental para explicar o projeto”, informou o técnico em Manutenção Elétrica da Satc Leonardo Marghoti dos Santos.

A equipe também realizou a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de led. “Essa mudança ocorreu em alguns ambientes, onde estamos monitorando para verificar a redução no consumo”, ressaltou Santos.

Relacionados

Educação

Confraternizações entre comunidade escolar...

Na última semana as unidades de ensino realizaram atividades...

Educação

Acadêmicos apresentam projetos para problemas da...

Propostas foram desenvolvidas na 5ª fase de Engenharia Mecatrônica...

Mapa de Editorias