Variedades

19/10/2018 14:21

Empresário faz campanha e doa televisores para hospital

Em Jacinto Machado


Na manhã desta quarta-feira, dia 18, Paulo Antonelli, proprietário da Farmácia e Laboratório Antonelli, de Jacinto Machado, junto com um grupo de amigos, entregou para a direção do Hospital São Roque, nove televisores.

Segundo Paulo, ele conversou com o presidente do hospital, que contou que a unidade estava precisando de 18 televisores, então o empresário fez uma campanha com os fornecedores de seu laboratório e farmácia e com entidades do município.

Paulo comprou um televisor, conseguiu mais quatro com seus fornecedores e os outros quatro, com entidades e empresas da cidade cobrindo metade da necessidade do hospital, com os aparelhos.

De acordo com Renato Zanata, presidente do hospital, os televisores serão colocados nas enfermarias e nos quartos do SUS – Sistema Único de Saúde – e em alguns leitos pediátricos. “A equipe do hospital agradece a doação e esperamos que motive outras pessoas a fazerem mais doações”, disse.

As empresas que patrocinaram os televisores são: da Farmácia e Laboratório Antonelli, Balas India, Acijam, Cresol, CDL de Jacinto Machado, MultMed, GaúchaFarma, Diagnóstica Catarinense, Cifarma, Medsul e Veteranos Futebol Clube.


12/10/2018 09:55

Bombeiros proporcionam dia especial às crianças

Atividade foi realizada na Escola de Educação Básica Ana Machado Dal Toé, de Morro Grande


Na quinta-feira, dia 11, o Corpo de Bombeiros Militar de Turvo foi recebido na Escola de Educação Básica Ana Machado Dal Toé, de Morro Grande, onde prestou uma homenagem às estudantes Gabrielli Brovedam, de 12 anos, e Sofia Rocha Spader, de 8 anos, que foram classificadas entre os 12 melhores desenhos sobre o tema “Corpo de Bombeiros”. Os desenhos fazem parte de um concurso a nível estadual, referente ao Dia Nacional do Bombeiro – 2 de julho, e farão parte do calendário de 2019 confeccionado pela instituição.

Os bombeiros ainda proporcionaram um dia de muita diversão para aproximadamente 90 crianças da escola, com oficinas de tirolesa, cama elástica e guloseimas. A diretora da escola Dolores Martins Bosa, aderiu ao projeto e auxiliou no sucesso do evento, em comemoração ao Dia das Crianças.

O comandante da Companhia de Bombeiros de Araranguá, capitão Vinícius Moura Marcolin, o comandante do 1º Pelotão de Bombeiros de Araranguá, tenente Ricardo Cavaler Bianchi e o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Turvo, sargento Carlos César da Silva, participaram do evento, junto com dez bombeiros militares e comunitários.

Eventos como estes compartilham conhecimento e estreitam laços com a sociedade. “Me sinto honrado em ter sob nossa circunscrição de atuação pessoas que ocuparão lugar de destaque a nível de Estado, tendo suas obras de arte reconhecidas no território catarinense, através da instituição”, declarou o sargento Carlos.


10/10/2018 15:48

Festival de Inglês revela talentos

Em Sombrio


É possível se emocionar com a própria profissão, mesmo depois de 29 anos de trabalho. A prova é a professora Jussara Isoppo, que chorou e sorriu muito assistindo e coordenando o Inglês Festival, realizado na manhã de ontem, na Escola Jovem de Sombrio.

Para a atividade escolar, durante o terceiro bimestre do ano letivo os alunos escolheram apresentações musicais na língua inglesa, disciplina que Jussara leciona. Nesta terça-feira, foram feitas as 15 exibições, e teve de tudo. Alunos cantaram sozinhos, em grupo, a capela, acompanhados por instrumentos, caracterizados ou não. De maneira geral, todos arrancaram aplausos e alguns emocionaram a plateia, composta também por estudantes, como a apresentação da música Hallelujah (Aleluia), do cantor e compositor canadense Leonard Cohen. Na verdade, entre o público chamava a atenção a presença de um casal idoso. Antônio dos Santos Rosa e Maria Borges dos Santos foram apoiar o neto João Antônio, de 18 anos, que eles consideram um filho, e que passa a maior parte do tempo na casa dos avós. “Viemos fazer uma surpresa pra ele, pra valorizar o que ele faz”, disseram os dois.

Além de João Antônio, a aluna do 1º ano, Cálita de Almeida, foi uma das que se aventurou no palco, e aprovou a iniciativa. “Gostei bastante, é mais fácil aprender inglês assim”, justifica.

Para a professora, a criatividade torna as aulas mais interessantes, especialmente em escolas públicas, como a Mácario Borba, nome oficial da Jovem, em que os recursos didáticos são escassos. Não existe, por exemplo, um laboratório para as aulas de língua estrangeira. “O uso da música ajuda a aprender uma segunda língua, desinibe, aumenta o interesse dos jovens pelas aulas e ainda revela grandes talentos”, avalia.


10/10/2018 09:15

Rotary Clube leva idosos ao Circo Rakmer

Atividade aconteceu na noite de ontem


O circo chegou à cidade fazendo barulho e sua propaganda alegre pelas ruas foi ouvida até no Lar do Idoso São José, localizado no bairro São Luiz, em Sombrio. No Lar mora há quase uma década, dona Dora, de 82 anos, uma poetisa que na juventude foi artista circense. Entre as apresentações que fazia estava a das facas, em que ela ficava parada em pé, enquanto as facas eram jogadas em torno do seu corpo. Dora ainda compõe seus poemas, porém, não caminha mais. Mesmo assim, as recordações da vida de aventura lhe trouxeram o desejo de assistir um espetáculo. Ela falou de sua vontade à direção do asilo e o sonho em seguida foi realizado pelo Rotary Clube, que administra o Lar.

Na noite de ontem, terça-feira, nove idosos do asilo foram ao circo. “A dona Dora nos pediu e ficamos com pena de não levar os demais. Então pedimos os ingressos ao circo e eles nos deram”, contou Alissandra Paganini Silvério, presidente do Rotary ao lado do marido Teco Silvério.

O Lar São José tem 16 internos, mas alguns não foram ao circo por questão de saúde e de dificuldade na mobilidade.

Carregar mais

Mapa de Editorias