Variedades

06/12/2018 15:01

Sábado será de várias atrações no Natal Cultural

Em Jacinto Machado


Depois do sucesso da abertura do 2º Natal Encantado de Jacinto Machado, a programação continua com o Natal Cultural no Calçadão, neste sábado, dia 8, a partir das 14 horas, com a presença do Papai Noel, Mamãe Noel, apresentações culturais, feira da agricultura familiar e feira de artesanato.

A ideia, segundo a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Cleonice Fontana Possamai, é levar as atrações culturais para mais perto das pessoas. “Neste dia o comércio vai estar aberto durante toda a tarde e as apresentações serão uma atração a mais para quem for comprar os presentes natalinos”, comentou.

O Calçadão da cidade recebeu decoração especial este ano. A Prefeitura instalou, em cada poste, arabesco com iluminação e árvores de Natal completam o cenário natalino. “Nunca tinha visto um Calçadão tão bonito como o nosso”, completou a moradora Maria Helena Souza.

O evento desde sábado contará com apresentações artísticas dos alunos das escolas do município, Coral da Terceira Idade e Coral do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, Orquestra Municipal, entre outras.


04/12/2018 16:23

Primeiro Desfile de Natal de Sombrio acontece hoje

Inicia às 19 horas


O primeiro Desfile de Natal da história de Sombrio acontece nessa terça-feira, dia 4, às 19 horas, após transferência, devido ao mau tempo, de sexta, dia 30, quando estava marcada a data inicial. O evento terá participação de mais de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos – alunos e professores de escolas e creches das redes municipal, estadual, filantrópica e particular de ensino.

Um Sonho de Natal Encantado é o nome da atividade, que promete emocionar e encantar a todos, partindo de frente da igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua. De lá, o desfile sobe pela avenida Getúlio Vargas e retorna na altura do Sicoob, com a chegada do Papai Noel, que receberá as chaves da cidade no fim do trajeto.

“Nossas condições financeiras, enquanto município, são pequenas para realizar grandes espetáculos, então, o prefeito Zênio Cardoso me incumbiu de usar a criatividade, assim fizemos, deixamos a cidade linda, bem decorada e vamos estrear esse desfile, que ficará para a história, sendo o primeiro de muitos e maiores que virão nos próximos anos”, explicou a gerente Municipal de Cultura, Rosângela Garcia Margute.

O evento é uma realização da Casa da Cultura e da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Sombrio, em parceria com a Câmara Municipal de Dirigentes Lojistas (CDL). A CDL disponibilizará, pela avenida, em todo o trajeto, quatro carros de som, para que as músicas e as falas das autoridades presentes possam ser ouvidas por toda a extensão do desfile.

Antes do desfile, o Grupo Som, Voz e Harmonia realiza seu show. Quatro meninas e quatro meninos, que têm feito sucesso por onde passam, cantam músicas de Natal e outras canções de seu repertório.

“Digo a quem tem espaço na agenda, nessa terça-feira, fim de tarde e início de noite, que venha ao Centro de Sombrio. Queremos e vamos virar referência de eventos de Natal na região. Esse é o primeiro grande que faremos e vamos ampliar anualmente, trazendo essa magia, esse amor todo desse período para o município que já é referência em outras importantes áreas”, reforçou o prefeito Zênio Cardoso.


28/11/2018 10:03

Programação do Natal Encantado inicia com show nacional

Em Jacinto Machado


 

O 2º Natal Encantado de Jacinto Machado promete ser um dos maiores eventos natalinos da região sul. Já na abertura, dia 1º de dezembro, sábado, sobem ao palco a dupla nacionalmente conhecida, João Neto & Frederico. O evento é gratuito e acontece na praça central da cidade.

Segundo o prefeito João Batista Mezzari, a Administração Municipal, se esforçou para realizar uma programação diferenciada, e está fazendo um investimento para que o Natal de Jacinto Machado seja referência na região, atraia visitantes e movimente a economia da cidade. “Esperamos um grande público para a abertura e também nas demais noites da programação”, completa Gaiola.

A decoração natalina iniciou pela Praça Capitão Jorge Tramontin e Rua Coberta,  mas irá abranger ainda a Praça da Igreja Matriz, Calçadão, prefeitura e entradas da cidade. “Toda a decoração foi planejada para encantar a todos que visitem Jacinto Machado até o final do ano”, conta a secretária de Administração Ana Klock.

A abertura oficial do evento, a partir das 20 horas, contará com a presença de autoridades e a apresentação da música oficial do Natal Encantado, cantada por Jhulia Varela & Junior Nazário. Na sequência vai acontecer o acender das luzes, trazendo todo o clima natalino à Praça Central. Em seguida haverá uma apresentação dos jovens cantores líricos, campeões do quadro “Quem Sabe Canta”, Programa Raul Gil, em 2017, Delazeri & Juan Pablo e do cantor lírico Kauê Mateus Bellettini.

A chegada do Papai Noel é um dos pontos altos do evento e terá um clima diferente este ano. Toda a magia no Natal será retratada através dos personagens natalinos, que farão um desfile para o público.

