Saúde     12 de março de 2018 20:00
Timbé do Sul

Vigilância Ambiental atua para prevenir doenças


O tratamento da água e condições sanitárias adequadas são formas de evitar diversas doenças.  Em Timbé do Sul, a Prefeitura desenvolve dois programas visando o controle e a proteção dos recursos hídricos. O Programa Águas Cristalinas leva às escolas palestras sobre a preservação dos rios nos meios rural e urbano. Já o Programa Municipal de Monitoramento dos Rios busca cadastrar o número total de famílias que residem às margens dos rios e córregos. “Nosso projeto inicial é identificar as famílias que moram em área de risco e que se utilizam da água para consumo humano e, ao mesmo tempo, monitorar a contaminação de esgotos clandestinos existentes na área urbana”, explica o fiscal sanitário da prefeitura, Guilherme Oliveira. Além disso, o município integra o Programa Nacional de Vigilância de Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), do Governo Federal, por meio do cadastramento dos sistemas de abastecimento para realização de análises mensais da qualidade da água.

De acordo com o fiscal sanitário, a população pode prevenir a disseminação de doenças endêmicas seguindo algumas orientações, como evitar o acúmulo de lixo nos pátios. “A limpeza frequente do terreno previne a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya) e também o risco de criação de insetos e ratos”, afirma. Outra dica é verificar a data da coleta de lixo antes do descarte e procurar fazê-lo pela manhã para evitar que animais danifiquem as sacolas e embalagens durante a noite.

Durante o verão e o outono são reforçadas as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A equipe da Vigilância Sanitária analisa novos pontos para instalação de armadilhas e capacita os profissionais da saúde pública para identificação de sintomas da doença. “O combate ocorre o ano todo, mas a atenção é redobrada nesse período em virtude das altas temperaturas e das chuvas, condições muito propícias para a reprodução deste mosquito”, diz.

Caso os cidadãos tenham alguma suspeita no seu bairro ou necessitem de orientações, é possível solicitar uma vistoria da Vigilância Sanitária Municipal. Basta entrar em contato por meio do telefone (48) 3536-1400 ou se dirigir até o endereço: Rua Pedro Panatta, s/n°, Centro, próximo a Apae de Timbé do Sul.

 

Relacionados

Saúde

Hospital Santo Antônio recebe gerador da Cersul

Equipamento auxiliará em casos de emergência

Saúde

Setembro Amarelo: Arroio e Gaivota promovem...

Municípios estão intensificando trabalhos de prevenção

Saúde

De acordo com avaliação do Pmaq, Sombrio tem a...

Outro sistema de vistoria feito nas unidades, em agosto, que recém...

Mapa de Editorias