E para encerrar a noite do dia 1º de dezembro, sobe ao palco a dupla reconhecida nacionalmente, João Neto & Frederico.

A programação do Natal Encantado ainda terá o Natal Cultural e Feira de Sabores e Saberes, dia 8 de dezembro, e a noite de apresentações culturas e shows do Grupo Bond levada, dia 16 de dezembro e a programação do 2º Natal Encantado encerra dia 22 de dezembro, com o Natal Premiado da CDL e show com Grupo Sertanejo.

 

 Programação Completa:

 

Sábado, 1º de dezembro

20h – Abertura Oficial com a presença de autoridades e a apresentação da música oficial do Natal, cantada por Jhulia Varela & Junior Nazário

20h30min – Acender das luzes

20h40min –  Apresentação de dança dos alunos da EMEB Arizona

21h- Apresentação dos jovens tenores Delazeri & Juan Pablo e Kauê Mateus Bellettini

21h30min – Chegada do Papai Noel e entrega da chave da cidade pelo prefeito

22h- Show Nacional com a dupla JOÃO NETO & FREDERICO

 

Sábado, 8 de dezembro

14h – Natal Cultural no Calçadão e Feira de Saberes e Sabores

 

Domingo, 16 de dezembro

19h- Apresentações culturais

20h30min – Apresentação da Orquestra Municipal de Jacinto Machado

21h- Apresentação da Orquestra Essência do Louvor da Assembleia de Deus

21h30- Show com Banda Nova Geração

22h- Show com Bonde Levada

 

Sábado, 22 de dezembro (Natal Premiado CDL) – Trio CDL

20h30min- Sorteio prêmios do Natal Premiado CDL e show com Sanfonejo


28/11/2018 09:33

Mulheres discutem liderança e ação

Clubes de Mães dão espaço para os Grupos de Mulheres


 

Alegres, comunicativas e muitas descobrindo só agora o poder que têm, as mulheres de São João do Sul estão em uma jornada que as leva a ficar efetivamente mais ao lado dos homens, como parceiras no desenvolvimento pessoal e comunitário.

Durante este ano, elas se envolveram em atividades que culminaram no Encontro Municipal de Mulheres realizado na última sexta-feira, dia 23, na localidade de Passo Magnus. Uma das organizadoras foi a extensionista da Epagri, Dóris de Oliveira, defensora da maior participação feminina nas questões rurais.  “Este ano fizemos bastante trabalho com capacitação de lideranças femininas. E neste encontro, o que se pretende é que as mulheres troquem conhecimentos, debatam e que seja também um momento de confraternização”.

Para Dóris, juntas, as participantes se sentem fortalecidas, pois nas comunidades do interior, muitas desconhecem a capacidade que possuem de ter maior participação. “Este poder fica adormecido dentro dela, e quando você dá oportunidade para esta descoberta, de falar em público, por exemplo, se contribui para o surgimento de lideranças que auxiliam no desenvolvimento comunitário”, afirmou.

No dia a dia da propriedade rural, a mulher trabalha tanto, quanto o homem, se não mais, no entanto, são eles que participam das reuniões para discutir questões técnicas do cultivo. Às vezes, a própria Epagri peca ao enviar o convite diretamente aos homens, reconhece a extensionista. “Hoje a Epagri tem se empenhado em trazer o casal para a discussão”, completou.

A presidente da Associação de Clubes de Mães, Mariza Cechinel Sala, auxiliou a organização do evento da última sexta-feira e considera esta etapa como de transição para as mulheres. “Desde que assumimos, do meio de 2017 até agora, estamos conversando com as mulheres sobre mudanças, e elas aceitam bem”. Durante este período, foram organizadas palestras e outras formas de buscar informação.

O Encontro Municipal de Mulheres se estendeu durante todo o dia e teve o apoio da Ceprag.

 

Fim dos clubes de mães

Durante o encontro de mulheres, foi feita também a assembleia ordinária anual dos clubes de mães de São João do Sul, representados pela Associação de Clubes de Mães. A diretoria da associação fez uma prestação de contas e apresentou relatório das atividades organizadas em 2018.

O mais importante, porém, foi a mudança da denominação dos clubes de mães para grupo de mulheres e, consequentemente, a Associação dos Grupos de Mulheres.

Mas afinal, qual a diferença entre um e outro? A extensionista da Epagri, Dóris de Oliveira, explica que o clube de mães é mais passivo, apenas recebe o que o governo lhe oferece; já o grupo tem o sentido de desenvolver a mulher para que ela tenha um papel mais atuante na sociedade.

Mariza Cechinel Sala concorda com esta nova visão e avalia que os clubes de mães são mais restritos, e o grupo pode atrair mais mulheres. Claro que, por fim a uma organização tão tradicional, não é algo que se faça de um dia para o outro. “Estamos fazendo todo um processo com os clubes de mães e a mudança está sendo bem aceita”, garantiu.

Segundo Mariza, o município possui 13 clubes de mães e 11 deles são ligados a associação e devem adotar a nova modalidade de organização. A presidente da associação destaca que a maior organização e participação feminina em São João do Sul deve-se em grande parte a dedicação de Dóris a causa.

Carregar mais

Mapa de Editorias